Beleza Cabelos

15 dicas para evitar a queda de cabelo de uma vez por todas

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A queda de cabelo é um dos fatores que mais preocupam homens e mulheres, deixando-os desesperados na frente do espelho quando começam a cair os primeiros fios junto à escova ou pente na hora da escovação, no travesseiro ou aparecer aquelas pequenas falhas no topo da cabeça.

E os motivos para esse estado em que o cabelo pode chegar podem ser vários, desde uma má alimentação, falta de higienização e cuidados, fios enfraquecidos, questões emocionais ou estresse excessivo, entre outras situações.

Leia também: Confira os melhores cremes para queda de cabelo

Ainda, quando todos esses fatores são eliminados, a causa pode estar relacionada também à uma calvície hereditária (alopecia androgenética) ou a um simples ciclo de queda e nascimento de fios, como já falamos no post “Saiba o que é e como funciona o ciclo de vida dos cabelos”. Se você ainda não leu, clique no link para saber do que estamos falando agora mesmo.

E como saber qual é a real razão pela qual o meu cabelo está caindo? Neste caso, dentre esses e outros fatores que citamos acima, existem outros e que só podem ser diagnosticados com a ajuda de um médico dermatologista.

Por isso, se você achar que os fios estão caindo de forma anormal, consulte um especialista para identificar o problema a tempo e iniciar um tratamento para evitar a queda.

Enquanto isso, no post de hoje, você vai conhecer algumas dicas para evitar a queda de cabelo de uma vez por todas e não ter mais que se preocupar com as madeixas caindo na hora de pentear ou ao levantar e ver todos eles jogados no travesseiro. Vamos lá?

Dica 1: Evite dormir com os cabelos molhados

Apesar de o ato de você dormir com os cabelos molhados não estar diretamente ligado à queda de cabelo, ele pode contribuir indiretamente para a ocorrência do problema. Isso porque, ao deixar as madeixas úmidas ao deitar, você pode facilitar o acúmulo de fungos e bactérias, principais responsáveis pela queda capilar, além de tornar os fios quebradiços quando em contato com o travesseiro.

Saiba mais: Dormir com o cabelo molhado faz mal? Descubra tudo aqui

Dica 2: Mantenha os cabelos sempre limpos

Deixar os cabelos sujos por um período muito longo pode acarretar a queda dos fios, uma vez que o excesso de oleosidade pode enfraquecer a raiz e entupir os folículos pilosos, causando a queda dos fios.

Além disso, esta atitude também pode causar caspa e outras doenças seborreicas. Dependendo do seu tipo de fio, a recomendação dos especialistas é não ultrapassar o tempo de dois dias sem lavar as madeixas. Fique ligada!

Dica 3: Tenha uma alimentação rica em ferro e proteínas

Para quem não sabe, o cabelo é composto por uma proteína chamada queratina, que compõe toda a estrutura dos fios. Por isso, manter uma alimentação balanceada, rica em proteínas, é ideal para evitar a queda capilar.

Do mesmo modo que a queratina, a ausência de ferro também pode fazer com que os fios caiam de forma anormal, assim como outros minerais quando estão em falta no organismo.

É por isso que é muito comum ver mulheres reclamando da queda de cabelos durante a gestação ou período menstrual, que são as duas situações em que há maior deficiência de ferro no corpo feminino.

Confira também: 16 alimentos que fazem o cabelo crescer rápido

Dica 4: Cuidado com o excesso de químicas

A maioria das mulheres não vive sem fazer uma escova progressiva, relaxamento ou coloração. No entanto, apesar desses recursos serem essenciais para potencializar a rotina de beleza, quando o assunto é prevenir a queda capilar, nunca é uma boa ideia arriscar utilizá-las em excesso.

Isso porque elas possuem entre os seus ingredientes que acabam causando enfraquecimento da raiz, alergias e lesões no couro cabeludo, além de deixarem os fios mais quebradiços.  Por isso, use com moderação!

Dica 5: Evite prender os cabelos

Deixar os cabelos muito tempo presos pode causar não só a queda, como também a quebra dos fios. Isso porque os elásticos ou outros acessórios usados para segurar as madeixas apertam as escamas dos fios e, ainda, puxam muito o cabelo da raiz, que fica mais enfraquecida e, portanto, acarreta o “desligamento” dos fios.

Por isso, quem usa penteados ou tranças afros, como a Box Braids, deve tomar o máximo de cuidado para não puxar muito os fios da raiz. Ainda, na hora de prender os cabelos, seja com rabo de cavalo ou qualquer outro penteado, a dica é deixar o elástico ou acessório mais alargado ou folgado para evitar a queda capilar.

Dica 6: Não use bonés, toucas ou qualquer outro acessório

Apesar de muitas pessoas, em especial os homens, terem o hábito de esconder as falhas no couro cabeludo ocasionadas pela queda capilar ou pela calvície com estes acessórios, por os utilizarem em excesso, eles acabam abafando a raiz dos fios, sem deixar os folículos pilosos “respirarem”, o que pode acarretar no enfraquecimento destes e, portanto, a queda do cabelo.

Por isso, procure a ajuda de um médico dermatologista em vez de tentar esconder o problema. Quanto mais você abafar o couro cabeludo, mais oleosos ele ficará e maior será a quantidade de cabelo perdido.

Dica 7: Cuidado ao pentear as madeixas

Uma das maiores causas da queda de cabelo é a má forma como os cabelos são penteados, principalmente na hora de desembaraçar. Os fios mais prejudicados pela queda dos fios são os cacheados ou muito sensíveis pelo uso frequente de produtos e procedimentos químicos.

Por isso, o ideal é que você penteie os cabelos seguindo das pontas em direção à raiz, para evitar o rompimento dos fios ou que eles sejam arrancados pelo atrito com a escova.

Dica 8: Tente manter o seu peso ideal

Muita gente não sabe, mas ficar acima do peso pode causar o aumento do hormônio da testosterona no organismo e, portanto, aumentar também a concentração de dihidrotestosterona (DHT) no couro cabeludo. O resultado é de uma maior queda de cabelo e até calvície, principalmente no caso de quem possui fatores genéticos (alopecia androgenética).

Dica 9: Enxágue bem os cabelos

Deixar resíduos de produtos no cabelo, como o shampoo e condicionador, pode provocar o aumento da oleosidade no couro cabeludo e, portanto, acarretar o enfraquecimento dos folículos pilosos e posterior queda dos fios. Por isso, na hora do banho, enxágue as madeixas o máximo possível para evitar o problema e manter a saúde delas sempre em dia.

Dica 10: Não lave os cabelos em água quente

É uma das dicas que você nunca deve esquecer se quiser evitar que os seus cabelos caiam de forma frequente. Fazer a higienização dos fios em água quente pode causar o aumento da oleosidade no couro cabeludo, facilitando a proliferação de fungos e bactérias responsáveis pelo desenvolvimento de dermatites seborreicas e caspa, e também enfraquecer a raiz, favorecendo a queda dos fios.

Neste caso, a dica é sempre lavar as madeixas em água morna ou fria para evitar não só a queda, como também a quebra dos fios.

Dica 11: Cuidado com tratamentos caseiros

Apesar de alguns ingredientes serem mais eficazes para tratar os cabelos quando comparados a outros produtos e procedimentos químicos, nem sempre todos farão bem para a saúde dos seus fios e do couro cabeludo. Por isso, antes de sair pegando qualquer receita na internet e aplicando nas madeixas, pesquise bem a função e ação de cada um antes para não enfraquecer a raiz e provocar a queda capilar.

Dica 12: Evite usar secador, chapinha ou babyliss exageradamente

Aparelhos que emitem altas temperaturas, como o secador, a chapinha ou babyliss, que aquecem a cerca de 200 °C, podem queimar a fibra capilar e danificar os fios capilares, provocando a sua quebra e queda. Por isso, a dica é evitar o uso constante e excessivo desses aparelhos, principalmente se os seus cabelos forem tingidos ou tiverem algum tipo de química.

Dica 13: Fique de olho nas mudanças hormonais

Lembra quando falamos da importância de ir consultar o seu médico dermatologista frequentemente para saber como anda a saúde dos seus cabelos e couro cabeludo? Pois bem! Também é de grande importância que você faça check-ups médicos periódicos para saber como andam os seus hormônios.

Muita gente não sabe, mas os fatores de mudanças hormonais estão entre os principais causadores da queda de cabelo e até calvície. Com o controle da situação, desde o início, é possível não só prevenir a queda capilar como também evitar outros problemas de saúde mais graves. Fique atenta!

Dica 14: Evite o estresse

Como anda a sua rotina? Muito estressante?! Pois se a resposta para essas perguntas foi sim, é bom você saber que o estresse pode ser o principal causador da queda de cabelo da qual você tanto reclama. Assim como o estado emocional pode provocar o desenvolvimento de outras doenças, chamadas de psicossomáticas, o estresse pode fazer com que os seus cabelos caiam sem qualquer motivo aparente.

Por isso, se estiver estressada, procure relaxar mais para manter a saúde dos seus cabelos sempre em dia. Deixe um pouco o trabalho de lado quando tiver um tempinho só para você. Se for o caso, pratique uma atividade física, faça um ioga ou meditação ou, ainda, procure algo que goste de fazer nas horas de lazer.

Veja também: Conheça aqui 9 alimentos que combatem o estresse

Dica 15: Cuidado com alguns medicamentos

Você pode não saber, mas alguns medicamentos têm o poder de causar a queda dos seus cabelos de forma significativa, principalmente aqueles usados para tratar doenças hormonais. Inclusive, a pílula anticoncepcional que a maioria das mulheres toma também podem causar diversas alterações hormonais, que são grandes causadoras da queda capilar.

/* ]]> */