Beleza Pele

Esfoliação da pele: Conheça os benefícios e dicas para fazer sem erros!

Esfoliante
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A esfoliação da pele é uma das principais etapas da rotina de beleza, afinal essa técnica – quando bem aplicada – promove a renovação da pele, proporcionando viço e luminosidade.

Além de ativar a renovação celular, a esfoliação elimina a aspereza, marcas e manchas, além de facilitar a remoção de impurezas e cravos, deixando a pele mais macia e uniforme. Além disso, aumenta a absorção de hidratantes e potencializa seus efeitos.

Entenda neste post a importância da esfoliação da pele, seus benefícios e dicas de como fazer sem erros. Confira!

O que é a esfoliação da pele?

A esfoliação é o processo de remoção de células mortas que se acumulam diariamente na superfície da pele, conferindo a esta um aspecto opaco e sem viço. É como um peeling mecânico, que consiste em esfregar suavemente a pele com um creme ou óleo granuloso.

Ela pode ser feita em qualquer parte do corpo – exceto mucosas, regiões íntimas e sensíveis – sempre respeitando os cuidados específicos para cada área.

Existem muitos tipos de esfoliantes no mercado cosmético, como cremes, óleos, sabonetes e em gel, e também específicos para diferentes partes do corpo, como esfoliantes faciais, corporais, para os pés, entre outros.

Esses produtos podem ser mais ou menos abrasivos de acordo com a área do corpo para a qual ele é produzido, e as partículas que promovem a esfoliação da pele podem ser de origem vegetal, como as de sementes de bambu e linhaça, ou sintéticas.

Esfoliação facial

A esfoliação facial é essencial para manter a pele do rosto lisa, macia e hidratada.

O uso de esfoliantes nesta região evita pelos encravados, espinhas, cravos e a oleosidade excessiva da pele. Além de amenizar marcas e manchas, já que estimula a renovação celular.

Deve ser feita uma vez por semana, antes da limpeza de pele. Nunca mais do que isso, pois a esfoliação em excesso pode ser prejudicial e deixar a pele ressecada.

Existem muitos esfoliantes faciais no mercado e antes de comprar, você deve observar se ele é para o seu tipo de pele. Geralmente, os esfoliantes em gel são indicados para peles mistas e oleosas, enquanto versões em creme funcionam melhor para peles secas. Peles sensíveis necessitam de versões mais suaves, com grânulos menores e menos abrasivos.

Também existem receitas de esfoliantes caseiros, a mais comum é uma mistura de açúcar cristal, mel e creme hidratante facial da sua preferência.

Esfoliação corporal

Assim como acontece no rosto, a pele do corpo também acumula impurezas e células mortas, portanto, fazer a sua esfoliação também é essencial para mantê-la bonita e saudável.

A esfoliação corporal pode ajudar a evitar pelos encravados decorrentes da depilação. Para isso, esfolie o corpo três dias antes e três dias depois da remoção dos pelos.

A esfoliação pode ser feita uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo do tipo e sensibilidade da pele. No verão, fazer a esfoliação da pele semanalmente deixa o bronzeado mais bonito e uniforme. Já no inverno, recomenda-se esfoliar quinzenalmente já que o clima seco e frio tende a deixar a pele mais ressecada.

Algumas regiões naturalmente mais ásperas do corpo – como pés, joelhos e cotovelos – podem ser esfoliadas com mais frequência ou com produtos mais abrasivos. Existem cremes esfoliantes específicos para essas áreas em lojas de cosméticos.

Como fazer a esfoliação da pele?

No caso da esfoliação facial, a aplicação do esfoliante deve ser feita sempre sobre a pele limpa, com movimentos leves e circulares, massageando com um pouco de pressão, mas sem machucar ou arranhar a pele.

Depois, é só lavar o rosto com água e um sabonete neutro e dar continuidade à rotina de limpeza de pele, aplicando um tônico adstringente, um creme hidratante e um protetor solar, se o procedimento for durante o dia.

Já a esfoliação corporal deve ser feita preferencialmente durante o banho. Lave o corpo com o sabonete de sua preferência e depois aplique o esfoliante em movimentos circulares, massageando a pele com uma leve pressão. Depois, é só enxaguar com água abundante, removendo qualquer resquício do produto.

Tanto na esfoliação facial como na corporal é essencial aplicar um hidratante após o procedimento, pois os esfoliantes tendem a ressecar a pele. Sem contar que após a esfoliação, a pele está mais propícia a absorver os ativos hidratantes, potencializando o seu efeito.

Quais são os benefícios da esfoliação da pele?

A esfoliação traz diversos benefícios para a saúde e beleza da pele. Confira:

  • Melhora a aparência e textura da pele;
  • Desobstrui os poros;
  • Previne o aparecimento de pelos encravados e acnes;
  • Melhora a absorção e potencializa a ação de hidrantes e dermocosméticos;
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Promove a renovação celular;
  • Clareia manchas e marcas.

Para ter sucesso na esfoliação da pele, sempre opte por produtos que correspondam ao seu tipo de pele e área a ser esfoliada, respeite a periodicidade do procedimento, não esfolie logo após a depilação ou áreas que estejam lesionadas e sensíveis e por fim, sempre hidrate a pele ao final da esfoliação.

Você esfolia sua pele com frequência? Ou nunca achou que esse cuidado fosse necessário?

/* ]]> */