Beleza Cabelos

Seu cabelo é seco ou ressecado? Entenda a diferença

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Você tem ou já teve essa dúvida alguma vez na vida? Pois saiba que você não é a única! A maioria das mulheres, na hora de escolher os produtos para os seus cabelos secos ou ressecados nas prateleiras dos supermercados, acaba comprando ou um ou outro, achando que eles podem ser usados para o mesmo fim.

No entanto, a verdade é que esses dois tipos capilares possuem diferenças que podem ser cruciais no tratamento dos fios, mesmo que eles apresentem características bem semelhantes, que podem confundir a sua identificação. Volume fora de controle, fios quebradiços, frizz, pouco brilho, fios difíceis de pentear e pontas duplas

Esses são alguns dos dramas que acometem pessoas com cabelos secos ou ressecados. Isso porque ambos possuem as cutículas capilares abertas naturalmente, o que acaba deixando os fios desprotegidos.

E, quando em contato com fatores ambientais, como sol, vento e poluição, além das agressões químicas com produtos e uso contínuo de aparelhos de calor, como é o caso da chapinha e do secador, o aspecto áspero das madeixas pode ficar ainda pior. Vendo sob esse ponto de vista, parece que o tratamento para os dois tipos de cabelo deve ser o mesmo, não é?

Mas não é, pode acreditar! Cabelos secos ou ressecados exigem cuidados específicos para tratar um ou o outro, como você vai aprender no decorrer desse artigo. Quer saber qual é a diferença entre cabelos secos e ressecados e como tratar cada tipo de fio corretamente? Então, continue de olho nos próximos parágrafos que eu te conto tudo…

Cabelos secos

De uma forma resumida, os cabelos secos são aqueles que perderam muita água e, por isso, precisam de uma maior hidratação. Em geral, você consegue notar que os fios são opacos, desidratados, sem brilho natural e quebram-se com facilidade, já que as escamas se abrem com facilidade e os deixam vulneráveis.

A principal causa do cabelo seco é a falta de hidratação, que, por sua vez, acontece pelo uso excessivo de aparelhos de calor, como secador e chapinha, que retiram toda a umidade dos fios.

Além disso, outro fator associado a esse tipo de fio é a hereditariedade. Como as glândulas sebáceas produzem muito pouco gordura, o cabelo torna-se seco por natureza.

Cabelos ressecados

Já os cabelos ressecados são os cabelos secos em sua versão piorada, digamos assim. Neste caso, os fios ressecados não só perderam água, por conta do uso da chapinha e do secador, como também proteínas e lipídios, neste caso, devido à aplicação de produtos e procedimentos químicos, como tinturas, relaxamento, alisamento, descolorações, entre outros.

Portanto, além de hidratar, há também a necessidade de nutrir os fios com produtos específicos. Na prática, diferente dos cabelos secos, os cabelos ressecados tiveram a estrutura dos fios alterada, devido ao uso de químicas que aumentam o seu pH, fazendo com que eles não voltem ao seu estado natural e fiquem com um aspecto áspero.

Uma curiosidade interessante é que o ressecamento pode atingir tanto cabelos secos quanto oleosos ou mistos. Portanto, se você tem o cabelo oleoso, por exemplo, ao abusar das químicas, até mesmo junto com o secador e chapinha, os seus fios podem ficar ressecados. Entendeu?

Como tratá-los?

Como você conseguiu perceber acima, há sim uma grande diferença entre cabelos secos e ressecados e, portanto, o tratamento de ambos não poderia ser igual. A seguir, você vai conhecer quais são as melhores maneiras de cuidar de um e de outro:

Cabelos secos: Hidratações semanais, com máscaras altamente umectantes e hidratantes, são ideais para manter a saúde e beleza dos fios secos. Além disso, como o couro cabeludo desse tipo capilar não produz muita gordura (sebo), uma dica é adicionar óleos essenciais ao tratamento, que vão ajudar a deixar o cabelo mais macio e sedoso, além de oferecer mais brilho.

Cabelos ressecados: Como você leu anteriormente, o maior vilão dos cabelos ressecados é o pH alcalino dos produtos e procedimentos químicos, que altera a estrutura dos fios, abrindo as suas escamas e causando o ressecamento.

Portanto, neste caso, o ideal é apostar em produtos com pH baixo, que fecham as escamas dos fios, além de apostar nos mesmos tratamentos para cabelos secos, como hidratações semanais para repor a água perdida com tratamentos de queratina e outros reconstrutores, além de nutrições com óleos essenciais.

As ampolas de hidratação, que possuem ação instantânea, também podem ser uma boa solução, pois,  têm alta concentração de vitaminas e componentes hidratantes. Elas podem ser usadas no lugar do condicionador, uma vez por semana.

Gostou do artigo? Já descobriu se o seu cabelo é seco ou ressecado? Então, conte para a gente nos comentários…

Até a próxima!

/* ]]> */