Beleza Cabelos

Escova alemã: alise e hidrate o seu cabelo sem usar formol

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Mesmo com os cabelos cacheados em vogue nos últimos tempos, ainda há quem prefira a praticidade que as madeixas lisas proporcionam no dia a dia, principalmente no caso de quem vive na correria da rotina, com trabalho, estudos e afazeres domésticos.

Por isso, surgem no mercado de beleza diversos tipos de alisamento químicos para manter os cabelos alinhados por mais tempo, sem tomar muito tempo no salão de beleza e, o melhor, sem precisar prejudicar a fibra capilar para conseguir um liso bonito, brilhoso e sedoso. É o caso da escova alemã, que você vai conhecer no nosso artigo de hoje.

Se você é uma adepta a alisamentos químicos, já deve estar ciente que a maioria desses procedimentos leva formol em sua composição, uma substância proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por fazer mal à saúde capilar e, ainda, capaz de provocar reações alérgicas perigosas, podendo levar até a morte.

Por isso, alguns procedimentos para alisar os cabelos passaram a substituir o formol por outras substâncias alisadoras menos agressivas aos fios. Neste caso, a escova alemã contém argila branca, queratina e silicone, agentes que atuam não só no alisamento em si, como na redução do volume excessivo, hidratação e proteção dos fios.

Sendo assim, ela pode tratar o cabelo de forma profunda, ao mesmo tempo em que os deixa lisos ou com 80% volume controlado. Quer saber mais sobre como funciona a escova alemã e como fazê-la nas suas madeixas? Então, continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre o procedimento.

O que é e como funciona a escova alemã?

A escova alemã nada mais é que um tipo de alisamento químico que não leva formol em sua composição, sendo altamente recomendado para alisar os cabelos ou controlar o seu volume, no caso dos cabelos cacheados, sem precisar prejudicar a fibra capilar.

Em vez dessa substância tão danosa à saúde capilar, o procedimento leva argila branca, queratina e silicone em sua fórmula, sendo a primeira capaz de atuar hidratação dos fios, a segunda ideal para repor a massa capilar perdida pelos fios, e a última para proteger a fibra capilar, formando uma capa protetora ao redor das nossas madeixas para impedir que estas percam água e fiquem ressecadas.

Por esta razão, a escova alemã pode ser feita em todos os tipos de cabelos, independente da textura, comprimento ou cor. Inclusive, diferente dos demais tipos de alisamento químico, ela é compatível com outras químicas, podendo ser feita tranquilamente em cabelos tingidos, descoloridos ou com qualquer outro procedimento químico.

Para a mulherada que tem cabelos cacheados, a escova alemã também pode ajudar a controlar o volume excessivo dos cachos sem precisar alisar os fios. O resultado será o de cachos mais leves e soltos e, o principal, menos ressecados e quebradiços.

Benefícios

  • Reduz o volume dos fios em 75% a 100%, o que vai depender exclusivamente da textura de cada cabelo;
  • Trata os cabelos profundamente já na primeira aplicação;
  • Ajuda a repor a massa capilar perdida pelos fios no dia a dia;
  • Mantém os cabelos hidratados por mais tempo, formando uma capa protetora ao redor dos fios para impedir a perda de água;
  • Alisa os cabelos sem danificar a fibra capilar.

Como fazer? Veja passo a passo

Agora que você já sabe como funciona a escova alemã e os benefícios que ela pode trazer aos seus fios ao alisá-los ou controlar o seu volume, chegou a hora de aprender como realizar o procedimento em casa. Normalmente, o mais recomendado é que a escova seja feita em um salão de beleza por um profissional de sua confiança.

No entanto, se você possui habilidade em manusear produtos químicos e já está acostumada a realizar esse tipo de procedimento sozinha, a escova alemã não trará nenhuma novidade na aplicação, que é feita de forma semelhante aos demais tipos de alisamento químico.

Neste caso, basta seguir o passo a passo que vamos ensinar a seguir para não errar na hora de fazer a sua escova alemã e arrasar com seus novos cabelos lisos, brilhosos e macios. Vamos lá?

Passo 1: Lave os cabelos com um shampoo antirresíduos e enxágue bem.

Passo 2: Em seguida, retire o excesso de umidade dos fios com uma toalha e, depois, com o secador (sem escovar), somente para remover cerca de 70% a 80% da água.

Passo 3: Agora, divida os cabelos em mechas e comece a aplicar o produto em cada uma, começando pelas mais próximas à nuca e subindo em direção ao topo da cabeça.

Passo 4: Espere o produto agir por cerca de 20 minutos e comece a escová-lo (alisá-lo) com o secador.

Passo 5: Após terminar de escovar todo o cabelo, divida-o em mechas novamente e passe a chapinha em cada mecha, cerca de sete vezes em cada, até modelar bem os fios.

Passo 6: Após isso, espere mais 10 minutos e enxágue os fios. Retire o excesso de umidade com uma toalha, sem esfregá-la no cabelo, apenas pressionando-a delicadamente contra os fios.

Passo 7: Por último, aplique a máscara finalizadora e espere cerca de 5 minutos até ela agir no cabelo.

Passo 8: Passado esse tempo, enxágue o cabelo novamente. Está pronta a sua escova alemã! Finalize como preferir, deixando os fios secarem naturalmente ou escovando-os com o secador e chapinha.

Quanto tempo dura a escova alemã?

Além de benéfica para a saúde dos cabelos, a escova alemã também pode durar cerca de 60 dias, dependendo do tipo de fio e cuidados que você tiver com ele. No caso de quem tem cabelos cacheados ou muito crespos, é provável que o procedimento dure menos tempo nos cabelos, devido ao formato do fio.

Já quem tem cabelos naturalmente lisos, o alisamento químico pode se manter por mais tempo e deixar os fios sempre alinhados. No entanto, da mesma forma que em todos os tipos capilares, os cuidados específicos devem ser sempre mantidos para um cabelo saudável e sempre bonito, como vamos mostrar nos próximos parágrafos.

Cuidados após a aplicação

Apesar de ser menos agressiva que os demais tipos de escovas progressivas, a escova alemã também se trata de um procedimento químico e, portanto, exige cuidados específicos com os fios não só para manter o efeito liso por mais tempo, como também para deixá-los sempre saudáveis e bonitos.

Neste caso, a sugestão dos experts no assunto é para que se invista em hidratações profundas quinzenais e que se faça menos lavagens após a aplicação do produto. Além disso, é necessário apostar em produtos específicos para cabelos quimicamente tratados e evitar shampoos antirresíduos, já que estes ajudam a remover químicas das madeixas durante o banho, o que você não vai querer neste momento.

Ainda, uma dica muito importante é evitar também banhos de mar e de piscina, exposição excessiva ao sol e não usar shampoos e condicionadores com sal.

Onde comprar e preço

A escova alemã pode ser encontrada em qualquer farmácia, loja de cosméticos ou perfumaria, seja em estabelecimentos físicos ou na internet. Em geral, ela costuma ser vendida em kits, que custam, em média, de R$ 150 a R$ 170.

No entanto, se você for fazer esse procedimento em um salão de beleza, o preço pode ficar um pouco mais salgado devido à mão de obra do profissional que irá realizar o procedimento no seu cabelo.

Gostou do artigo? Então, aproveite para ver também os nossos outros posts sobre escovas progressivas para escolher a melhor para você:

/* ]]> */