Decoração

Decoração de quarto pequeno: charme e praticidade

O espaço pode ser mais aconchegante, mas nem por isso precisa ser sem graça, não é mesmo? Então, confira as dicas especiais que eu trouxe hoje para decoração de quarto pequeno:

Cores claras, sempre!

Invista nelas para seu quarto ganhar alguns centímetros, ainda que apenas visualmente. Para o ambiente parecer maior, vá de clássico, o branco, e não tem erro!

Veja também – Prateleiras para quartos: praticidade, organização e beleza

A “regra” da paleta de cores claras vale para as paredes, roupa de cama, tapetes e cortinas, criado-mudo, entre outros acessórios.

quarto-de-casal-pequeno-simples

Prateleiras

As paredes são suas maiores aliadas. Por isso, aposte em nichos e prateleiras, de preferência embutidas, para aproveitar o máximo de espaço.

Em geral, toda parede serve, mas uma prateleira na parte de trás da cama proporciona um efeito bacana, capaz de dispensar a cabeceira que ocuparia mais área do quarto. Outra dica neste sentido é contar com prateleiras do lado da cama.

prateleiras-quarto-pequeno

Espelhos mágicos!

O truque pode parecer batido, mas serve para vários ambientes. O espelho consegue causar impressão de amplitude do quarto; ele reflete e dobra o espaço e, ainda, potencializa melhorias, tais como iluminação e paredes claras.

As peças maiores, por exemplo, ajudam a “duplicar” o espaço. Os espelhos também podem ser aplicados nas portas do armário e sobre a cama.

espelhos-quarto-de-casal-pequeno

Planejar é preciso…

Quem disse que planejamento é privilégio de quarto amplo? Móveis planejados são os best friends dos espaços mais modestos.

A mobília planejada pode até parecer mais cara de início, porém, a vantagem que ela proporciona, de conseguir aproveitar cada centímetro com perfeição, acaba compensando.

Veja também – Quartos Lindos: dicas e fotos para se inspirar na decoração

No final das contas, você vai descobrir que vale a pena, que o custo-benefício é bastante vantajoso. Afinal, você poderá colocar no quarto tudo o que precisa.

Pense bem: de que adianta economizar nos móveis, fazer escolhas inadequadas e ter como resultado um espaço desconfortável e estressante? Ninguém merece isso justamente no local de descanso, concorda?

Quando não ficamos bem em um ambiente, a tendência é acabar gastando mais – e em coisas muitas vezes inúteis – para aliviar o incômodo.

Menos é mais

Priorize sempre os móveis essenciais. Se eles tiverem várias funções, melhor ainda! O espaço do quarto é pouco, então, nada de encher o lugar com muita mobília e acessórios. Um baú que sirva como pufe, uma cabeceira já contendo criados-mudos, por exemplo, são uma mão na roda.

É sempre bom lembrar: poucos móveis facilitam a circulação e a decoração em quarto pequeno.

paint colors for small bedrooms pictures

Saiba aproveitar outros espaços

Cada cantinho pode ser usado, desde que haja equilíbrio e bom senso.

É o caso do espaço debaixo da cama, perfeito para receber gavetas ou cestos, úteis na organização. Neles, você pode colocar roupas, sapatos ou enxoval, deixando armários e cômodas mais livres.

quartos-pequenos

Móveis baixos

Deixar a linha da altura da mobília baixa é um truque infalível usado pelos profissionais de decoração. Isso faz com que o pé-direito pareça maior, aumentando a sensação de quarto grande.

A linha da cabeceira da cama ajuda a definir a altura dos móveis.

dormitorio-pequeno

Lugar de abajur é… na parede!

Sim, você pode – e deve – fugir do convencional; pensar fora da caixinha em matéria de decoração de quarto pequeno.

A dica é aproveitar as paredes ou o teto para instalar abajures e luminárias (arandelas), poupando espaço no criado-mudo. É um truque simples, mas que ajuda a deixar o ambiente mais organizado, com visual leve e, consequentemente, mais amplo.

Não tenha receio de arriscar! Você será surpreendido com o charme extra que seu quarto ganhará, além da praticidade.

abajures-na-parede

Facilitar a circulação é TUDO!

Tem coisa pior do que sair esbarrando em móveis ou pufes no meio do caminho? Sem contar que certos deslizes na decoração de quarto pequeno fazem com que ele fique menor ainda – e pouco prático.

Veja também – Decoração com nichos para quarto: beleza, funcionalidade e estilo

Muitas vezes, seja no dormitório de solteiro ou do casal, encostar a cama na parede é a melhor solução para ganhar centímetros valiosos.

Outra dica (nem sempre seguida) é ter poucos móveis. Desapego, gente!

Sucesso com o quarto e até o próximo post com mais dicas!

Último Vídeo do Nosso Canal


Comentar

/* ]]> */