Decoração

Decoração com esculturas: bom senso e equilíbrio são os segredos para acertar

Decoração com esculturas

A variedade de estatuetas disponíveis no mercado hoje permite enfeitar ambientes de todos os tipos e estilos. Decoração com esculturas é possível até no banheiro. Então, se você tem interesse no tema, veja como criar um décor harmonioso e bonito com estas peças.

Em vez da clássica escultura no chão, que tal aproveitar o espaço vertical e decorar a parede com uma escultura? A diferença entre a escultura de parede e aquela com quadros é que a primeira, além de dispensar a moldura, tem formato que ultrapassa o 2D.

Outro diferencial desta proposta é o material utilizado para produzir as esculturas: ferro, aço, madeira, MDF, entre outros. A matéria-prima influencia o estilo da peça e, portanto, a decoração do ambiente. É um jeito contemporâneo de usar esculturas de parede.

Decoração com esculturas elefantes

Para criar um visual clean em uma sala de jantar pequena e integrada, por exemplo, aposte em uma cartela de cores neutras com destaque para o cinza. Acrescente um enfeite em MDF com formas geométricas vazadas e detalhe vermelho para dar um ponto focal de maneira sutil e elegante, sem desvalorizar o restante da decoração.

Um lindo e delicado lustre de cristal contrasta bem com um enfeite em MDF com desenhos abstratos remetendo a flores ao decorar a sala de jantar. Para completar o clima agradável, uma parede lisa com pontos de iluminação valorizando a peça.

O segredo de inovar na decoração com esculturas é usar a criatividade para montar composições inesperadas, inclusive colocando os enfeites nos cantinhos da casa nos quais você não costuma usar. O resultado é sempre diferenciado e interessante.

Também vale a pena investir em elementos “funcionais” ou utilizar uma escultura comum com finalidades para as quais ela não foi criada originalmente. Quem sabe um suporte para acessórios e roupas no closet, um apoio para toalhas etc.

Quando o objetivo é manter a pegada clássica e discreta, a dica é deixar apenas uma ou, no máximo, duas esculturas, não importando o modelo da peça.

Decorar uma sala com bustos ou esculturas normalmente é algo associado à sobriedade, à elegância mais conservadora, digamos assim. Porém, nada impede de obter excelentes resultados em qualquer tipo de espaço.

Decoração com esculturas sala

Quem faz a linha mais chamativa pode decorar com um bom mix de esculturas e obras de arte. Procure apenas combinar aquelas visualmente parecidas ou que tenham estilo idêntico para garantir harmonia no ambiente.

Seguir a tendência de contrastar os itens não é proibido, desde não haja exagero na quantidade, para o visual não ficar carregado e cansativo.

Diante de tudo o que foi dito aqui, podemos afirmar que a decoração com esculturas é feita basicamente de duas formas: dando muito destaque a elas ou, simplesmente, fazendo das peças um complemento.

Saiba como decorar com esculturas

Quem tem lareira consegue um toque de classe com uma bela escultura em cima dela, principalmente se for de gesso e estiver combinando com a moldura da lareira. Na mesa de centro, pertinho de livros ou de lustres, também fica com um ar clássico.

Coloque um busto de gesso no meio de uma mesa de madeira maciça e tenha um efeito eclético. Se a peça for maior, deixe-a no móvel da sala ou na estante.

Sabe aquela escultura ou busto com figuras místicas e deuses? Ela fica incrível especialmente quando é de mármore restaurado e está descascada, com aspecto envelhecido.

Também não poderiam faltar dicas de decoração com esculturas com animais. O truque para não errar ao inserir peças temáticas nos mais diversos espaços é sempre pensar em acrescentar uma dose de personalidade e estilo, de preferência, contando uma história.

Assim, você garante que gatos, ursos, cachorros, cavalos e outros bichos invadam sua residência sem “brigar” com as composições que ali estão.

Aliás, essa regrinha vale para todos os outros formatos de decoração com esculturas, não é mesmo? No final das contas, equilíbrio faz um bem danado aos olhos.

Sucesso na sua decoração!

Até o próximo post…

/* ]]> */