Beleza Cabelos

Day After: veja dicas para manter os cachos lindos no dia seguinte à lavagem

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você lava o cabelo, seca e texturiza – tal como manda o ritual de toda cacheada – e, mesmo assim, os cachos amanhecem sem definição e com frizz no dia seguinte? Então, você está passando pelo famoso Day After, que tanto aterroriza as donas de cabelos cacheados, principalmente as que estão em fase de transição capilar.

O que é o Day After?

Para quem não sabe, a expressão “Day After” significa “Dia Seguinte”, ou seja, o dia seguinte à lavagem dos fios. E, apesar de deixar muitas mulheres de cabelos cacheados apavoradas só de pensar, ele é muito normal de aparecer depois de uma longa noite de sono.

Afinal, depois de rolar a cabeça de um lado para o outro no travesseiro, não há cachos que sobrevivam intactos, concorda? E, acredite, você não é a única a passar por isso. Inclusive, por esse motivo, muita gente acaba optando por lavar os cabelos todos os dias só para não ter que passar pelo Day After.

Mas saiba que essa não é exatamente a melhor coisa a ser fazer para salvar os seus caracóis! Lembre-se que a lavagem excessiva dos fios nunca foi e nunca será uma boa medida a ser tomada no caso de quem tem cabelos cacheados.

Isso porque esse tipo capilar já é naturalmente ressecado, devido ao formato do fio espiralado, que não deixa que a oleosidade do couro cabeludo chegue até o comprimento e pontas dos cachos, tornando-os mais secos em relação aos demais tipos de cabelo.

Por isso, de nada adianta lavar os cabelos todos os dias para se livrar do Day After e arrumar outro problema, certo? E é aí que finalmente chegamos ao assunto do nosso artigo de hoje: será que existem maneiras de lidar com o Day After sem ter que lavar as madeixas diariamente?

Sim, amiga! A boa notícia é que existem algumas dicas especiais e infalíveis que podem evitar o problema e, ainda, ajudar você a lidar melhor com o dia seguinte após a lavagem dos cachos, sem precisar submetê-los a esse trabalhão todo de novo.

Continue de olho nesse post e confira os segredos para manter os cachos lindos mesmo no dia seguinte à lavagem. Vem comigo!

Dicas para evitar o Day After

Acerte na lavagem

A dica primordial para quem quer se livrar de um Day After ruim é acertar no dia da lavagem. Por isso, quando for higienizar os fios, é importante ter em mente que o que você fizer durante a lavagem vai influenciar na aparência deles na manhã seguinte.

Comece lembrando-se de tomar banho em água sempre morna ou fria. Não se esqueça que água em temperatura muito quente pode ressecar ainda mais os cachos.

Depois, cuide para higienizar os fios e o couro cabeludo com shampoos sem sulfato, pois estes costumam agredir e ressecar menos os fios que já são naturalmente mais secos, como é o caso dos cacheados. Além disso, não custa nada lembrar que o produto só deve ser aplicado no couro cabeludo, não é mesmo?

Aplique-o na raiz e deixe que a espuma que escorrer pela extensão dos fios cuide da lavagem do restante do cabelo. Por último, o condicionador também deve ser específico para cabelos cacheados. Depois de aplicá-lo, tente desembaraçar os cachos com os dedos ainda embaixo do chuveiro.

Cuidado na hora de secar

O momento de secar o cabelo é crucial para quem evitar um Day After ruim. Cuidando dessa etapa, você poderá evitar o temido frizz no dia seguinte à lavagem e ostentar cachos mais definidos e no seu devido lugar.

Por isso, depois da lavagem, evite retirar o excesso de umidade dos fios com toalhas felpudas e de tecido sintético. Em vez delas, use sempre as de algodão ou até mesmo uma camiseta velha.

Se você daquelas cacheadas mais impacientes ou estiver com pressa para secar os cachos, pode usar um secador, desde que ele esteja com um difusor acoplado. Uma ótima dica também é alternar o jato entre frio e morno para evitar o ressecamento.

Finalize os cachos com texturização

A finalização do cabelo também vai contar muito no dia seguinte após a lavagem. Neste caso, a dica é optar por finalizadores mais consistentes, pois estes seguram melhor a definição dos caracois e controlam o volume excessivo e o frizz.

E por falar em finalização, é claro que não poderiam faltar as técnicas de texturização de cachos, não é mesmo? Dentre elas estão algumas que você já aprendeu a fazer aqui no blog, como a fitagem, coquinhos, twist, plopping, entre outras. Independente da que você escolher, o mais importante é que elas podem te ajudar em muito no Day After, especialmente se você estiver fazendo a transição capilar.

Banho com touca e pano pode ajudar

Ninguém merece ter que lavar o cabelo de novo no dia seguinte à lavagem. Por isso, a dica é apostar em uma touca de banho comum (normalmente, de plástico), mas com um pano de algodão debaixo. Como assim? Calma, que eu te explico!

Você já deve ter notado que apenas usando a touca de banho normal ainda fica com algumas partes molhadas, além de marcar a raiz do cabelo. Por isso, para realmente evitar que a água penetre no cabelo durante o banho e que a umidade acabe deixando um aspecto frizzado no Day After, a dica é enrolar primeiro um pano de algodão na cabeça e só depois colocar a touca de banho por cima. Assim, os seus cachos permanecerão definidos brilhosos mesmo depois da chuveirada.

Use umidificador de cachos ao acordar

Já falamos do poder desse produtinho anteriormente aqui no blog. Se você ainda não leu, clique aqui para saber para que serve e como fazer o seu umidificador de cachos em casa. Pois bem! O umidificador de cachos foi feito exatamente para você não precisar entrar no chuveiro novamente no dia seguinte à lavagem.

Como o próprio nome diz, ele pode substituir a água na hora de modelar os caracois, já que ele tem o papel fundamental de “umedecer” o cabelo quando eles já estiverem secos. Basta aplicar o produto tal como recomenda a embalagem, o que vai variar de acordo com a consistência (creme, gel, spray, etc.), e dar umas amassadinhas nos cachos para mantê-los definidos e com o frizz controlado por mais tempo.

Tente não amassar os cachos na hora de dormir

Talvez, tirar um sono seja a parte do dia mais complicada para uma cacheada, ainda mais se você costuma se movimentar muito durante a noite e acordar no Day After com uma juba de leão. Porém, existem dicas fáceis e infalíveis que podem ajudá-la a manter os cachos definidos e sem frizz no dia seguinte à lavagem. Veja:

Coque abacaxi

Imagem: OOOPS, Cacheou! Por: Ster Nascimento

Dormir com o cabelo preso, de fato, não é uma das medidas mais recomendadas por especialistas, uma vez que a tração dos fios na raiz pode enfraquecê-los e ocasionar a sua queda. No entanto, o coque abacaxi é altamente indicado para mulheres com cabelos cacheados na hora de dormir, uma vez que ele pode deixar os cachos seguros durante a noite toda, além de não puxar muito os fios da raiz.

Basta elevar o cabelo até o topo da cabeça, o mais alto que puder, e prendê-lo com uma fita de cetim ou faixa de um tecido que não marque muito os cachos, como é o caso do algodão. A ideia é deixar o penteado exatamente no formato da fruta – daí, o seu nome.

Depois que acordar, é só tirar o prendedor e soltar os cachos. Você pode usar o umidificador de cachos e dar umas amassadinhas no cabelo para deixá-los mais definido e bonito.

Fronha e touca de cetim

Imagem: OOOPS, Cacheou! Por: Ster Nascimento

O cetim é o tecido aliado de toda cacheada. Por isso, você pode apostar tanto em um travesseiro de cetim quanto em uma touca com o mesmo tecido para evitar o atrito entre o cabelo e o travesseiro e, automaticamente, eliminar o efeito frizzado que tanto atormenta a maioria das mulheres com cachos no Day After.

Imagem: OOOPS, Cacheou! Por: Ster Nascimento

Reidratação no dia seguinte é sempre bem-vinda

Quem tem cabelos cacheados já sabe que a hidratação nunca pode faltar na rotina de cuidados com as madeixas, já que o ressecamento é o ponto forte desse tipo capilar. No entanto, se você está em um Day After ruim, é possível reidratar os cachos ou algumas partes do cabelo que perderam a definição no dia seguinte após a lavagem.

Neste caso, você apostar nas misturas para deixar os produtos que você já usa no dia a dia (creme para pentear, leave-in, etc.) com uma consistência mais leve e não deixar os cachos pesados no outro dia. Uma delas é técnica LOC (água + creme para pentear + óleo), que pode umedecer e hidratar os fios ao acordar.

Invista em penteados estilosos

Se você estiver em um Day After ruim e, ainda, com pouco tempo disponível para modelar os cachos, outra dica bacana é apostar nos penteados para sair para trabalhar, estudar ou passear com estilo. São coques, tranças e acessórios que você pode usar para driblar os cachos sem definição e dar um toque especial no visual. Fica a dica!

Até a próxima!

/* ]]> */