Decoração

Decoração com cortina romana é chique, bonita e funcional

As cortinas romanas são capazes de unir dois aspectos aparentemente contraditórios, a modernidade e a tradição. Por isso, muita gente que opta por um projeto mais atual, acaba encontrando nelas uma forma de não sair tanto assim do clássico.

É claro que estou falando aqui de uma entre as várias possibilidades e modelos de decoração com cortina romana. Mas, no geral, é essa a ideia dessas peças que contam com módulos estruturados por meio de varetas de sustentação.

Sem dúvida, uma opção elegante tanto para ambientes domésticos quanto para os corporativos.

Existe, também, cortina romana em tecidos decorativos, funcionais ou blackout.


No primeiro caso, a produção é com fibras naturais (linho e algodão), além oferecer estampas e texturas para compor variados ambientes.

A cortina romana de tecido funcional possibilita a visibilidade externa. Porém, sem descuidar da proteção contra a entrada do excesso de luminosidade e calor. Ou seja, é bonita, agradável e eficiente.

E quem disse que não dá para ter a elegância de uma cortina romana e o conforto de um blackout? Este tecido conta com revestimento especial que bloqueia a passagem de luz. É uma cortina perfeita para quartos, salas de tevê, home theather, etc.


Saiba mais sobre como decorar com as cortinas romanas

Procurando uma cortina charmosa e prática? A cortina romana dispõe de listras horizontais que formam gomos ao serem encolhidas. Estes gomos possuem de 25 a 30cm, o que depende do tamanho do espaço a ser coberto.

Este aspecto, certamente, é um dos responsáveis pelo toque especial na decoração.

Sua ampla gama de tecidos é outro diferencial, permitindo efeitos de luminosidade variados, para todos os gostos e necessidades: padronagens com listras, motivos infantis, desenhos geométricos ou clássicos; translúcidas ou transparentes.

Decoração com cortina romana é mais flexível no quesito instalação, pois não requer bandôs em sua fixação. E é um tipo de peça que pode ser instalada em quase todos os modelos de janela (exceto claraboias e janelas em tetos).

A cortina romana é indicada para:

• Cozinhas;
• Dormitórios (de preferência, com tecido blackout);
• Escritórios;
• Home office;
• Lavanderias, lavabos e banheiros (material filtra sol e/ou blackout);
• Lojas;
• Salas.

Um detalhe importante: para cozinhas, lavanderias e demais ambientes que acumulem muita sujeira ou gordura, a cortina romana não é indicada nos tecidos comuns ou translúcidos.

O acionamento da cortina romana pode ser manual e/ou motorizado, sendo que ele deve ser definido no momento da compra. No caso do motorizado, ele é feito por controle remoto ou integrado a outros dispositivos em um projeto especial de automação.

Quanto à limpeza e higienização, a cortina fabricada com tecidos precisa ser enviada a uma empresa especializada neste tipo de lavagem. Já os modelos de blackout ou filtra sol podem ser lavados em casa mesmo com detergente neutro e pano umedecido.

O conceito tradicional de cortina ganhou vida nova com a romana. Não é de se admirar que ela seja considerada uma das mais elegantes entre as persianas. Para quem quer requinte, beleza e funcionalidade, é uma excelente alternativa.

Ao puxar o cordão lateral, a cortina romana sobe na horizontal e cria dobras no tecido. Na verdade, o conceito inicial da persiana romana remetia ao clássico, mas, ao longo do tempo, o produto ganhou novas possibilidades e formas de aplicação.

Encontrar a cortina ideal para cada ambiente é essencial na decoração de residências ou empresas. Por este motivo, ela deve ser escolhida com cuidado e atenção, levando em conta todos os aspectos: material, design, eficiência e praticidade.

Cortinas romanas não podem faltar para complementar ambientes bem-projetados, com móveis e peças de bom gosto, mas sem perder o conforto e o estilo. Afinal, cortina é muito mais que um acessório para esconder janelas. A decoração com cortina romana está aí para provar isso.

Até mais!

Sobre o autor

Fatima