Beleza Cabelos

Lindas e carecas: veja dicas para desapegar dos fios e raspar a cabeça

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

O cabelo, desde os tempos mais remotos, é considerado o símbolo maior de feminilidade e, para muitas mulheres, ele é tido como a “moldura do rosto”, tendo um papel fundamental na hora de valorizar as feições. No entanto, com a luta e o emponderamento feminino ganhando cada vez mais espaço na sociedade atual, há quem esteja tomando a coragem de desapegar dos fios e raspar a cabeça, total ou parcialmente, para ficar ainda mais poderosa.

A tendência de mulheres carecas invadiu até mesmo o universo das celebridades, sendo adotado por beldades como Katy Perry e Pink, que pisaram no tapete vermelho cheias de atitude, estilo e personalidade. As cantoras da música Pop não economizaram no glamour do visual e mostraram que nem sempre a beleza está ligada aos cabelos.

Mas, se você aí do outro lado já está pensando em raspar a cabeça achando que não vai mais precisar cuidar do visual, está enganada! Apesar do menor investimento em produtos capilares, os cuidados com o couro cabeludo serão redobrados, uma vez que a região ficará exposta a diversos fatores externos depois de ficar careca.

Além disso, para não deixar o look para baixo, o ideal é apostar em mais acessórios e uma make perfeita para deixar o rosto mais destacado e ficar ainda mais poderosa na frente do espelho. Por isso, no nosso artigo de hoje, você vai conferir algumas dicas para aderir à tendência de cabeça raspada sem medo!

Como aderir à careca sem afetar a autoestima?

Apesar de ficar lindo um visual com cabeça raspada, aderir à tendência não é tão simples quanto se imagina. Além da questão estética, manter a autoestima lá em cima precisa ser uma tarefa exercitada todos os dias, já que o preconceito ainda é grande nos dias atuais, mesmo com todo o crescimento do emponderamento das mulheres.

Por isso, para continuar se sentindo linda, com ou sem cabelos, o ideal é seguir as dicas a seguir:

Tenha autoconfiança

Se tem uma coisa que não combina com uma bela careca feminina é a falta de confiança em si mesma. Em qualquer lugar do planeta, seja quem for, torna-se desinteressante e afasta os outros uma mulher que tem falta de autoconfiança.

Por isso, se você quer mesmo aderir ao visual e esbanjar atitude e estilo, sorria e ande sempre com a cabeça erguida, onde quer que esteja. Tenha orgulho de você e da sua história até decidir raspar a cabeça.

Quando você está bem consigo mesma, as pessoas sentem e se contagiam com sua personalidade. Além disso, essa é uma ótima maneira de dizer aos preconceituosos que a opinião deles de nada importa para você e que, sim, eles terão que lidar com isso.

Perceba coisas que gosta em você mesma

Para não se arrepender depois de raspar a cabeça, a melhor maneira de se sentir bem consigo mesma é procurar outras qualidades em você que você mesma goste, que vão além do seu cabelo. Afinal, os fios são apenas uma parte do seu corpo e, depois de desapegar deles, você precisará amar outras coisas em si para se sentir sempre bonita e poderosa.

Que tal a cor dos seus olhos? Os seus lábios? Ou o formato do seu rosto? Enfim… Para ostentar um visual careca e bonito, a dica é entender que a perda do cabelo não diminui a atenção para outras características atraentes em você.

Procure fotos para se inspirar

Em sites como o Google ou Pinterest, você pode encontrar milhares de imagens de mulheres belas e carecas, com diferentes looks e maquiagens, para você se inspirar antes e depois de aderir à tendência. Depois, é só acrescentar um pouquinho de criatividade e um toque especial da sua personalidade e estilo para ficar ainda mais linda!

Qual estilo adotar na hora de raspar a cabeça?

Depois de exercitar a sua autoconfiança e autoestima, antes de aderir à tendência e raspar o cabelo, também é preciso decidir que estilo de careca você quer ter. Você pode tanto raspar a cabeça totalmente ou optar por modelos como o undercut ou sidecut, que o fazem apenas de maneira parcial.

Na primeira opção, os fios são raspados somente na região da nuca. Portanto, tanto faz se o restante do seu cabelo é longo, médio ou curto ou, ainda, liso, ondulado, cacheado ou crespo. Inclusive, há mulheres que apostam nesse estilo apenas para reduzir o volume das madeixas e, quando os fios são compridos, só aparecem geralmente quando eles estão presos.

Já no sidecut, por sua vez, o cabelo é raspado nas laterais da cabeça, podendo ser apenas um lado ou ambos. Assim como o undercut, o modelo também combina com todos os tipos capilares. Mas, vale a pena ressaltar: caso você queira adotar aos fios longos novamente, terá que ter paciência para esperar a área raspada se igualar aos demais ou, sendo mais radical, raspar a cabeça por inteiro para que eles cresçam juntos.

Dicas para arrasar no visual careca

É quase que automático pensar em raspar a cabeça e imaginar vários looks para deixar o visual ainda mais bonito, cheio de atitude, estilo e, por que não, feminino também. Por isso, é preciso ficar atenta às melhores dicas para te deixar ainda mais poderosa depois de raspar o cabelo. A primeira delas é investir em maquiagem à vontade. Com a cabeça raspada, você pode ousar ainda mais nas produções, desde cores mais vibrantes e mais brilho, já que o cabelo não vai roubar a atenção neste caso.

A segunda é tornar os acessórios os grandes aliados da beleza na hora de montar os looks. Aposte em brincos, maxibrincos, colares, chokers e outros apetrechos para ficar ainda mais poderosa.

Usar roupas mais femininas, se este for o seu estilo, é claro, também pode tirar o ar de “masculinidade” que algumas sentem ao ficarem sem os cabelos. Vestidos e saias, especialmente aquelas peças que acentuam a sua silhueta, são ótimas pedidas.

Como raspar a cabeça em casa?

Para conquistar um cabelo raspado feminino de dar inveja, a dica é procurar um profissional em um salão de beleza, especialmente se você não possui muita habilidade com instrumentos com navalha e máquina ou não quer errar na hora de fazer um undercut ou sidecut.

Porém, se você acha que consegue adotar o seu novo visual careca sozinha, em casa, existem duas maneiras de fazer isso: com uma lâmina de barbear ou com uma navalha. Em todo o caso, tome cuidado ao manipular os instrumentos, pois são altamente cortantes, ok?

Com a lâmina

Para raspar a cabeça com uma lâmina, o ideal é cortar os fios com uma tesoura antes de passá-la no cabelo todo. Em seguida, lave a cabeça com shampoo e condicionador, aplique uma espuma de barbear na área que deseja raspar e deslize a lâmina, que deve ser nova para não irritar ou machucar a pele, de maneira bem suave e vagarosamente.

Comece pelas laterais da cabeça, logo acima das orelhas e na nuca. Depois, siga em direção ao topo da cabeça. Lembre-se de fazer movimentos curtos com a lâmina e sempre em direção ao crescimento do cabelo. E não se esqueça de ir enxaguando a lâmina na água, de preferência, da pia do banheiro, à medida que raspa o cabelo.

Com a máquina

Antes de qualquer coisa, é de extrema importância que você saiba como funcionam as máquinas de barbear ou raspar a cabeça. Elas possuem pentes que removem os fios de acordo com o comprimento desejado. Quanto menor for o número do pente, mais próximo à raiz ele irá raspar.

Portanto, sabendo disso, o primeiro passo é escolher o número do pente que melhor se adapta ao resultado que você quer no seu novo visual careca. Depois, corte o cabelo com a ajuda de uma tesoura e lave a sua cabeça com um shampoo e condicionador. No caso de máquinas à prova d’água, você pode raspar o cabelo enquanto toma banho.

Cuide para que os fios sejam raspados no sentido de crescimento e, é claro, sempre de forma delicada e vagarosamente.

Como cuidar?

Pensou que ia ficar livre dos cuidados capilares diários depois de ficar careca? Nada disso, amiga! Você vai até economizar na hora de comprar produtos para cabelo, mas não vai deixar de usá-los por completo, não. Afinal, o couro cabeludo também exige uma atenção especial e, agora que está exposto, total ou parcialmente, precisará de cuidados redobrados.

O primeiro deles é continuar usando um shampoo. O produto fará a higienização da região e evitará oleosidade excessiva e caspa. Você pode dispensar o condicionador, já que ele serve apenas para tratar os fios.

Por outro lado, você deverá incluir na rotina o uso de um protetor solar, pelo menos, duas vezes ao dia. Isso porque, depois de remover os cabelos, que funcionam como uma espécie de “barreira física” contra os raios solares, você deixará o couro cabeludo exposto e, portanto, poderá causar queimaduras se não aplicar sempre o produto.

Se a exposição ao sol for muito prolongada, o ideal é usar chapéus, lenços ou bonés para potencializar o bloqueio e proteger a região. E fique atenta à forma de raspar! Quando você faz isso seguidas vezes, pode aumentar possibilidade de ocorrer problemas como a foliculite, que nada mais é que a inflamação dos folículos pilosos.

Por isso, intercale as manutenções e use sabonete ou shampoo para evitar o problema. Ao manusear a lâmina na hora da raspagem, tome cuidado para não abrir feridas que favoreçam o desenvolvimento de infecções.

Gostou do artigo? Você tem vontade ou já raspou a cabeça alguma vez? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo contando para a gente a sua experiência…

Até a próxima!

/* ]]> */