Beleza Cabelos

Dormir com o cabelo molhado faz mal? Descubra aqui

Quem nunca desistiu de secar os cabelos depois daquele banho gostoso à noite, que atire a primeira pedra! Não é raro ouvirmos por aí, principalmente das nossas amigas: “Ah… Bateu uma preguicinha de usar o secador e fui dormir!”.

Desde o tempo da vovozinha, há a crença de que dormir com as madeixas molhadas é prejudicial aos fios e até mesmo à saúde. Inclusive, é uma das frases de que mais se ouve falar em relação aos cuidados com os cabelos.

O fato é que ouvimos isso desde muito cedo, mas nunca soubemos o porquê. Afinal, a raiz do cabelo pode apodrecer se dormirmos com os cabelos molhados? Pode estragar os cabelos? Para tirar essas e outras dúvidas que tanto nos afrontam, nós vamos falar nesse artigo sobre o que dizem os especialistas e médicos a respeito do assunto.

Confira, agora, os mitos e verdades sobre dormir com o cabelo molhado.

Mitos e verdades

cabelo-molhado

 

1 – Dormir com o cabelo molhado apodrece a raiz – Mito

Essa é uma das histórias que mais ouvimos falar em relação a dormir com os cabelos molhados. De acordo com especialistas, a raiz não apodrece. O que pode acontecer é a proliferação de fungos e micoses, uma vez que o couro cabeludo fica quente e úmido durante as horas de sono, o que facilita o desenvolvimento desses problemas na raiz capilar.

2 – Dormir com o cabelo molhado causa a quebra dos fios – Verdade

Segundo especialistas, o ato de ir para a cama à noite com as madeixas molhadas pode mesmo causar a quebra dos fios. Isso porque, com o acúmulo de água, eles se tornam mais fragilizados. Ao entrar em contato direto com o travesseiro e dependendo dos seus movimentos durante a noite, eles entram em atrito e quebram com maior facilidade.

3 – Dormir com o cabelo molhado causa caspa – Verdade

Devido à temperatura úmida e abafada, dormir com as madeixas molhadas pode mesmo provocar a dermatite seborreica, descamação do couro cabeludo conhecida como caspa. Portanto, se você já tem tendência a ter caspa, que é mais comum em cabelos oleosos, o problema pode se agravar ao dormir com os cabelos molhados.

4 – Dormir com o cabelos molhado provoca a queda dos fios – Verdade

Indiretamente sim. O fato é que o ato de dormir com as madeixas molhadas, por si só, não causam a queda dos cabelos, mas sim, a proliferação dos fungos e bactérias, como falamos anteriormente. Eles é que são os principais causadores da queda capilar.

5 – O cabelo molhado pode mofar – Mito

É verdade que dormir com os cabelos molhados pode causar a proliferação de fungos, bactérias e micoses. No entanto, aquele mofo encontrado comumente nos alimentos envelhecidos não se desenvolve nos cabelos.

6 – Aumenta a oleosidade dos cabelos – Verdade

Sim. Quando os fios estão molhados, é super comum a produção de óleo no couro cabeludo aumentar gradativamente, principalmente se dormir com as madeixas molhadas se tornar algo freqüente.

7 – Dormir com o cabelo molhado causa mau cheiro – Verdade

É uma triste verdade. Ao entrar em contato com o travesseiro, o cabelo pode ficar abafado devido ao atrito e demorar mais para secar. O resultado é de madeixas fedorentas e sem vida.

8 – Dormir com o cabelo molhado causa resfriados – Mito

De acordo com a opinião de médicos dermatologistas, dormir com as madeixas molhadas não causa gripes e nem resfriados. Apesar de diminuir a temperatura do corpo e fazer com que sintamos mais frio, a gripe ou o resfriado são provocados por um vírus e não pelo frio.

Como secar os cabelos à noite?

secar-o-cabelo

A dica dos especialistas é deixar os cabelos secarem naturalmente. No entanto, como isso pode ser muito difícil para quem tem madeixas mais longas e volumosas, a recomendação é secá-las com a ajuda de um secador.

Mas, é importante prestar atenção na hora de manusear o aparelho para não danificar os fios. Veja algumas dicas:

  • O secador deve ser usado em temperatura média e a uma distância 30 centímetros dos cabelos;
  • Use protetor térmico antes da secagem para evitar maiores danos;
  • Evite deixar o secador voltado para a mesma mecha por mais de 3 segundos;
  • Opte sempre por secadores ionizados, pois ele ajudam a evitar a exposição excessiva dos cabelos ao calor.

Dica importante

Muitas vezes, a correria do dia a dia faz a gente cair na cama com as madeixas molhadas e mais algumas gotas de sono direto na cama. Na maioria dos casos, a mulher chegou muito tarde em casa e não deu tempo de secar os cabelos antes de dormir. Em outros, bateu aquela conhecida senhora preguiça, não é verdade?

Isso é normal e acontece com qualquer alma viva nesse mundo. Mas, fique atenta para que dormir com os cabelos molhados se torne um hábito. Cuide dos seus cabelos e tenha a saúde capilar em dia por mais tempo.

Até a próxima!

Comentar

/* ]]> */