Maternidade Turismo

Confira 6 dicas para viajar durante a gravidez

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Uma gestação, ainda que sem sobressaltos, requer cuidados, pois é uma fase de muitas mudanças no corpo e na vida de uma mulher. No entanto, se não houver alguma restrição médica específica, as futuras mamães podem passear. Saiba como nas dicas para viajar durante a gravidez:

1. Alimente-se corretamente – a regularidade e a qualidade das refeições são ainda mais importantes na gravidez, para proteger a saúde de mãe e filho. Passar muito tempo sem comer pode causar enjoos e tontura durante viagens. Tenha sempre à mão lanchinhos práticos e nutritivos, como frutas secas, barras de cereais, etc.

Chegando ao destino, dê preferência à verduras, proteínas e frutas, sempre lembrando de fazer refeições menores – umas cinco ou seis por dia, para diminuir o risco de sofrer com azia.

2. Hidrate-se – leve sempre na sua bagagem de mão uma garrafinha de água para evitar a desidratação, especialmente dentro de aviões. Outra vantagem da boa ingestão de líquidos é que ela ajuda a prevenir ou amenizar inchaço nos pés e mãos. E tem mais sobre isso…

3. Dê mais atenção às suas pernas e pés – passar muito tempo sentada geralmente provoca inchaço nos tornozelos e pés, além de câimbra nas pernas. Por isso, se viajar de carro, tente parar a cada 1h30 no mínimo para fazer uma pequena caminhada. Se estiver em avião, ônibus ou trem, estique as pernas no corredor mesmo, caso seja possível – e em momento seguro.

Um lugar vazio ao lado também serve para colocar os pés para cima. Vale a pena ainda tirar os sapatos e usar uma meia grossa ou chinelos para andar no avião, por exemplo. E que tal aproveitar sua bagagem de mão debaixo do assento da frente para apoiar e elevar um pouco os pés?

4. Escolha calçados adequados – outra dica para viajar durante a gravidez é investir em modelos largos, pois com ou sem sapatos seus pés provavelmente incharão de qualquer forma. A gestação causa sobrecarga no sistema circulatório, favorecendo o surgimento de coágulos de sangue (trombose) e varizes.

Por isso, os sapatos confortáveis são talvez o ponto mais importante para as futuras mamães durante viagens. A dica é apostar em calçados com sola antiderrapante e acolchoado na planta do pé.

5. Diminua o estresse com ajuda do planejamento – faça reservas de tudo o que for permitido antes de embarcar, lembrando de escolher o assento do avião no corredor por causa das idas ao banheiro. Reserve ainda as acomodações em pousadas ou hotéis e até refeições especiais.

Pela internet, é possível comprar passeios, bilhetes para atrações turísticas, fazer check-in, alugar carro e muito mais. Ao fazer as malas, descomplique levando apenas o que conseguir carregar. Caso contrário, opte por malas de rodinhas ou coloque a bagagem no carrinho o quanto antes.

E saia de casa bastante antecedência do horário de partida. Fuja do estresse e mantenha o bom humor! Afinal, os hormônios durante a gravidez já deixam a mulher à flor da pele.

6. Evite a candidíase e outras micoses – gestantes são mais propensas a desenvolver problemas como a candidíase, especialmente durante viagens a lugares quentes e úmidos. Portanto, use roupas leves, soltas e de algodão, inclusive as peças íntimas. Nada de calças apertadas demais ou jeans.

Depois de cair na água do mar ou piscina, troque o maiô ou biquíni molhado o quanto antes. Ah! Antes de viajar, é interessante conversar com seu médico sobre uma pomada antifúngica para usar se a infecção por cândida acontecer.

Não custa nada destacar que este post tem objetivo de informar, servindo como referência geral. É importante consultar seu médico antes de mudar sua rotina, mesmo com as dicas para viajar durante a gravidez.

Fora isso, o truque para aproveitar seus momentos de lazer e descanso enquanto o bebê não chega é ouvir o seu corpo! Use o bom senso e perceba que, ao sinal de desconforto, calor, cansaço, é melhor fazer uma pausa, diminuir o ritmo, enfim, recuperar seu bem-estar.

Boa viagem…

Até breve!

/* ]]> */