Exercícios Saúde

Estação de musculação: o que você precisa saber antes de comprar uma

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Malhar em casa às vezes é a melhor saída para quem não tem muito tempo, anda com o orçamento meio apertado ou, simplesmente, não curte academia. E uma estação de musculação pode ser muito útil em casos assim. Mas você sabe como escolher uma? Não sai daí que eu conto tudo!

Adeptos da musculação que precisam manter a forma sem frequentar a academia constantemente optam por uma estação particular, para treinar com privacidade e na hora que desejar.

A economia com as mensalidades e também com o deslocamento até o local de treino é outro fator positivo ao ter uma estação de musculação no conforto do lar. Sem falar que ela vem com apetrechos muitas vezes suficientes para fazer mais de 30 exercícios diferentes.

Esse aparelho de ginástica conta com muitas possibilidades, entre elas: supino, desenvolvimento de ombro, cadeira flexora, cadeira extensora, puxador alto de costas, pullover, elevação de ombros, rosca direta e muito mais.

As opções dependem do modelo, mas o comum é que a máquina tenha pelo menos 5 exercícios em um só conjunto.

As versões mais completas incluem melhor ajuste na altura e distância do banco, permitindo que pessoas de variados tamanhos possam realizar os movimentos com uma biomecânica mais precisa.

Um bom equipamento é capaz de tonificar partes específicas do corpo sem precisar adquirir itens avulsos de supino, halteres e banco de peso, para citar apenas alguns exemplos.

Dicas para escolher o modelo ideal

• Leve em conta não só os seus objetivos, mas também o seu condicionamento físico. Isto significa que um aparelho X pode ser interessante para quem já pratica atividade física frequentemente e um Y será melhor para quem está começando agora. Considere ainda o tempo que dedicará ao treino em casa.

Existem modelos simples, indicados para iniciantes, que suportam até 65kg em barras e custam em torno de R$1.889,98.

O mercado oferece equipamento semiprofissional com carga para até 100kg, que aguenta usuário com até 120kg e custa cerca de R$4.799,00, entre outros.

• Preste bem atenção ao tamanho da estação de musculação e ao espaço que possui para ela. Tire as medidas e anote tudo, lembrando que a área disponível deve ser sempre maior que o tamanho do aparelho todo montado.

• Desconfie de marcas e modelos baratos demais. No primeiro momento, o valor e o fabricante podem parecer um ótimo negócio, mas os gastos com manutenção e peças quebradas depois poderão dar uma enorme dor de cabeça. Analise bem o custo-benefício dos produtos e como será o atendimento pós-venda, a assistência técnica etc.

• Antes de fechar a compra, perceba a qualidade dos componentes do produto, pois não basta focar somente nos exercícios que você poderá executar com a estação de musculação.

• Peça ajuda de um educador físico e/ou personal trainer, para que ele indique os exercícios que seu equipamento deverá ter para que o aparelho seja adequado às suas necessidades e corpo.

• Confira se é fácil desmontar e transportar sua estação. Dessa maneira, você não precisará chamar um técnico toda vez que trocar o aparelho de lugar.

• Reflita: sua estação será utilizada mesmo ou servirá de (caro) cabide de roupas a curto prazo? Tenha certeza de que tem disciplina e motivação suficientes para investir em uma máquina assim antes de fechar negócio.

Importante: o uso de uma estação de musculação requer supervisão de um profissional. Treinar em casa é prático, mas fazer isso sem o conhecimento adequado do aparelho e dos exercícios pode resultar em lesões graves, especialmente nos ombros, joelhos, coluna e na região da lombar.

Aproveite bem sua academia particular e bons treinos!

Até breve…

/* ]]> */