Decoração

Decoração de São João: segredos para uma festa perfeita

Decoração de São João

Bandeirinhas coloridas, elementos rústicos, toalhas estampadas, comidas típicas à base de milho e muita, muita descontração. Tudo isso faz com que as festas juninas sirvam de inspiração para eventos de todo tipo. Se você ainda não sabe como fazer uma, dá uma olhada… O segredo está nos detalhes!

  • Balões – feitos de papel colorido, eles não podem faltar em uma decoração junina.
  • Bandeirolas – são simplesmente indispensáveis quando o assunto é tema junino. A decoração pendente pode ser feita com diversos materiais, entre eles retalhos de tecidos estampados, papel de seda ou crepom colorido.
  • Bolo de pipoca – monte um gracioso bolo de pipoca decorado com fitas de cetim e ornamente sua mesa principal de uma maneira leve e irreverente.
  • Caipiras confeccionados com EVA – são enfeites ideais para as paredes, especialmente quando a festa junina acontece na educação infantil.
  • Chapéu de palha – sim, o tradicional chapéu caipira pode sair do look e virar bandeja. O décor fica muito mais criativo quando utilizamos itens fora de suas funções originais, não é mesmo? Com um forro colorido, ele fica bem como suporte para as delícias juninas que dão água na boca.

Decoração São João

Distribua alguns deles na mesa principal e encha os acessórios com bolo de fubá, pé de moleque, quindim, paçoca e outras iguarias irresistíveis. Sem falar que os quitutes, por si só, já servem de decoração!

  • Doces decorados especiais – para fazer uma festa junina com um ar mais requintado, é só produzir lindos cupcakes e decorá-los com símbolos juninos. Os cakes pops, por exemplo, podem ganhar a forma de cabeças de meninas caipiras.
  • Elementos comuns em sítios e fazendas – os objetos utilizados na rotina no campo são ótimos para complementar a decoração de São João porque remetem ao modo de vida caipira. Então, capriche na produção rural incluindo bules, panelas antigas, colher de pau, porta-talher de madeira, cesto de vime, feno, guardanapo colorido etc.

Acrescente objetos ligados às crenças populares, como a imagem de Santo Antônio, e faça a festa de um jeito único. Para completar, recorra a girassol e flores do campo, que trazem à tona o clima rural e ainda ajudam a deixar a decoração mais delicada e aconchegante.

  • Estampa xadrez – sua festa caipira tem que ter uma bela estampa xadrez, de preferência nas toalhas de mesa. A estampa ainda pode ser usada cortada em retalhos e embalando doces. Solte a imaginação e deixe a sua festa impecável.
  • Ingredientes típicos – eles não servem somente para preparar comidinhas. Ingredientes como espigas de milho e farinha de trigo contribuem bastante com a decoração temática. A ideia é colocar alguns em sacos de juta e enfeitar o espaço. Você pode ainda criar lembrancinhas de festa com eles.
  • Papel de seda – é o material que permite inúmeras possibilidades, além das tradicionais bandeirinhas juninas. Que tal incrementar seu visual descontraído criando uma lanterna plateaux? Aposte também em leques e margaridas como sugestões feitas com papel de seda para deixar a decoração pendente charmosa e original.
  • Placas convidativas – reforçam o visual temático e são interessantes principalmente para dar nomes às barraquinhas de comidas típicas ou aos sanitários, entre outras opções.
  • Plaquinha de santo – aproveitando a homenagem das festas juninas a Santo Antônio, São Pedro e São João, vale a pena apostar nas placas para garantir a descontração com imagens impressas, que você pode colocar como enfeites de pedaços de bolo e outras gostosuras feitas de milho.

Uma bela decoração de São João é impossível de passar despercebida. Por isso, se você quer proporcionar ainda mais alegria e bons momentos aos seus convidados, aposte no clima junino! As dicas estão aqui para ajudar…

Boa festa! Até breve…

/* ]]> */