Nutrição

Conheça os benefícios do espinafre!

O espinafre, vegetal de folhas escuras muito famoso por dar força ao marinheiro Popeye, é de fato um alimento poderoso.

É, na verdade, uma erva daninha de alta resistência originária de regiões geladas do sudoeste asiático, e que passou a ser consumida como alimento.

Possui folhas escuras e alternadas que podem chegar a 30 cm de altura, de sabor suave e levemente alcalino, usadas comumente em receitas de saladas, sopas e molhos.

Além disso, apresenta alta quantidade e diversidade de nutrientes, responsáveis pelos benefícios do espinafre para a saúde. Conheça-os neste post.

1. Benefícios do espinafre para a nutrição geral

Como dissemos acima, o espinafre é um alimento altamente nutritivo.

É uma excelente fonte de vitamina A, C, complexo B e principalmente vitamina K. Além disso apresenta antioxidantes e fibras alimentares.

Também possui em sua composição minerais essenciais para a vitalidade e bom funcionamento do corpo, como ferro, cálcio, magnésio, manganês, potássio e sódio.

E o melhor é que, apesar de ser rico em nutrientes, o espinafre não é um alimento calórico, sendo que 100 gramas desse vegetal fornecem somente 23 calorias.

2. Ajuda a manter a saúde dos olhos

blefaroplastia-cirurgia-de-olhos

Entre os benefícios do espinafre, está a saúde ocular.

Ele é rico em antioxidantes, entre eles, a luteína e a zeaxantina, carotenoides que ajudam na prevenção de doenças oculares resultantes do envelhecimento, como degeneração macular, catarata e fotofobia.

Por isso, o consumo de espinafre é recomendado para pessoas de idade avançada.

3. Possui ação antioxidante

O espinafre é fonte de minerais, vitamina C, vitamina E e beta-carotenos, compostos que possuem ação antioxidante auxiliando o organismo no combate aos processos de oxidação causados pelos radicais livres.

Assim, evita o envelhecimento precoce das células, e previne o aparecimento de tumores, doenças ósseas como a osteoporose e do coração, como a hipertensão e aterosclerose.

4. Auxilia a digestão e no tráfego intestinal

Outros benefícios do espinafre para o nosso corpo é sua ação no estômago e intestino, graças à presença das fibras alimentares em sua composição.

Elas auxiliam o processo de digestão, atuam na limpeza do intestino e previne a constipação, ajudando a controlar e regular o trânsito intestinal.

5. Auxilia na perda de peso

Emagrecer-2 (1)

O espinafre pode ser um aliado na perda de peso.

Como dissemos anteriormente, ele é muito rico em nutrientes e pouco calórico.

Além disso, o espinafre é rico em fibras alimentares, que dão sensação de saciedade. Assim, a ingestão de alimentos é reduzida, sem que haja risco de deficiência nutricional.

6. Faz bem ao coração

593770

A prevenção de doenças cardiovasculares está entre os benefícios do espinafre para a saúde.

Isso porque este vegetal possui níveis muito baixos de gordura e não tem colesterol.

Também possui nutrientes benéficos para o coração, como o potássio, magnésio e ácido fólico, capazes de prevenir a hipertensão e diminuir o risco de acidente vascular cerebral.

7. Aumenta a imunidade

O espinafre é rico em vitamina A, nutriente importante no fortalecimento do sistema imunológico.

Ela é capaz de fortalecer os pontos de entrada do organismo, como as mucosas do sistema respiratório, urinários e digestivo, além de ser um componente importante para as células de defesa, os glóbulos brancos.

8. Protege os ossos

Os ossos também são beneficiados com o consumo de espinafre devido à suas altas concentrações de vitamina K. Um copo de espinafre fornece mais 1000% da necessidade diária desse nutriente.

A vitamina K previne a ativação excessiva dos osteoclastos, célula da matriz óssea que degrada o osso. Também estimula a produção de osteocalcina, proteína essencial para fortalecer e manter a densidade dos ossos.

Apesar de todos os benefícios do espinafre para a saúde, este não deve ser consumido em excesso pela presença do ácido oxálico em sua composição, que pode torná-lo tóxico.

suco-espinafre-620x330

O ideal é ingerir cerca de 100 gramas duas ou três vezes por semana. Essa hortaliça é bastante versátil, podendo ser consumida crua, na forma de suco ou salada, refogada, em receitas de sopas, molhos e outros.

Você gosta de espinafre? Como costuma consumir esta folha? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

Comentar

/* ]]> */