Saúde

Dicas de massagem: aprenda alguns truque e técnicas para fazer sem erro!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Receber uma boa massagem alivia o estresse, relaxa os músculos e melhora dores musculares nos deixando mais dispostas para enfrentar a rotina do dia a dia.

Embora muita gente tente, nem todo mundo sabe fazer uma massagem relaxante e prazerosa. Muitas pessoas erram nos movimentos e pressão e muitas vezes acabam machucando ou piorando a tensão de quem recebe a massagem.

Neste post, abordaremos algumas dicas de massagem para que você possa desenvolver suas habilidades e aplica-las sem medo!

1. Escolha a técnica certa

Existem diversos tipos de massagem, algumas são mais simples, somente para causar relaxamento e outras mais específicas, para aliviar dores e até tratar doenças crônicas.

A massagem relaxante é a mais comum, trabalhando os músculos com movimentos deslizantes e leves com o uso de óleos aromáticos.

Já outras massagens são mais elaboradas, como as técnicas tradicionais da medicina oriental, por exemplo, o shiatsu, que usa os dedos e a palma da mão para fazer pressão sobre a pele em pontos trabalhados pela acupuntura. Existem também massagens baseadas em sistemas terapêuticos, como a reflexologia, que trabalha apenas pontos nos pés e região.

2. Mantenha as unhas aparadas

unhas-saudc3a1veis

Muitas mulheres têm unhas compridas que podem machucar a pele de quem está recebendo a massagem.

Portanto, mantenha sempre as unhas aparadas e antes de começar a massagem, retire todos os acessórios que podem incomodar ou machucar a pele, como anéis, relógios e pulseiras.

3. Prefira superfícies mais firmes

Quando o assunto é massagem, a primeira coisa que vem à mente é que a pessoa deve estar confortável, por isso, pedimos que ela se deite sobre a cama.

Isso é um erro, pois o colchão pode absorver toda a pressão aplicada na massagem e não trazer os resultados que você esperava. Prefira deitar a pessoa em superfícies mais firmes, como um tapete de yoga ou até no chão.

Portanto, entre as dicas de massagem, não se esqueça: evite a cama.

4. Escolha um óleo para massagem

1046-1365600347

Para uma sensação mais agradável, sempre escolha um óleo para acompanhar a massagem.

O óleo facilita o deslizamento, diminuindo o atrito entre as suas mãos e o corpo de quem está recebendo a massagem e, consequentemente, reduzindo o risco de machuca-la.

Existem óleos com diferentes aromas e funcionalidades no mercado, como relaxantes, hidratantes, para alívio da dor, entre outros. Você pode escolher o que melhor se adapta às necessidades da pessoa em questão.

5. Crie um ambiente relaxante

Criar um ambiente agradável é uma das principais dicas de massagem.

Ilumine o ambiente com velas aromáticas e coloque uma música relaxante. Caso a massagem seja em um namorado ou parceiro, você pode optar por uma playlist mais sensual.

Um ambiente relaxante contribui muito para o bem-estar de quem receberá a massagem.

6. Dicas de massagem: 5 técnicas simples

Existem muitos movimentos diferentes na massagem, com diferentes graus de complexidade.

Citamos aqui 5 movimentos simples com os quais já é possível fazer uma massagem prazerosa e relaxante.

  1. Massagem em V: Deslize as palmas da mão abertas em formato de “V” pelas costas, mesclando movimentos de descida até a cintura e subida até o pescoço. Não pressione a coluna vertebral;
  2. Amassando pão: massagem aplicada principalmente no pescoço e ombros, unindo os quatro dedos com o polegar e apertando a região em um movimento de pinça;
  3. Polegares ao longo da coluna: com as mãos abertas, faça movimentos circulares ao redor da coluna com seu polegar, começando na região lombar e indo em direção ao pescoço;
  4. Percussão: com as mãos retas lateralmente (como em um movimento de caratê) “bata” suavemente por todas as costas da pessoa;
  5. Tapotagem: com as mãos em forma de concha, dê tapas percorrendo os dois lados das costas.

7. Controle os movimentos e a pressão

massagem-10

A ordem dos movimentos e o controle da pressão são importantes dicas de massagem.

Recomenda-se começar o trabalho espalhando o óleo aromático pelas costas da pessoa e realizar a massagem em V. Em seguida, aplique a técnica “amassando pão” na região dos ombros e pescoço durante alguns minutos, já que a maioria das pessoas acumula a tensão nesta área.

Aplique as demais técnicas sempre intercalando com a massagem V, já que esta proporciona relaxamento. Finalize a prática com a técnica de tapotagem, que estimula os músculos ao final da sessão.

A pressão aplicada durante as técnicas deve ser suficiente para relaxar os músculos sem machucar. Sempre pergunte para a pessoa que está recebendo a massagem se a pressão e força utilizadas estão adequadas. Também fique atenta aos sinais de dor que o corpo pode dar, como a contração muscular, por exemplo.

A massagem é uma prática com muitas vertentes, e que podem trazer os mais diferentes tipos de sensações, seja de relaxamento, alívio de dor e até afrodisíacas.

Com essas dicas de massagem já é possível realizar uma sessão prazerosa e relaxante, mas caso você se interesse mais profundamente pelo tema, existem muitos cursos voltados para os diferentes tipos de massagem, seja terapêutica, estética e até erótica.

Curtiu as nossas dicas de massagem? Você tem alguma para compartilhar com a gente? Posta nos comentários!

Veja também:

/* ]]> */