Beleza Cabelos

Escova London alisa os cabelos e hidrata sem usar formol; saiba mais aqui

Se existe uma verdade absoluta acerca do comportamento feminino é que nunca estamos totalmente satisfeitas com o nosso visual. E, sem dúvidas, os cabelos acabam sendo as maiores “vítimas” das mudanças às quais recorremos para dar um up no look.

Cortamos daqui, pintamos de lá, usamos cachos quando queremos ficar mais sexys e lisos quando a ideia é oferecer mais praticidade à rotina. E por falar em cabelos lisos, mesmo com a onda de cabelos cacheados nessa temporada, eles estão sempre em alta e, por isso, surgem cada dia mais no mercado de beleza procedimentos para alisar os fios, deixando-os bem alinhados e bonitos, sem prejudicar a saúde da fibra capilar.

Um deles é a Escova London, que você vai conhecer no artigo de hoje. O procedimento é uma novidade de origem inglesa – daí, o nome – e promete alisar os cabelos, controlar o volume excessivo (no caso de cabelos cacheados) e, ainda, hidratar os fios, uma vez que não possui formol em sua composição.

Se você é adepta a qualquer tipo de alisamento, já deve estar cansada de saber que o formol teve o seu uso proibido em escovas progressivas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por ser uma substância altamente prejudicial à saúde capilar e geral do corpo, podendo provocar uma série de reações alérgicas perigosas e fatais.

Por isso, as opções de procedimentos sem formol, como é o caso da Escova London, são as mais recomendadas para quem não vive sem alisar as madeixas. Quer saber mais sobre como funciona a Escova London? Então, continue lendo esse post até o final e conheça tudo sobre o procedimento!

O que é e como funciona a Escova London?

A Escova London, ou escova inglesa, como também é conhecida, é um tipo de alisamento capilar químico que surgiu na Inglaterra – daí, o seu nome – que, diferente da maioria das demais escovas progressivas – não possui formol em sua fórmula, sendo ideal para alisar os cabelos sem danificar a fibra capilar.

Não é à toa que o procedimento conquistou até mesmo as celebridades, com Angelina Jolie, Madonna e Paris Hilton, que aderiram ao tratamento de alisamento gradativo para estar com as madeixas sempre em dia para pisar com tudo no tapete vermelho.

Além de controlar o volume dos fios, principalmente no caso de quem tem cachos, ela alisa e hidrata as madeixas, ao mesmo tempo, deixando-as com um aspecto saudável e super natural. Para isso, a Escova London possui em sua composição um mix de ingredientes que atuam como uma espécie de mistura entre blindagem dos fios e escova progressiva.

São eles proteínas de alto valor biológico, como o hidrolisado de albumina, presente em uma concentração de 15%, hidrolisados de proteínas da soja e do trigo, aminoácidos, queratina, além de ceramidas e silicones, que agem diretamente na fibra os fios, hidratando-os profundamente e, portanto, evitando o ressecamento normalmente causado pelos demais tipos de alisamento químico que usam formol em sua aplicação.

Já a ação alisadora, que substitui o formol, fica por conta dos polímeros presentes na composição, que formam um tipo de capa protetora ao redor dos fios, que oferece um aspecto “envernizado” e brilhoso, além de evitar que o cabelo volte à sua forma natural quando em contato com a umidade ou água.

A boa notícia é que, por não conter formol em sua composição, a Escova London pode ser feita em todos os tipos de cabelo, mesmo os que passaram por algum tipo de tratamento químico anteriormente, como tinturas ou alisamentos, sendo compatível com qualquer substância.

Como fazer? Confira passo a passo

Agora que você já sabe como funciona a Escova London e como ela pode ajudar a alisar e hidratar os seus cabelos, ao mesmo tempo, chegou a hora de aprender como fazê-la passo a passo. Antes de começar, é preciso que você saiba que a aplicação pode demorar entre 1h30 à 2h30, o que vai depender do quanto você quer que os seus fios fiquem lisos.

Além disso, é importante ressaltar que, caso você não tenha habilidade para manusear produtos químicos ou nunca tenha feito isso na vida, o recomendado é procurar a ajuda de um profissional em um salão de beleza próximo da sua casa ou de sua confiança.

Com todas essas dicas dadas, agora sim você pode começar a fazer a sua Escova London. Basta seguir o passo a passo que nós vamos te ensinar a seguir para não errar e estragar o visual:

Passo 1: O primeiro passo para fazer a sua escova é lavar os cabelos com um shampoo antirresíduos, reaplicando-o quantas vezes achar necessário até que os fios estejam totalmente limpos.

Passo 2: Em seguida, enxágue bem e retire o excesso de umidade com a ajuda de uma toalha, sem esfregá-la nos fios, apenas pressionando-a delicadamente contra o cabelo.

Passo 3: Feito isso, pegue um secador e seque os fios em aproximadamente 70%, sem desembaraçá-los ou escová-los (alisá-los). Se for o caso, também pode utilizar os dedos em vez do secador.

Passo 4: Depois disso, divida o cabelo em mechas e comece a aplicar o produto da Escova London, seguindo da nuca em direção ao topo da cabeça.

Passo 5: Espere cerca de 10 minutos e escove (alise) todo o cabelo com a ajuda de um secador.

Passo 6: Após escovar todo o cabelo, divida-o em mechas novamente e passe a chapinha em cada uma delas. A quantidade de vezes vai depender do quanto você quer que o cabelo fique liso. Ou seja, se quiser apenas reduzir o volume dos cachos, passe poucas vezes; e se preferir 100% liso, passe o aparelho quente pelo menos 8 vezes em cada mecha.

Passo 7: Terminada essa etapa, enxágue o cabelo em água morna e aplique o neutralizante.

Passo 8: Em seguida, seque novamente o cabelo com o secador, escovando-o (alisando-o) ou apenas retirando a umidade para deixar os fios com aparência mais natural. Prontinha!

Cuidados após a aplicação

Apesar de ser um procedimento extremamente benéfico à saúde capilar, a Escova London também se trata de um alisamento químico e, portanto, exige os mesmos cuidados específicos com os cabelos como qualquer outro.

Neste caso, a recomendação é evitar produtos para restauração dos fios, shampoos antirresíduos e shampoos anticaspa nas lavagens. No lugar destes, basta usar shampoos e condicionadores sem sal para uma maior durabilidade do tratamento nos fios.

Ainda, é imprescindível fazer hidratações reconstrutoras e hidratantes semanalmente, o que ajudará a manter os fios sempre fortes, hidratados e macios. Além disso, a dica dos especialistas no assunto é fazer uma cauterização capilar a cada mês, queratinização e plástica capilar a cada 15 dias.

Com todos esses cuidados, a sua Escova London poderá durar mais tempo e os seus cabelos sempre saudáveis e bonitos.

Quanto dura a Escova London?

Se você conseguir manter todos os cuidados que listamos anteriormente, e dependendo do seu tipo capilar, a Escova London pode durar até 3 meses. Em cabelos cacheados, procedimentos de alisamento no cabelo tendem a durar menos por conta da estrutura do fio (espiral).

Quanto mais cachos você tiver, mais difícil será torná-lo liso em apenas uma aplicação. Em cabelos naturalmente lisos ou ondulados, o procedimento pode durar até mais tempo.

Contraindicações

A Escova London não possui formol em sua composição, apenas proteínas de alto valor biológico, que fazem muito bem à saúde capilar e, portanto, não fazem mal à saúde no geral.

No entanto, é recomendado que mulheres grávidas ou que estejam amamentando não realizem o procedimento durante estes períodos, uma vez que o resultado pode não ser tão satisfatório por conta das alterações hormonais comuns nestes dois casos, que provocam, inclusive, a queda dos fios.

Quanto custa?

A Escova London pode custar um pouco mais caro que os demais tipos de escovas progressivas por não conter formol em sua composição e, portanto, não prejudicar a fibra capilar, como acontece com as outras.

Em geral, o seu preço pode variar entre R$ 150 e R$ 300, dependendo do salão de beleza, região onde você mora, marca do produto utilizado e valor da mão de obra cobrado pelo profissional que irá realizar o procedimento.

Gostou do artigo? Então, aproveite para ler também os nossos outros post sobre escovas progressivas e escolher a melhor para os seus cabelos:

/* ]]> */