Decoração

Decoração Vintage: conceito e ideias para você montar a sua

Decoração vintage tem a ver com algo clássico, antigo e de ótima qualidade. Ela retrata um jeito de viver que remete aos anos de 1920 a 1960. Mobília, acessórios e objetos de décor vintage têm aspecto usado, desgastado, de pertencer a outra época.

No entanto, há quem considere vintage as roupas ou peças de decoração que têm no mínimo 20 anos de idade. Ou seja, itens dos anos 80 e 90 fazem parte do que está sendo chamado de ‘novo vintage’. Artigos com pelo menos 50 anos de idade estão na categoria ‘verdadeiro vintage’.

De qualquer forma, o conceito abrange o que está ultrapassado e marcou uma época. Por sua história e representatividade, a decoração vintage geralmente tem valor elevado.

Uma curiosidade… O termo vintage tem origem nos vinhos – “Vint”, de “colheita” e “age”, de idade. Com isso, o conceito fica assim: quanto mais velho, melhor.


industrial-vintage_topic

Para facilitar o entendimento, um exemplo da definição de vintage relacionada à moda: uma roupa vintage precisa ter no mínimo duas décadas de existência, ser ‘testemunha’ de um estilo próprio ou de um designer, simbolizar um momento de moda, sem ter passado por qualquer transformação e, ainda, estar em perfeito estado.

Em outras palavras, vintage refere-se ao produto original. O que é feito semelhante ao que fez história é apenas inspirado no estilo. A regra vale para a arte e outras manifestações estéticas como a arquitetura e o design.


Para diferenciar a decoração vintage da retrô, a dica é lembrar que o segundo tem origem na palavra francesa rétrospectif, isto é, o que está fora do estilo predominante nos dias atuais. E mais: o termo retrô (do inglês retro) quer dizer “olhar para trás”.

Produzir uma peça nova, mas com cara de antiga, é fabricar algo retrô. Enquanto o vintage traz em si a estética e a cultura de um tempo específico – é antigo realmente.

Não é raro hoje alguém pedir aos arquitetos um projeto de decoração vintage, sabe, com ‘aquelas coisas com cara de antiguinhas’? O conceito está em alta tanto no décor quanto na moda, ilustração etc.

Na decoração, o vintage é perfeitamente combinado com o atual e funcional. O resultado é um toque peculiar no ambiente.

374406_447532705346047_209050682_n

Então, aquele aparador com pé palito, típico da casa da vovó, ou a propaganda da Coca-Cola dos anos de 1950 pode conviver harmoniosamente com elementos modernos e muita, muita tecnologia e sofisticação.

Quando o assunto é decoração, a tendência é ter um olhar sobre ‘receitas’ antigas, seus padrões, cores, formas, ângulos e várias outras referências do mundo vintage.

Décor vintage: você também pode ter

Apesar de os preços dos itens de decoração vintage nem sempre serem acessíveis, é possível garantir peças assim sem gastar muito. Confira as dicas a seguir e veja como:

• Busque referências em fotos antigas, móveis ou relíquias de família.

• Procure antiquários, bazares e brechós em sua cidade. Existem ainda lojas especializadas no estilo vintage.

• Para reproduzir o conceito vintage de decoração, use cores como rosa antigo, bege, marrom e ouro rosé.

• Mobília de madeira é fundamental para conseguir uma boa decoração vintage, principalmente em estilo clássico (mesa de centro, estante, sofá etc.). Engavete os acessórios e utensílios feitos de aço, por exemplo.

• Utilize papel de parede com estampa floral ou padrão antigo, e dê preferência aos pisos de madeira para compor o efeito antiguinho.

decoracao-quarto-vintage

• Fotos em preto e branco com molduras antigas enchendo uma parede são perfeitas para compor a pegada vintage no décor. Outro truque é apostar em espelhos com belas molduras, quadros ou pôsteres com frases antigas e divertidas, tais como propagandas da década de 1950.

Arremate sua decoração vintage com um lindo lustre, e sucesso! Duvido que ela passe despercebida…

Até a próxima!

Veja também:

 

Sobre o autor

Fatima