Maternidade

Tudo sobre a gravidez: 4 ótimos exercícios de relaxamento

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Dizem que a gravidez deixa a mulher em estado de graça. Sendo ou não um estado maravilhoso o de poder gerar uma vida, nem sempre é possível se manter tranquila.

Alguns exercícios podem auxiliar, e muito, a grávida a manter o equilíbrio e controlar a ansiedade.

Neste artigo você conhecerá a importância do relaxamento para a gestante e aprenderá vários tipos de exercícios para praticar.

Quer saber mais sobre como se preparar para o parto? Leia um artigo completo sobre o assunto.

As vantagens de uma gravidez zen

Uma das melhores coisas que a grávida pode fazer para investir em seu bem-estar e no bem estar de seu bebê são os exercícios de relaxamento.

Com a prática contínua deles, é possível reduzir os níveis de ansiedade, que costumam aumentar muito conforme a data prevista do parto se aproxima.

Ao ajudar a manter a calma, essas práticas simples, durante o dia-a-dia, podem ajudar também a prevenir quadros de pressão alta na gestação.

Aliada a uma alimentação saudável, também pode ajudar na prevenção da diabetes gestacional.

Enfim, são inúmeros os benefícios físicos e psicológicos do relaxamento.

Veja algumas opções simples para praticar:

Exercícios de relaxamento:

1. Meditação: conecte-se com seu bebê!

A meditação é uma cultura milenar para treinar e focalizar a mente. Sua origem são países do orientais como Índia, China e Japão.

Existem várias técnicas de meditação: algumas para concentração, outras para contemplação ou até mesmo esvaziar a mente de todos os pensamentos.

Para praticar a meditação, você pode sentar-se em local confortável e tranquilo, pousar as mãos sobre a sua barriga e procurar prestar a atenção em todos os movimentos do bebê.

Sinta cada parte de seu corpo e respire fundo, abrindo sua mente para imaginar cada parte do seu bebê: suas mãos, seu rosto, suas pernas, seus pés.

Você pode praticar 20 minutos todos os dias e vai se sentir mais calma, além de estabelecer um vínculo com seu filho ou filha.

2. Auto-hipnose: aprenda a controlar sua mente!

O Hipnólogo e Psicanalista Lucas Naves, a auto-hipnose pode ajudar a relaxar o corpo. Além disso, você também pode programar sua mente para se preparar para o parto.

Se você já se convenceu da importância da auto-hipnose e gostaria de aprender a fazer um exercício:

  1. Deite-se em um local calmo e silencioso;
  2. Respire fundo repetidamente e preste atenção a sua respiração;
  3. Quanto mais você respirar, mais você se sentirá calma e relaxada;
  4. Depois imagine que uma onda de calmaria está passando pelo seu corpo, iniciando nos pés e terminando na sua cabeça;
  5. Se concentre em cada parte do seu corpo, quando a onda passar por ele, e sinta os músculos relaxando;
  6. Faça isso repetidamente até se sentir completamente relaxada;
  7. Agora que está calma e relaxada, você pode reprogramar sua mente: pense no momento do nascimento de seu filho, imagine ele em seus braços, veja a cena e sinta cada emoção: alegria, alívio, tranquilidade;
  8. Se concentre nos sentimentos bons: felicidade, amor, vitória;
  9. Agora toque sua barriga e faça carinho no seu bebê pensando em todas essas coisas boas.

Perceba que, ao terminar o exercício você se sentirá mais confiante e tranquila. Você pode utilizar algumas técnicas para potencializar a sensação boa, como aromatizantes, músicas calmas e iluminação especial.

Continue a leitura, que iremos ensinar como utilizar essas técnicas mais adiante!

3. Escalda-pés no final do dia: um presente que você merece!

Escalda-pés, que é uma maneira de relaxar no final do dia e que também é ótimo para o inchaço nos pés, consiste em mergulhar os pés em água aquecida e temperada com especiarias.

Para fazer o escalda-pés você vai precisar de:

  • 1 bacia;
  • água aquecida: numa temperatura que seja agradável para o contato com a pele e em quantidade suficiente para cobrir os pés;
  • sal grosso: que vai dar uma sensação de leveza e ajudar a diminuir o inchaço;
  • ervas naturais: camomila, lavanda, hortelã, etc;
  • óleo essencial: ele é encontrado em lojas de produtos naturais e há de várias fragrâncias, escolha a que for mais relaxante para você;
  • bolas de gude ou pedras arredondadas: elas ajudarão a massagear os pés;

Para preparar:

  1. Espalhe sal grosso suficiente para cobrir o fundo da bacia;
  2. Espalhe as ervas naturais e misture levemente ao sal grosso;
  3. Coloque as bolas de gude ou as pedras sobre a mistura do sal grosso;
  4. Adicione a água quente e pingue algumas gotas do óleo essencial de sua preferência.

Segundo os princípios da Reflexologia, ao massagear os pés, você ativa o potencial de cura de seu corpo e sua mente.

4. Caminhadas diárias são uma maravilha!

As caminhadas são uma grande aliada da gestante, porque além de ativar o sistema circulatório, também fortalece o corpo e diminui as dores no corpo, tão comuns na gestação.

Para fazer sua caminhada, procure percursos mais planos e que possuam um clima mais natural, como parques arborizados ou a orla da praia.

Escolha horários nos quais a luz solar é menos agressiva, como o início da manhã e o final da tarde. E não se esqueça do protetor solar!

Também escolha roupas muito confortáveis, que facilitam a movimentação e a circulação de ar. Peças de algodão e tênis são muito bem-vindos!

Vá com calma! Caminhe num ritmo agradável e tranquilo, por um período de até 30 minutos. E lembre-se: o objetivo é se exercitar e não bater metas, ok?

E para criar aquele clima gostoso:

Existem alguns auxiliares que você pode combinar com cada atividade que fizer. Eles ajudam a relaxar, criar um clima agradável e se sentir mais relaxada:

  • música para relaxar: você pode utilizar músicas calmas e tranquilas para renovar as energias ou para turbinar a caminha ou a meditação;
  • óleos essenciais e aromatizantes: o uso de óleos essenciais e aromatizantes em sua cada e local de trabalho podem ajudar a manter as energias equilibradas; também utilize em combinação com o escalda pés e com a auto-hipnose, por exemplo;
  • iluminação especial: procure diminuir seu tempo de exposição às luzes artificiais muito brancas e crie climas de iluminação suave para seus exercícios de relaxamento

 

Pode ser uma caminhada, meditação ou auto-hipnose, tudo que você puder fazer para relaxar só trará benefícios a você e seu bebê. Procure as atividades que você mais gostar e aproveite, porque pode não parecer, mas a gestação passa rápido!

Para se preparar para o parto e ficar bem informada, leia este artigo especial que preparamos para você!

/* ]]> */