Turismo

Dicas do que não fazer na praia: respeito é bom e a gente gosta!

Ficar à vontade na praia não quer dizer fazer TU-DO o que queremos, do jeito que imaginamos. Cada pessoa tem suas preferências, gostos, inclusive no quesito comportamento. Só que, pelo bem da convivência, é melhor não exagerar na liberdade. Confira agora dicas do que não fazer praia:

Pet – animal de estimação deve ficar em casa. Apesar de existirem leis municipais que proíbem a permanência de cães nos balneários, muitas pessoas preferem ignorar a determinação e levar seus bichinhos até para tomar banho de mar. O problema é que eles podem transmitir bactérias e sarna, entre outras condições ou doenças.

Areia sim, mas não no rosto dos outros – tem coisa pior do que estar curtindo um solzinho, o mar, e receber uma camada de areia no rosto? Por isso, esta é outra dica do que não fazer na praia. Não perturbe o sossego alheio! Vai sacudir a canga? Perceba a direção do vento e evite movimentos amplos demais.

A mesma sutileza deve existir ao caminhar entre os vizinhos, especialmente quando estamos de chinelos e, portanto, levantamos ainda mais areia.

Barulho – a moda agora é, em vez de carros com caixas de som ligadas no máximo volume, celular com caixinhas portáteis e pendrives acoplados garantindo o repertório. A tecnologia mudou a maneira de fazer barulho. Mas não se engane, os pequenos dispositivos incomodam até mesmo em lugares muito espaçosos e movimentados.

Ouvir música alta pelo celular é deselegante em qualquer lugar, inclusive em locais democráticos como a praia. Use fones de ouvido para curtir seu som sem incomodar os vizinhos. Lembre-se que ninguém é obrigado a ouvir e, muito menos gostar, do que você está escutando.

E vamos combinar que, mesmo se as pessoas tiverem o mesmo gosto que o seu, tem hora para tudo, e volume alto demais é uma questão de educação, ou melhor, de falta dela, e não de estilo.

Cigarro – é mais raro hoje ver fumantes no meio da multidão em plena praia. Geralmente, a maioria procura um cantinho para dar suas tragadas em paz. Embora não exista lei proibindo ou restringindo o fumo na praia, como acontece em vários outros ambientes públicos, muita gente já está consciente da importância de evitar expor os demais à fumaça.

Mas sempre aparecem aqueles que não ligam o ‘desconfiômetro’ de jeito nenhum – e são vistos por aí incomodando os outros com seus cigarros. Então, uma dica do que não fazer na praia, caso você fume, é procurar um local longe da muvuca – e levar um saquinho ou coisa parecida para não deixar o filtro na areia. Existem ainda uns cinzeirinhos próprios para locais assim.

Agarração explícita – a falta de pudor é um incomodo e tanto, especialmente quando se tem criança por perto. Dar beijinhos é uma coisa, engolir um ao outro ao ar livre é totalmente diferente.

Se o clima esquentar demais na praia, vá para casa, para o motel, enfim, para onde for possível dar vazão ao desejo sem perturbar ninguém. As crianças têm o direito de não serem expostas à cenas picantes.

Depilação com pinça ou outros objetos em plena praia é chato também, e muitas mulheres fazem isso como se estivessem no banheiro de casa. Deixe sua intimidade para o seu espaço reservado, pois ninguém precisa ser plateia de seus cuidados pessoais. O mesmo vale para espremer cravos e falar palavrões nas areias públicas.

Jogos – divertir-se praticando esportes é legal, ajuda a relaxar, mas tem limite. Procure não atrapalhar os demais banhistas que nada têm a ver com o seu lazer. O frescobol é um dos principais motivos de desconforto à beira-mar.

Seja qual for o jogo, o recomendado é manter uma boa distância dos que estão na areia. E lembre-se de deixar espaço para quem prefere caminhar na praia. Todos têm direito de aproveitar o local, não só você. Use o bom senso e evite dar boladas ao jogar futebol, por exemplo. Certas praias contam com horários fixos (início e final de tarde) para os exercícios.

Espero que tenha gostado das dicas do que não fazer na praia. Pensando um pouco mais no outro, e não somente em si próprio, fica fácil aproveitar a paisagem e a descontração em paz.

Até a próxima!

/* ]]> */