Beleza Cabelos

Veja quais devem ser os principais cuidados com o cabelo após a academia

A nova onda “geração fitness” já é sucesso e vem crescendo cada vez mais nos dias de hoje. Com isso, várias mulheres passaram a recorrer às academias para aproveitar os benefícios que uma rotina saudável, de exercícios físicos e dieta, pode trazer não somente à melhora da silhueta na frente do espelho, permitindo que exibamos corpos bonitos e bem delineados, como também à saúde de um modo geral.

Por outro lado, ainda existe uma boa parcela de mulheres que ainda não aderiu ao movimento saúde por conta do efeito que algumas horas de malhação pode trazer à aparência e saúde das madeixas. Afinal, depois de suar tanto, não tem como sair da academia com o cabelo impecável, certo?

Portanto, lavar os fios todos os dias é um hábito que muitas praticantes de musculação conhecem muito bem. Isso porque o cabelo tende a ficar bastante suado depois do treino e logo adquire uma aparência oleosa e ressecada, o que deixa qualquer uma desanimada com o visual se tiver que sair direto da academia para o trabalho ou faculdade.

Mas, será mesmo que é preciso lavar o cabelo todos os dias depois de malhar?  No artigo de hoje, você vai tirar essa dúvida tão comum e aprender maneiras de ir à academia todos os dias e continuar com o cabelo lindo. Vem comigo!

Como o suor age nos fios?

Antes de saber quais são os cuidados com o cabelo depois da academia, é preciso que você entenda primeiro do que o suor é composto e como ele age nos nossos fios. O suor nada mais é do que cloreto de sódio (sal) e gordura, que são naturalmente produzidos pelas glândulas sudoríparas presentes em nossa pele, mesmo quando não estamos nos exercitando.

No entanto, é durante a prática de atividades físicas que elas passam a produzir ainda mais suor, que umedece e gruda nos fios, causando alguns danos dos quais nos queixamos poucos minutos depois de deixar a academia. O primeiro deles é o ressecamento, provocado pelo excesso de sal presente no suor.

Outro problema é a oleosidade excessiva gerada pelo acúmulo de gordura, que além de deixar o cabelo com um aspecto embaçado e sem brilho, ainda pode entupir os folículos pilosos do couro cabeludo, de onde nascem os fios, e acarretar a queda e desenvolvimento de seborreias, como a caspa, por exemplo.

Então, preciso lavar o cabelo todos os dias depois da academia?

Após entender o que é o suor e como ele age nos nossos fios, a resposta já fica evidente: SIM! Logo depois de deixar a academia, é preciso fazer uma lavagem completa dos fios para eliminar todo o excesso de suor produzido durante a malhação, junto com o sal e gordura que podem se acumular na fibra capilar e couro cabeludo, prejudicando a saúde e aparência das madeixas na frente do espelho. A higienização vai ajudar a restabelecer o pH do couro cabeludo e, automaticamente, dos fios de cabelo.

Mas, a lavagem diária não estraga o cabelo?

É verdade que especialistas e cabeleireiros recomendam a higienização do cabelo em dias alternados para evitar o ressecamento, certo? Porém, a primeira coisa que você precisa saber é que lavar os cabelos todos os dias não faz mal à saúde dos fios ou do couro cabeludo, desde que o procedimento seja feito com produtos adequados ao seu tipo capilar e de boa qualidade.

Por outro lado, os únicos cuidados que você deve tomar com a lavagem diária é de não esfregar as madeixas na hora do banho ou com a toalha e evitar ficar com o cabelo úmido e abafado muito tempo depois da higienização. Afinal, dormir com o cabelo molhado pode fazer mal à saúde dos seus fios, ok?

Além disso, também é de extrema importância ficar atenta à secagem do cabelo após a lavagem. Evite deixar o secador muito próximo aos fios e ao couro cabeludo, respeitando o limite de 10 a 15 centímetros de distância, além de aplicar sempre um protetor térmico antes de usar o aparelho.

Investir em boas escovas e pentes, como as de cerdas naturais ou dentes de madeira, também entram na lista de cuidados com o cabelo depois da academia.

Ainda, quem tem cabelos secos e quer lavar os fios diariamente deve apostar em shampoos diários e com alto poder hidratante, como é o caso dos leitosos e perolados.

Já a mulherada com cabelos já oleosos e que ficam ainda mais grudentos depois do treino deve investir no shampoo transparente, que vai limpar a raiz profundamente e selar as pontas dos fios, ao mesmo tempo, evitando as temidas pontas duplas.

Leia também: Tipos de shampoos: saiba como escolher o ideal para o seu cabelo

E se não der tempo?

Apesar de malhar todos os dias, muitas mulheres não têm muito tempo disponível para investir em uma lavagem capilar de qualidade depois da academia. Neste caso, a dica dos especialistas é apostar nos produtos de lavagem a seco, como o shampoo a seco, que você já conheceu aqui no blog.

Esses produtinhos ajudam a diminuir a umidade e oleosidade do couro cabeludo, deixando as madeixas mais leves e com mais volume, acabando com o visual “pregado na cabeça” que tanto incomoda depois de alguns minutos de malhação.

Mas, muita atenção! Não é recomendado utilizar o shampoo a seco de maneira excessiva, pois pode se acumular nos fios e causar o mesmo efeito do suor. O produto só deve ser aplicado no cabelo uma vez na semana, quando você sentir que os fios já estão muito oleosos e grudados na cabeça.

Nos outros dias, enquanto não pode usar o shampoo a seco, a dica é investir em penteados para disfarçar o aspecto sujo do cabelo. Veja aqui alguns penteados fáceis e simples de fazer para apostar se tiver que sair da academia direto para o trabalho.

Cuidados com o cabelo antes e durante o treino

Use creme para pentear + óleo vegetal

A principal dica para manter os cabelos bonitos depois da academia é prevenir o ressecamento provocado pelo sal presente no suor. Para isso, você pode apostar na aplicação de um creme para pentear antes de sair para malhar, que terá o papel fundamental de formar uma camada protetora ao redor dos fios e protegê-los das agressões do suor.

Se você quiser misturar ao produto duas à três gotinhas de um óleo vegetal, como o de Argan ou Ojon, os resultados podem ser ainda melhores, já que estes possuem propriedades antioxidantes, que previnem o aspecto ressecado.

Prenda os fios

Deixar os cabelos soltos pode não só atrapalhar a execução dos exercícios físicos durante o treino como também facilitar o acúmulo de ainda mais suor nos fios, já que eles podem entrar em contato com outras partes do corpo que também estão suando bastante, como é o caso da nuca, costas e braços.

Leia também: Prender o cabelo faz mal? Veja 7 erros que podem detonar os seus fios

Por isso, a melhor opção sempre será prender o cabelo antes de ir para a academia. No entanto, é preciso cuidado na hora de fazer isso, a começar pela força que você coloca para amarrar os fios, o tipo de penteado que faz e os acessórios que vai usar para fixá-lo. Os mais indicados são os coques, tranças ou o clássico rabo de cavalo.

Use elásticos forrados de tecido e faixas

Na hora de prender o cabelo para ir malhar, use sempre elásticos forrados de tecido, que não geram atrito entre os fios e, portanto, evitam a quebra do cabelo. Além disso, também é recomendado usar faixas para prender a franja e as laterais do cabelo para evitar o contato com o suor da testa, por exemplo.

E fica a dica: não é muito indicado prender essas partes junto com o peso total do cabelo, pois isso pode acarretar em um peso sobre a cabeça durante a execução dos exercícios físicos. O excesso de peso pode causar uma tração forte na raiz, provocando a queda capilar.

Cuidados com o cabelo após o treino

Lavagem

Como você já leu anteriormente, a lavagem diária é o principal cuidado que você deve ter com o cabelo depois de malhar. Por isso, abuse dos produtos com alto poder hidratante e de uso diário, no caso de quem tem cabelos secos; e shampoos transparentes, para as mulheres que já sofrem com a oleosidade excessiva do cabelo mesmo antes de ir à academia.

Hidratação

Hidratar o cabelo já é um cuidado que você deve ter normalmente na rotina, mesmo que não seja adepta à prática esportiva em uma academia.

No entanto, como os seus fios passaram a ser higienizados diariamente e o suor aumenta o risco de ressecamento, também é preciso potencializar a hidratação. Use máscaras altamente hidratantes de boa qualidade, pelo menos uma vez por semana.

Agora, você já está pronta para encarar a academia sem se descuidar do cabelo, concorda? Bom treino!

/* ]]> */