Beleza Cabelos

Saiba tudo sobre a escova progressiva sem formol

A busca por cabelos lisos e sedosos é uma busca incessante de muitas mulheres na sociedade atual, principalmente pela praticidade que eles trazem no dia a dia. Para isso, elas recorrem a inúmeros métodos de alisamento para conseguir o cabelo perfeito, que além de ser bonito não dê nenhum trabalho para arrumar.

Mas, conseguir um procedimento para alisar as madeixas sem prejudicar a saúde dos fios não é nada fácil. Há algumas estratégias que podem facilitar a vida daquelas que estão buscando um liso perfeito, mas elas não excluem de vez a possibilidade de danificar os cabelos.

O jeito, então, é recorrer a métodos menos agressivos, mas eficientes. Um deles é a escova progressiva sem formol, que vem sendo muito utilizada nos salões de beleza após a proibição pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da substância em produtos alisadores.

Você sabe como funciona a escova progressiva sem formol? Leia este artigo até o final e saiba tudo sobre o processo de alisamento.

O que é a escova progressiva sem formol?

A escova progressiva sem formol é um método de alisamento capilar que busca reduzir o volume e o frizz, principalmente em cabelos rebeldes ou armados, mas sem o uso de substâncias cancerígenas, como o formol. Ela é indicada, principalmente, para mulheres com cabelos cacheados ou crespos. Veja o guia completo que fizemos sobre a progressiva.

O procedimento foi criado pelo médico José Kacowickz e promete ligar todas as estruturas dos fios, conferindo um cabelo liso, sedoso e brilhante. A técnica é aprovada pela Anvisa e não tem cheiro ruim, ao contrário da escova progressiva com formol.

O uso do formol foi proibido pelo órgão por ser altamente cancerígeno, podendo provocar reações alérgicas graves, calvície, danos ao cabelo e até levar à morte, como já aconteceu em vários casos divulgados pela mídia.

Como funciona a escova progressiva sem formol?

O procedimento de alisamento é feito a partir de ativos naturais e outras químicas que não agridem o cabelo e nem a saúde da mulher. A promessa é madeixas mais maleáveis, lisas, brilhosas e muito mais fáceis de cuidar.

Para isso, a escova progressiva sem formol, ao contrário de outras técnicas de alisamento capilar, possui ingredientes em sua composição que induzem o cabelo a produzir mais colágeno, uma substância essencial para prolongar a vida dos fios e deixá-los ainda mais saudáveis. Veja abaixo uma foto da blogueira Kemilly Bertine

antes e depois escova sem formol

Escova sem Formol – Antes e Depois da Kemilly Bertine Fonte

Como fazer a escova progressiva sem formol – passo a passo

O ideal é que a escova progressiva seja feita em um salão de beleza, por um profissional especializado. Porém, você pode comprar o produto e fazer sozinha em casa. Se este for o seu caso, é bom lembrar que alguns cuidados serão redobrados, principalmente na hora da escolha do produto e da aplicação.

Confira abaixo o passo a passo para fazer a escova progressiva sem formol:

  • Passo 1: Ao comprar o produto, verifique se o mesmo possui formol. Para não ser enganada, confira na embalagem se há entre os ingredientes o formaldeído ou o poliformol. Se não tiver, pode comprar tranquilamente.
  • Passo 2: Antes de aplicar, lave os cabelos com shampoo anti-resíduos para retirar toda sujeira.
  • Passo 3: Seque bem os cabelos e aplique o produto. Deixe agir por 20 minutos.
  • Passo 4: Escove os cabelos com o secador e depois modele com a chapinha.
  • Passo 5: Em seguida, lave novamente os cabelos para retirar o produto e aplique uma máscara para hidratar. Enxágue.
  • Passo 6: Se quiser, refaça a escova e chapinha. Pronto!

Cuidados após a escova progressiva sem formol

Depois de feito o alisamento com a escova progressiva sem formol, é necessário tomar alguns cuidados especiais para prolongar o efeito do produto e não danificar os cabelos. Veja quais são:

  1. Evite usar shampoos de limpeza profunda ou anti-resíduos, pois diminuem a duração do efeito do procedimento;
  2. Faça hidratações semanais, pois as pontas podem ficar ressecadas por causa do procedimento ou tornar os cabelos elásticos, pois muda a distribuição de queratina ao longo dos fios;
  3. Faça hidratações, mas nunca as de limpeza profunda, pois podem causar o mesmo efeito dos shampoos anti-resíduos;
  4. Evite dormir com os cabelos molhados, pois isso muda a estrutura dos fios.

Vantagens da escova progressiva sem formol

  • Não danifica os cabelos;
  • Não prejudica a saúde;
  • É livre de substâncias cancerígenas, como o formol;
  • Pode ser feita em cabelos que já receberam químicas (ao contrário da escova progressiva com formol);
  • Pode ser lavada no primeiro dia de aplicação;
  • Não tem cheiro ruim;
  • Não interfere na cor de cabelos tingidos.

Desvantagens da escova progressiva sem formol

  • Demora mais para fazer efeito em cabelos cacheados;
  • Não alisa o cabelo na primeira aplicação;
  • Não pode ser usada em cabelos afros.

Melhores tipos de escova progressiva sem formol

Amaciamento Progressivo Nutri Straight Q8

O produto tem como principal componente a amônia, substância que, em contato com os fios, consegue amolecê-los, deixando-os prontos para uma nova modelagem. Neste caso, o alisamento.

O líquido neutralizante, indispensável após qualquer química, possui formulação rica em proteínas, nutrindo o fio e garantindo que ele fique macio, brilhante e com balanço natural. O Nutri Straight Q8 é indicado para todos os tipos de cabelo, menos o afro.

Escova progressiva sem formol X-tenso Progressivo

Este tipo de escova progressiva é feita à base de tioglicolato de amônia (um princípio ativo que serve para amolecer a fibra capilar, deixando-a maleável para ser moldada), desenvolvido com a chamada “tecnologia autocontrole catiônico”.

Ela é capaz de preservar as estruturas de queratina enquanto alisa, mantendo o cabelo saudável. O tratamento com o X-tenso Progressivo é considerado o mais eficiente no mercado de alisadores sem formol.

Escova progressiva sem formol Inteligente Blue Max Evolution

É considerada, principalmente, um tratamento anti-volume e garante brilho, maciez e hidratação aos cabelos. Ela é ideal para cabelos normais, ressecados ou danificados por processos químicos.

Escova progressiva sem formol de chocolate

Esse tipo de escova sem formol dá brilho, maciez e reduz o volume das madeixas e é indicada para quem tem cabelos ressecados, com muito frizz e volume. Ela consegue alisar os fios cem por cento dos cabelos ondulados. No caso dos cacheados e crespos, retira completamente o volume, deixando-os mais soltos e naturais.

Escova progressiva sem formol de frutas

Independente do tipo de escova de fruta, o procedimento sem formol é rico em vitaminas e, por isso, garante mais vida e maciez aos fios. As escovas progressivas de frutas podem ser feitas em qualquer tipo de cabelo – exceto o afro -, mas são bem mais eficazes em cabelos ondulados ou com frizz.

Como identificar a escova progressiva sem formol?

Muitas marcas afirmam que não incluem o formol na composição de seus produtos alisadores, mas nem sempre isso é verdade. Para evitar o engano, verifique na embalagem se há entre os ingredientes o formaldeído ou o poliformol.

Se você encontrar esses nomes na embalagem, não compre o produto e, para evitar que outras pessoas caiam no golpe, denuncie a marca pelo crime de propaganda enganosa.

Onde comprar a escova progressiva sem formol?

A escova progressiva sem formol pode ser encontrada em qualquer loja de cosméticos ou farmácias, em qualquer parte do país. Se preferir, o produto também pode ser comprado pela internet. A dica principal é verificar sempre na embalagem se a escova possui formol, pois muitas marcas afirmam não conter a substância, mas não é o que realmente acontece.

Quanto tempo dura a escova progressiva sem formol?

O procedimento dura, aproximadamente, 3 meses. O tempo que o produto vai permanecer nas madeixas vai depender dos cuidados de cada uma, incluindo as vezes que a mulher lava o cabelo.

O fato é que quanto menos cuidados você tiver com os cabelos, menos tempo a escova progressiva sem formol vai durar. A dica é usar bons produtos capilares, em especial aqueles específicos para cabelos quimicamente tratados, e fazer hidratações semanalmente para prolongar o efeito da escova.

Efeitos colaterais

A escova progressiva sem formol não traz nenhum efeito colateral, já que possui ativos naturais e químicas que não agridem a saúde. A única preocupação e cuidado que a mulher deve ter é com relação à temperatura da chapinha na hora de realizar o procedimento.

De acordo com especialistas, os cabelos aguentam uma temperatura máxima de até 200 °C. Por isso, é ideal que a chapinha esteja dentre dessa temperatura para evitar danos aos cabelos. Caso contrário, os efeitos indesejados podem variar entre cabelos quebradiços e ressecados, devido à queima das fibras capilares.

Contraindicações

Mesmo sendo livre de químicas prejudiciais à saúde, o uso da escova progressiva não é indicado para grávidas ou lactantes, pois pode ser que os ingredientes que compõem o produto façam mal ao bebê. A recomendação é consultar um médico antes de decidir fazer o tratamento.

Pessoas com couro cabeludo sensível e cabelos muito oleosos também não devem fazer a escova progressiva, pois pode causar ainda mais sensibilidade e oleosidade no couro.

Além disso, pessoas com cabelos virgens não são totalmente contraindicadas, mas normalmente não obtêm os melhores resultados ao fazer essa técnica. Você já fez progressiva sem formol? Deixe nos comentários sua experiência!

Caso queira ler mais sobre como cuidar de seus cabelos, veja abaixo 5 posts recomendados:

  1. Posso dormir com cabelo molhado?
  2. Saiba para que serve o shampoo desamarelador
  3. Tudo sobre Detox Capilar
  4. Inspiração: Veja fotos de mulheres com Cabelos Curtos
  5. Aplique de cabelo estraga o seu cabelo?

Comentar

/* ]]> */