Beleza Cabelos

Saiba como escolher a escova certa para o seu tipo de cabelo

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Toda mulher quer estar sempre antenada nas novidades do universo beauty quando o assunto são produtos capilares, tinturas, alisamentos e técnicas de clareamento, concorda?

No entanto, muitas vezes, o que muitas acabam esquecendo é que, além de investir no que há de novo no mercado de cosméticos para potencializar a saúde e beleza dos nossos fios, alguns cuidados básicos em casa, especialmente na hora de pentear as madeixas, são extremamente importantes para um cabelo bonito e saudável.

Neste sentido, é preciso investir na escova certa para cada tipo de cabelo, bem como o estilo de cerdas perfeito para desembaraçar e modelar os seus fios. Até chegar aqui, você deve ter percebido que aquela gaveta na penteadeira cheia de escovas provavelmente não está servindo de nada…

Na hora de escovar ou desembaraçar os fios, sempre fica a dúvida: como saber se estou usando a escova ou pente adequados? Raquete, redonda, térmica, com cerdas de metal ou naturais? Parece difícil, mas a dica dos especialistas é para que você opte pelo acessório de acordo com o seu tipo de fio e efeito que deseja dar a ele, se é alisar ou modelar, definir cachos ou baixar o volume, etc.

Fique de olho no nosso artigo de hoje e aprenda qual é o tipo de escova ideal para todos os tipos capilares. Vem comigo!

1 – Escova raquete

A escova raquete é aquela oval, com cerdas de plástico e com bolinhas nas pontas que servem para proteger o couro cabeludo. O modelo é ideal para cabelos lisos e de tamanho longo, mas todos os tipos capilares podem ser penteados por ela, especialmente no caso de quem tem a raiz muito sensível.

2 – Escova retangular

Por ter um excelente espaço entre as cerdas, a escova retangular serve para desembaraçar todos os tipos de cabelo, sendo este motivo de todo mundo já ter tido uma dessas na vida. Esse maior espaçamento que ela possui, se comparada aos demais modelos de escova, é ideal para evitar que os fios quebrem.

3 – Escova com base de cerâmica

De formato arredondado, a escova com base de cerâmica é muito recomendada para quem tem cabelos lisos ou ondulados. A principal vantagem desse acessório é que ele é ativado com o calor do secador, o que pode ajudar ainda mais a desembaraçar e escovar os fios.

4 – Escova fininha

Com diâmetro menos, a escova fininha é ideal para cabelos curtos, seja para modelar, cachear ou finalizar de alguma outra forma. Além disso, por conta do revestimento em cerâmica, ao entrar em contato com o secador, o acessório fica aquecido e ajuda a tratar os fios, reduzindo o frizz.

5 – Escova almofadada

Mais recomendado para cabelos lisos e ondulados, especialmente os de tamanho longo, o modelo de escova almofadada possui cerdas de plástico. Por isso, ela também é indicada para pessoas com muita sensibilidade no couro cabeludo. Outra vantagem desse acessório é que, quando utilizado com um secador, pode modelar os fios, mas sem deixá-los tão lisos.

6 – Escova ventilada

O modelo de escova ventilada, especialmente aquele com base de cerâmica, formato oval e cerdas naturais, serve para secar e modelar as pontas. Mais uma vez, por conta da cerâmica, ela é ativada quando em contato com o calor do secador e, por ser ventilada e conter espaços entre as cerdas, oferece mais volume ao cabelo.

Conheça os tipos de cerdas

O segredo de um cabelo bonito pode estar não só na escolha do modelo de escova certa, mas também do material do qual são feitas as suas cerdas. Somente assim, você poderá se livrar do frizz causado pelo uso inadequado dos acessórios. Descubra agora qual é o tipo de cerca mais indicado para as suas madeixas:

  • Cerdas naturais: Ajudam a desembaraçar e pentear melhor os fios, podendo ser utilizadas por qualquer tipo capilar.
  • Cerdas de náilon: São mais indicadas para cabelos lisos ou levemente ondulados. Por ser um material frágil em contato com o calor, podendo derreter, cuidado quando for usar o secador para não queimar o couro cabeludo. As escovas de cerdas de náilon com bolinhas nas pontas causam o mesmo efeito e, ainda, promovem uma leve massagem no couro cabeludo enquanto penteiam a região.
  • Cerdas mistas (náilon e javali): As escovas feitas com cerdas de javali têm efeito alisador nos fios. Quando unidas às cerdas de náilon, podem ajudar a desembaraçar com mais facilidade.

Dicas extras na hora de escolher a escova ideal

Depois de entender a função de cada tipo de escova para cabelo e qual é a ideal para você, inclusive as cerdas, também é preciso ficar atenta à algumas dicas extras em relação aos seus fios. Veja:

Cabelos grossos: Estes, geralmente, possuem mais volume. Por isso, a dica é direcionar os pentes de plástico mais resistentes e com dentes abertos para facilitar a passagem dos fios, evitando, assim, o risco de quebra.

Cabelos ondulados: Quem tem fios ondulados não devem penteá-los diariamente para não deixar as “ondas” irritadas e sem forma, o que poderia causar um aumento do volume. Portanto, depois do banho, o ideal é pentear os cabelos apenas uma vez, com a ajuda de um pente de dentes largos e, de preferência, feito de madeira para não deixar nenhum frizz.

Veja também: Melhores cortes para cabelos ondulados 2017

Cabelos cacheados e crespos: Fios cacheados e crespos costumam ser bem finos e, portanto, tendem a quebrar com mais facilidade, inclusive na hora de pentear. Por isso, opte por utilizar sempre um pente tipo jacaré (que possui dentes em formato de gota) e desembaraçar as madeixas de maneira suave, sem colocar muita força.

Cabelos lisos: Estes são o que mais precisam de um pouco de volume para deixar o visual mais bonito. Por isso, evite deixar condicionador ou resto de qualquer outro produto nos fios, pois isso pode deixá-los mais pesados e com uma aparência “caída”.

 Cuidados básicos com a escova de cabelo

Se você quer manter a saúde dos seus cabelos sempre em dia e, de quebra, preservar a sua escova por mais tempo, a dica é cuidar da higienização do acessório. Para isso, você deve retirar toda vez que usar os fios que ficaram presos nas cerdas, o que pode ser feito com a ajuda de um pente fino, e limpá-la pelo menos uma vez por semana.

A limpeza pode ser feita da seguinte forma: deixe a sua escova de molho em uma mistura de água e sabão neutro por cerca de 10 minutos. Enxágue e seque bem antes de pentear os cabelos novamente.

Além da lavagem, você também pode procurar em lojas especializadas alguns higienizadores em versão spray que possuem forte ação antibactericida, excelentes opções para limpar o acessório de forma profunda e, com isso, deixar os seus fios longe de qualquer problema.

Saiba mais: Como limpar a escova de cabelo: aprenda a manter o acessório limpo e higienizado!

Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo contando qual é o tipo de escova para cabelo que você costuma usar na sua rotina…

Até a próxima!

/* ]]> */