Maternidade

Dia das mães: 9 coisas que todos os filhos devem fazer para suas mães

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Dizem que a palavra mãe não é um substantivo, mas sim um verbo: amar, cuidar, brigar, chorar, sorrir, ajudar, mudar. Sem dúvidas, a maternidade é um trabalho constante e no dia das mães o que se espera é o reconhecimento e o carinho.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 9 coisas que todo os filhos devem fazer para suas mães, não apenas no dia das mães, mas todos os dias.

Confira!

1. Agradecer:

Não se trata apenas de dizer “obrigado” no dia-a-dia. O que é realmente importante é que os filhos digam para sua mãe é o quanto eles são gratos por todo o esforço: o cuidado, o carinho, a preocupação.

Quantas noites insones uma mãe passa? São várias, principalmente quando não tem notícia dos filhos ou quanto eles estão doentes.

E quantas coisas ela teve de abdicar para dedicar-se ao cuidado dos filhos? Desde coisas simples até coisas maiores. Muitas mães desistem até de seus sonhos.

Toda mãe merece receber gratidão, e não apenas em palavras, mas em atitudes que demonstrem isso. Pense: como demonstrar gratidão para minha mãe todos os dias?

2. Desculpar-se:

Todos os filhos deveriam exercitar o pedido de desculpas, afinal, quem nunca errou com a mãe?

Principalmente quando são jovens, os filhos acreditam que sabemos muito, quando na verdade estão no início de sua jornada. Muitas vezes, rejeitam a orientação da mãe e não dão o braço a torcer, mesmo depois de quebrar a cara.

E o que dizem, ainda por cima? Que foi porque a mãe falou, que foi a força das palavras dela.

Não seria talvez a força da experiência? No fim ela só queria ajudar.

Que tal pedir desculpas pelas vezes em que errou? E o mais importante: que tal começar a agir diferente?

 

3. Abraçá-la demoradamente:

Toda mãe ama ser abraçada pelos filhos e os filhos deveriam gostar também desse abraço.

Um abraço demorado é capaz de liberar endorfinas, que são substâncias responsáveis pela felicidade e bem estar.

O que está esperando? Além de ser bom ainda faz bem para a saúde!

4. Ouvi-la com atenção:

Toda mãe já experimentou falar com as paredes. Seja por conta da TV, do vídeo game ou do celular.

Ser ignorado não é nada agradável e uma pessoa que cuida e cuidou tanto de você certamente não merece isso, certo?

Então, nesse dia das mães, quando ela estiver falando com você, experimente olhá-la nos olhos e ouvir realmente o que ela tem a dizer. Ouça com o objetivo de entender o que ela diz e não apenas querendo responder. Isso faz muita diferença.

5. Usar a empatia:

Mães também não são perfeitas, está certo. Elas erram e erram feio. Nem sempre agem como se espera, às vezes protegem demais, às vezes deixam a gente você se virar para aprender sozinho.

Isso pode gerar várias mágoas. E mágoa é uma coisa que deixa qualquer relação prejudicada.

Para acabar com a mágoa existe um processo e o primeiro passo é usar a empatia. Pense em como era a vida de sua mãe quando ela tomou aquela decisão. O que ela estava sentindo? Ela também estava sofrendo por algum motivo?

Tente se colocar no lugar dela e pensar como ela pensou. Isso ajuda a perceber que porque ela errou e entender o lado dela também.

6. Perdoar:

Perdoar é o passo seguinte para se livrar de qualquer mágoa. Agora que você entende o que ela fez e porque, simplesmente, livre-se da raiva.

Tem uma música que diz que nossos pais são exatamente iguais a nós, são o que seremos no futuro. Podemos pensar que, no lugar de nossa mãe, talvez também tivéssemos errado também.

No entanto, não é possível fazer nada em relação ao passado. O que podemos fazer é agir no presente: perdoá-la e procurar não cometer os mesmos erros com nossos filhos.

7. Contar para ela uma lembrança boa de sua infância:

Sabe aquela lembrança boa da sua infância? Compartilhe com ela e converse sobre isso. Deixe que ela conte os detalhes que ela consegue recordar e reconstrua esses momentos bons com ela numa deliciosa conversa.

Isso fará bem a você e a ela.

8. Elogiar:

O que ela é capaz de fazer que ninguém consegue? Pode ser uma comida, uma arte, o jeito de fazer alguma coisa.

Pode ser também algo em relação à aparência dela. Seu cabelo, seus olhos, seu sorriso.

Faça um elogio sincero sempre que puder. Ela merece.

9. Falar o que você aprendeu com ela:

Qual foi o melhor ensinamento que ela já passou a você? Quais traços da sua personalidade e do seu caráter que você gosta e valoriza que foram aprendidos com ela?

Diga para ela e explique porque isso é importante para você. É muito possível que ela também conte para você o que aprendeu com a experiência de ser mãe.

 

 

Dia das mães é dia de confraternização e amor, então abra seu coração: tudo o que você é, tudo que você conseguiu você deve também a ela!

O que mais você acha que os filhos deveriam fazer para suas mães? Escreva nos comentários!

 

/* ]]> */