Decoração

Decoração com mandalas: beleza, boas energias e personalidade

A decoração com mandalas é bem comum em países como Índia, China e Indonésia. Mas essas representações da relação entre o homem e o cosmo, o universo ao redor, estão cada vez mais presentes em culturas ocidentais, surgindo em diferentes projetos de décor.

Com certeza, muita coisa mudou desde o surgimento das primeiras mandalas, lá pelo século VIII a.C. Porém, elas continuam cheias de significados, conferindo boas sensações e um toque de espiritualidade ao ambiente.

E se tem um item decorativo capaz deixar nosso cantinho mais relaxante, renovador e prazeroso, esse elemento é a mandala. Afinal, não basta ter uma casa bonita. Ela precisa ser confortável, aconchegante; transmitir bem-estar.

Sem falar que cada mandala é única, ou seja, a decoração recebe um traço pessoal, exclusivo.

A decoração com mandala pode fazer tudo isso, e em qualquer cômodo…

Ideias para decorar sua casa ou escritório com as mandalas

• Coloque a peça logo no hall de entrada e transmita a mensagem de boas energias já na chegada ao ambiente. Aliás, quanto à localização, embora ela possa ser colocada em qualquer cômodo, é recomendado ter mandala em locais de grande circulação, como a entrada da residência, sala ou cozinha.

• Transforme seu quarto em um lugar mais tranquilo e revigorante utilizando a mandala para trazer bons fluidos.

• Deixe uma mandala na sala de estar para proteger moradores e visitantes.

• Outra maneira de compor o décor é usar o tema em estampas de almofadas e tapetes, entre outros itens.

• Aposte em mandalas reproduzidas em espelhos ou vidros para dar um ar de modernidade e sofisticação ao ambiente, sem perder o encanto da peça.

• Tenha em mente que, dependendo do material, cores e estilo da mandala, ela oferece bastante informação visual, sendo necessário não ‘carregar’ no restante do décor se você quiser um resultado mais clean, por exemplo.

• Invista em modelos e materiais que permitam deixar a mandala sobre um móvel, como o aparador da sala. Assim, você varia um pouco daquela ideia clássica de mandala pendurada na parede.

• Leve em conta as cores da peça ao planejar sua decoração com mandalas, pois cada tom tem a intenção de atrair um sentimento específico. Modelos com predominância de verde e com desenhos de plantas e flores são ideais para atrair saúde.

• Para home office ou escritório convencional, a dica de décor com mandala é escolher uma com destaque para as cores dourada, laranja e vermelho. Elas são associadas à prosperidade.

• Ao compor sua decoração, lembre-se que as mandalas fazem com que o ambiente ganhe um aspecto tribal e étnico quando elas estão cercadas de materiais naturais e cores que contribuem para isso.

Curiosidades sobre a mandala…

Não resta dúvida de que a decoração com mandala é uma forma autêntica e particular de estilizar um ambiente. No entanto, o objeto vai muito além…

Do sânscrito, mandala quer dizer “círculo”. E é justamente graças ao formato arredondado, às representações geométricas e às cores que compõem o objeto que ele pode modificar positivamente o lugar em que se encontra.

Basta lembrar que os praticantes de meditação frequentemente recorrem às mandalas para embelezar e potencializar seus locais de contato consigo mesmos.

Isto é, a representação serve tanto para lugares cheios de gente quanto para os momentos mais íntimos que a contemplação interior pode proporciona.

A ideia é sempre deixar tudo mais harmonioso, calmo e agradável.

Esse campo de força em formato circular possui características que emanam vibrações consideradas capazes de modificar a energia dos espaços e das pessoas.

Diz-se que a mandala encontra respaldo até na famosa teoria da psicologia analítica de Carl Gustav Jung. Em resumo, ela diz que o desenho espontâneo é um conteúdo do inconsciente.

Quer um ambiente que inspire tranquilidade e good vibes? Aposte na decoração com mandalas. Além de bonitas, elas ajudam a melhorar o fluxo energético ao seu redor.

Até a próxima!

/* ]]> */