Beleza Cabelos

Veja 10 cuidados essenciais com os cabelos no verão

O verão é uma das estações favoritas de toda mulher brasileira. Sol, calor, mar, piscina e férias! Não tem nada melhor que aproveitar esse período para curtir a família, os amigos e, é claro, você mesma.

Colocar roupas mais alegres, como um vestido ou mini-saia, apostar em uma make clarinha e bonita e, é claro, ostentar uma pele e cabelos saudáveis e bem cuidados pode ser uma ótima maneira de começar bem a estação mais feliz do ano.

No entanto, principalmente no que diz respeito às nossas madeixas, os cuidados devem ser específicos e dobrados, uma vez que os fios não gostam tanto do mar, sol, calor e piscina quanto a gente. Ao contrário disso, é exatamente nos dias mais quentes do ano que os cabelos começam a dar um pouquinho mais de trabalho para as vaidosas de plantão.

São estes e outros fatores externos que fazem com que os cabelos fiquem mais ressecados, opacos e quebradiços no verão, já que perdem muita água e proteínas, situação que nenhuma mulher do planeta gosta de passar.

Mas, então, como driblar os efeitos negativos do verão e manter os cabelos hidratados, sedosos, macios e brilhosos? Fique de olho nas dicas que vamos te ensinar no artigo de hoje e descubra quais são os cuidados que você deve ter com os cabelos no verão e ficar com os fios ainda mais bonitos no verão!

Por que devo cuidados dos meus cabelos no verão?

Talvez, essa seja uma pergunta facilmente respondida na frente do espelho a partir do aspecto que os nossos cabelos adquirem quando começa a temporada de dias mais quentes e com calor.

Ressecamento, pontas duplas, porosidade (se você ainda não sabe o que é porosidade e se o seu fio possui essa característica, clique aqui e aprenda a fazer o teste de porosidade capilar), opacidade, fios quebradiços e muito desidratados.

Esses são alguns dos efeitos dos agentes externos sobre as nossas madeixas, que estão ainda mais presentes no verão, como luz solar mais forte e calor abundante, fatores que nos levam a frequentar de maneira mais intensa a pegar uma praia ou uma piscina.

E é aí que mora o problema! Como se já não bastasse a ação de todos os fatores externos sobre os cabelos, submeter os fios também ao cloro das piscinas e ao sal presente na água do mar pode dobrar o ressecamento e quebra dos mesmos, tornando a situação desastrosa do cabelo ainda mais difícil de controlar.

Para quem não sabe, os raios UVA e UVB presentes na luz solar estimulam a perda da queratina, proteína que compõe toda a estrutura capilar, e oxidam os fios, fazendo com que estes percam a cor e fiquem extremamente ressecados. Além disso, se a exposição solar for exagerada, também pode haver a queima do couro cabeludo e posterior descamação.

Além dela, o vento mais forte neste período pode embaraçar as madeixas, causando nós difíceis de desmanchar durante a escovação e, portanto, provocando a quebra dos fios.

Já o sal e o cloro presentes na água do mar e das piscinas fazem com que as cutículas dos fios sejam abertas e, com isso, ao penetrarem na fibra capilar, acabam deixando os cabelos sem brilho e endurecidos. O efeito é causado porque esses dois agentes retiram toda a água dos fios, tornando-os ressecados, com frizz e sem vida.

No caso das loiras e outros cabelos tingidos ou com qualquer outro tipo de química, o resultado pode ser ainda pior, uma vez que o cloro e o sal podem retirar a tintura dos fios e deixá-los com uma coloração esverdeada.

Por isso, é de extrema importância que você, que tem cabelos naturais ou com químicas, redobre os cuidados com as madeixas no verão, como os que nós vamos mostrar nos próximos parágrafos desse artigo.

Dicas essenciais para cuidar dos cabelos no verão

Agora que você já sabe quais são os efeitos que os agentes externos podem causar nos seus cabelos durante o verão, chegou a hora de você conhecer as melhores dicas para cuidar dos seus fios nesse período mais quente do ano e evitar que as madeixas fiquem ressecadas e sem vida.

1 – Use sempre um leave-in

Esse é um dos produtos essenciais que você deve ter sempre na sua bolsa para evitar os problemas que nós listamos acima. O leave-in tem o papel de criar uma camada protetora dos fios, o que é ideal para esta estação.

Neste caso, você deve utilizá-lo logo após o banho, do comprimento às pontas, principalmente se você for sair de casa. Além de evitar o ressecamento, você poderá deixar o cabelo mais hidratado por mais tempo.

2 – Lave os cabelos depois da praia ou piscina

Sempre que sair da piscina ou mar, procure uma ducha ou chuveiro para enxaguar os cabelos e retirar todos os resíduos, como o cloro e o sal, entre outros que possam danificá-los e ressecá-los.

Na hora da lavagem, use um shampoo e um condicionador específico para o seu tipo de fio. Em seguida, faça uma hidratação para devolver a água perdida pela fibra capilar durante a exposição solar e os demais agentes externos.

3 – Abuse do protetor solar para cabelos

Durante o verão, é válido não só abusar do protetor solar para proteger a pele como também do protetor solar para cabelos, capaz de livrar os fios de todas as agressões causadas pelo sol, calor, mar, piscina, entre outros. Você deve aplicá-lo sempre antes de sair de casa e todas as vezes em que voltar dos mergulhos.

4 – Faça hidratações semanais

Se antes as hidratações semanais eram indispensáveis para manter a saúde dos cabelos nas demais estações do ano, no verão elas não podem faltar de jeito nenhum.

A dica dos especialistas é, cerca de um mês antes de ir à praia, intensificar o tratamento dos fios toda semana em casa, usando sempre máscaras super hidratantes e fortalecedoras dos fios. Essa atitude ajudará as madeixas a se preparem para os danos que estão por vir.

Leia também: Como hidratar o cabelo corretamente? Veja passo a passo

5 – Use bonés, lenços e chapéus

O uso desses acessórios pode ajudar em muito a proteger o seu cabelo enquanto você está exposta ao sol, seja andando na rua ou durante um passeio na praia ou clube.

No entanto, não é aconselhável ficar por um período prolongado com os bonés, lenços ou chapéus, pois eles podem abafar o couro cabeludo e evitar que os folículos pilosos “respirem”, causando o enfraquecimento da raiz e posterior queda dos fios.

6 – Mantenha o cabelo sempre limpo

Durante os dias mais quentes do ano, é comum que nós transpiremos mais, deixando o couro cabeludo suado. Por isso, é preciso lavar sempre os cabelos e evitar deixar resíduos e sujeira, já que estes, quando em contato com o suor, podem causar inflamações, coceiras, descamação, caspa e outras seborreias no couro cabeludo.

Veja também: Como lavar os cabelos: Veja os 8 erros mais cometidos [Infográfico]

7 – Evite abusar de químicas

Como você já leu no decorrer desse artigo, os cabelos tendem a ficar mais ressecados e opacos nesse período do ano, já que as agressões de agentes externos são mais maiores, como o vento, sol, calor, mar, piscina, etc.

Por isso, a dica dos especialistas é para que você evite usar e abusar das químicas, como tinturas e alisamentos, no verão, correndo o risco de seus fios ficarem ainda mais porosos e danificados.

8 – Não prenda os cabelos úmidos

Sabemos que os dias mais quentes do ano são mais difíceis de aguentar com os cabelos soltos, principalmente quando são mais longos. Mas, deixá-los presos com muita frequência, principalmente quando estiverem úmidos – logo após a saída da piscina ou mar – pode enfraquecer a raiz capilar e causar a queda dos fios ou danificar a sua estrutura.

9 – Nutrição também é importante

Como você já sabe, durante o verão, os cabelos ficam armados, arrepiados e bastante ressecados, isso por conta das lavagens excessivas para eliminar o suor ou resíduos do mar e piscina, além do vento e da areia da praia. Todos esses agentes abrem as cutículas dos fios e causam a sua porosidade.

Por isso, para combater todos esses problemas, é importante estar com a nutrição sempre em dia, aplicando semanalmente das máscaras de hidratação, especialmente as ricas em óleos vegetais e aminoácidos, para deixar as madeixas nutridas e sempre hidratadas.

10 – Penteie os cabelos sempre após cada mergulho

Não se esqueça de sempre pentear os cabelos após cada “tchibum” no mar ou na piscina. Escova as madeixas com um pente largo de madeira, para evitar a quebra, seguindo das pontas em direção à raiz.

/* ]]> */