Beleza Cabelos Pele Unhas

D-pantenol: conheça os benefícios para cuidar da beleza

O D-pantenol já é uma substância bem conhecida no universo feminino, principalmente quando se fala em beleza. Por esta razão, ele é encontrado em diversos produtos cosméticos para os cabelos, como sprays, shampoos, condicionadores, além produtos específicos para cuidar da pele, como cremes hidratantes.

Além de seus benefícios para as madeixas e para a derma, o D-pantenol promete deixar as unhas hidratadas e mais firmes, evitando a quebra e deixando-as com aspecto mais saudável. Não é à toa que a substância é tão querida entre as mulheres, não é mesmo?

Afinal, quem não gosta de estar com os cabelos, pele e unhas impecáveis todos os dias?! Além de ser capaz de trazer inúmeras vantagens para a beleza feminina, o produto ainda tem um custo bem acessível. Assim, não dá para ficar de fora!

Quer saber mais sobre o D-pantenol e como ele pode ajudar nos cuidados com a beleza? Leia o artigo até o final e saiba tudo sobre ele!

O que é?

d-pantenol-01

O D-pantenol é uma espécie de álcool hidrossolúvel e rico em vitamina B5, que é um nutriente essencial para cuidar da pele e dos cabelos. Ao ser aplicado em qualquer uma dessas regiões e nas unhas, o produto ativa o ácido pantotênico, presente naturalmente nos fios e na derma, proporcionando mais hidratação e saúde.

Para quem não sabe, o ácido pantotênico é responsável pelo bom funcionamento dos enzimas e é essencial para a reposição de proteínas e lipídios nos cabelos e na pele.

Por isso, ele é encontrado facilmente em cremes capilares e para a pele, máscaras, leave-in, shampoos (como o Yamasterol), condicionadores, além de medicamentos para cicatrização e inflamações na pele.

O seu nome vem do grego “Panthos”, que traduzido para o português significa “por toda a parte”. A tradução faz todo o sentido, já que o produto pode ser utilizado em praticamente todas as partes do corpo, até mesmo em sobrancelhas, cílios e para tratar estrias.

Benefícios do D-pantenol

DPantenol Salon Opus MarianneMoura (3)

Para os cabelos

O D-pantenol é um elemento rico em agentes hidratantes, como falamos acima, e atua como um restaurador dos cabelos ao ativar o ácido pantotênico na raiz capilar. Os benefícios serão de maior maleabilidade dos fios, proporcionando a diminuição de pontas duplas, menos frizz e mais hidratação.

Com o uso do D-pantenol, as madeixas ficam protegidas da quebra e queda, além de crescerem de forma saudável, fortes e brilhosos. Portanto, o produto é indicado para mulheres com cabelos tingidos, danificados ou quebradiços.

Leia também: Confira os melhores cremes para queda de cabelo

Para a pele

O precursor da vitamina B5 é responsável por melhorar a capacidade da pele de reter líquidos, além de manter a elasticidade e a textura. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o produto é recomendado para o combate e clareamento das indesejáveis estrias.

Ainda, o D-pantenol é utilizado como um agente cicatrizante, capaz de tratar queimaduras, feridas, arranhões e irritações cutâneas. Além disso, o produto serve até como secativo de espinhas, já que possui ação anti-seborréica para o folículo piloso.

Artigo relacionado: Como acabar com as espinhas: veja os melhores tratamentos

Para as unhas

Como você já viu nos parágrafos anteriores, o D-pantenol é uma substância que possui alto poder de hidratação nas áreas em que for aplicada. Por isso, é muito usado para tratar problemas de descamação e quebra, ajudando as unhas a se manterem firmes e mais saudáveis.

O resultado com o uso contínuo do produto será de menos quebra, flexibilidade e hidratação, que são essenciais para deixar qualquer unha linda! Neste caso, ele pode ser usado também para hidratar as cutículas e até removê-las, o que é uma dica bem bacana para quem não tem tempo para ir à manicure.

Para os lábios

O D-pantenol também pode ser ótimo para cuidar dos lábios ressecados, graças à presença da vitamina B5 em sua composição. A sensação e aparência serão de lábios mais macios e hidratados.

Por isso, especialistas de todo o mundo recomendam que o produto seja aplicado nos lábios antes de dormir, para que ele haja durante a noite e você acorde com a boca super macia.

Para os olhos

O D-pantenol tem propriedades cicatrizantes que podem ajudar a reduzir o cansaço debaixo dos olhos, suavizando as terríveis olheiras que tanto nos incomodam pela manhã. Por este motivo, dermatologistas recomendam o uso do produto na pálpebra inferior dos olhos, sempre antes de dormir.

Veja também: Como evitar rugas? Aprenda dicas para fugir do problema

Para os cílios e sobrancelhas

Como o D-pantenol pode ser usado nos cabelos, não é de se espantar que ele também possa ser usado para melhorar a aparência dos cílios e sobrancelhas. A dica é aplicá-lo com pinceladas nessas regiões para deixá-las mais firmes e hidratadas.

Como usar?

d-pantenol

O produto deve ser usado de forma tópica, ou seja, não deve ser tomado via oral. Ele pode ser utilizado em forma de cremes, loções, soluções, pomadas, shampoos, condicionadores, entre outros produtos. A quantidade recomendada é de 0,5% a 5% de concentração.

Além disso, o armazenamento deve ser feito hermeticamente, ou seja, longe da luz ou calor para evitar possíveis sintomas indesejados.

Veja abaixo como usar o D-pantenol em cada caso:

Nos cabelos

Você pode usar o D-pantenol em forma de cremes, shampoos, condicionadores, entre outros, ou mesmo em solução líquida aplicada diretamente nos fios. Neste caso, uma boa ideia é misturar a solução a uma máscara ou creme para aplicar nos cabelos.

A dica é diluir o produto em 100 ml de água, em quantidade de 5% (ou uma colher de chá). Você pode usar a mistura na hidratação ou diretamente no couro cabeludo. Há que prefira utilizá-lo também em forma de spray para acalmar os frizz quando estiver fora de casa.

Na pele

A forma indicada para usar o D-pantenol na pele é em forma de pomada. Assim, você pode aplicar nas feridas ou queimaduras algumas vezes ao dia ou nas partes mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e pés.

No rosto, a recomendada a versão líquida, já que a pomada é muito oleosa e pode dar o efeito “rebote”. Em qualquer uma das duas versões, o D-pantenol pode ser usado também para tratar e clarear estrias.

Nas unhas

O produto pode usado em qualquer uma das suas versões nas unhas. A pomada pode ser mais fácil de aplicada nas unhas e cutículas.

Nos lábios e olhos

Neste caso, a versão do D-pantenol em pomada é a mais indicada por especialistas para aplicar debaixo dos olhos e diretamente nos lábios para fazer a hidratação profunda.

Nos cílios e sobrancelhas

O D-pantenol líquido é a melhor opção para quem quer cuidar dos cílios e sobrancelhas. Como falamos nos parágrafos anteriores, a dica é aplicar o produto com a ajuda de um pincel ou hastes flexíveis (os famosos cotonetes) nessas regiões.

D-pantenol X Bepantol

d-pantenol-vc-bepantol

Não tem como falar no D-pantenol sem lembrar do Bepantol. A principal dúvida entre as mulheres é: qual o melhor?
Para saber a resposta, é simples! Para quem não sabe, o Bepantol é um produto hidratante que possui 5% de concentração de D-pantenol em sua fórmula. Já o D-pantenol é puro. Então, a melhor opção será sempre o D-pantenol.

D-pantenol Salon Opus

Ele é o produto mais recomendado quando se fala na substância D-pantenol. Muitas mulheres o chamam por aí de “primo barato” do Bepantol, já que tem um custo-benefício muito mais em conta do que o citado.

O D-pantenol Salon Opus pode ser encontrado em qualquer farmácia ou loja de cosméticos por um preço de R$ 12, em média. A sua fórmula é concentrada e faz super bem aos cabelos.

Efeitos colaterais

Como você viu acima, o D-pantenol deve ser armazenado em temperatura adequada para não causar sintomas indesejados. Apesar de não apresentar efeitos colaterais conhecidos, é preciso evitar que o produto seja exposto à luz solar ou a um calor extremo para não provocar reações alérgicas.

Nestes casos ou ao sentir qualquer sintoma indesejado, suspenda o uso imediatamente e procure um médico dermatologista o mais rápido possível.

Contraindicações

Apesar de muito benéfico para cuidar da beleza, o uso do D-pantenol é restrito à algumas pessoas, como hemofílicos, pacientes com dermatopatias ou com antecedentes de hipersensibilidade ou alergia cutânea.

Onde comprar?

O D-pantenol pode ser encontrado em qualquer farmácia perto da sua casa. Por ser um produto natural, é livre de restrições e pode ser comprado sem prescrição médica. Ainda, você pode encontrá-lo à venda na internet.

Preço

O valor médio do D-pantenol puro pelas farmácias do país é de R$ 10. Porém, você pode encontrá-lo em forma menos concentrada, como o Bepantol, só que pode custar um pouco a mais no bolso.

Comentar

/* ]]> */