Beleza Pele

Esfoliante Caseiro: 5 receitas simples, e renovação para o corpo todo

Esfoliante caseiro

Rosto, corpo, pés. Cada parte exige cuidados específicos, que podemos ter em casa quando sobra um tempinho. Confira a seguir dicas de esfoliantes caseiros para renovar sua pele de forma prática e econômica.

Antes de começar, é importante falar que pessoas com acne ou manchas não devem passar nada na face antes de consultar um médico. Até os produtos de uso doméstico, aparentemente inofensivos, podem trazer algum ingrediente não recomendado em casos assim.

Recado dado, vamos às receitas de esfoliante caseiro:

1. Mel com açúcar (para todos os tipos de pele – rosto e corpo)

Ingredientes

  • 2 Colheres (sopa) de mel
  • 2 Colheres (sopa) de açúcar

Modo de aplicar

Depois de lavar a pele como de costume, esfolie o local com a mistura suavemente; deixe agir por até 10 minutos e enxágue.

É um segredinho de beleza perfeito para quem não abre mão de ingredientes naturais para esfoliar pele. A mistura serve principalmente para cotovelos e pés, mas com jeitinho e movimentos suaves, você pode passá-la no rosto também.

O açúcar mascavo é mais natural e menos agressivo; ajuda na absorção de nutrientes responsáveis pela saúde e boa aparência da cútis.

A aplicação da esfoliação deve ser feita com delicadeza, em círculos. Jamais force a mistura contra pele, pois isso é capaz de criar pequenas lesões no local. O motivo: não há uma uniformidade nos grânulos do açúcar.

A misturinha caseira de mel e açúcar favorece o brilho e a maciez da pele. E os resultados são notados em alguns minutos após a aplicação.

Este tratamento esfoliante natural pode ser feito uma vez por semana.

É possível incluir outros ingredientes na receita, dependendo da necessidade.

Uma das alternativas é acrescentar 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos e 2 colheres (sopa) de iogurte natural.

Outra opção é usar mamão amassado no lugar do iogurte na receita acima, pois a papaína tem ação esfoliante.

Se a sua pele é muito seca, adicione abacate em vez de iogurte. Isso proporciona uma ação emoliente graças aos óleos naturais da fruta.

2. Esfoliante corporal com hidratante

  • 5 Colheres (sopa) de açúcar cristal
  • Creme hidratante corporal de sua preferência

Modo de aplicar

Em um recipiente médio, coloque o açúcar em uma quantidade de hidratante suficiente para obter uma consistência pastosa.

Passe o esfoliante caseiro por todo o corpo, massageando cada parte com calma e leveza para não agredir a pele. Enxague logo em seguida.

Outras versões de esfoliante caseiro corporal com açúcar:

3. Esfoliante de açúcar, limão e azeite

Basta juntar 3 colheres (sopa) de açúcar, o suco da metade de um limão e 3 colheres (sopa) de azeite de oliva. Cuidado com o limão. Ele pode manchar a pele quando em contato com o sol.

4. Esfoliante de açúcar, mel e azeite

Você só precisa misturar meia xícara de açúcar branco, 3 colheres (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo de amêndoas.

Por fim, uma sugestão de esfoliante caseiro para os pés.

5. Esfoliante para os pés:

Ingredientes

  • 1 Colher de açúcar (refinado ou cristal)
  • 1 Colher de gengibre em pó
  • 1 Colher de mel
  • 3 Colheres de óleo de amêndoas doces

Modo de preparar e aplicar

Misture bem os ingredientes até formar uma pasta. Passe o produto com movimentos rápidos e circulares nos pés, caprichando nas partes mais ásperas. Enxague com água morna, seque com uma toalha e aplique creme hidratante apropriado.

O método da esfoliação é indicado para renovar a pele; elimina as células mortas da superfície, favorecendo a desobstrução dos poros.

Aproveite as dicas de esfoliantes caseiros do post de hoje, mas lembre-se que elas não substituem sua consulta com o dermatologista. Cuide de sua pele com um médico. Só ele pode indicar tratamentos e procedimentos de acordo com sua necessidade.

Cuide-se! Até a próxima…

/* ]]> */