Saúde Sexo

Exercícios de Kegel: Benefícios para a saúde e vida sexual

Exercícios de Kegel
Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Assim como qualquer músculo do corpo, a musculatura do assoalho pélvico também está sujeita ao enfraquecimento decorrente do envelhecimento.

Esse enfraquecimento pode resultar em diversos problemas na vida adulta, como bexiga caída, incontinência urinária e fecal e prejuízos no desempenho sexual.

Para evitar essas condições, é importante fortalecer a região pélvica com movimentos específicos chamados exercícios de Kegel.

Formulados pelo ginecologista Arnold Kegel, eles trabalham o músculo pubococcígeo, tão importante para a sustentação dos órgãos pélvicos como a bexiga, rins e intestino, além de favorecer relações sexuais mais prazerosas.

Se interessou? Então leia este post e saiba quais benefícios que os exercícios de Kegel podem trazer para sua saúde. Confira!

Tonifica os músculos da vagina

Os exercícios de Kegel têm como função fortalecer os músculos da região pélvica – como os localizados na parte interna da vagina – que com o passar dos anos perdem a tonificação, como qualquer outro músculo do corpo. Essa situação também pode ser agravada pela gravidez e pelo parto natural.

O fato é que esse enfraquecimento faz com que a fricção gerada durante a penetração no ato sexual seja menos intensa e afete o prazer sexual.

Os exercícios de Kegel não só ajudam a prevenir essa condição, como também melhoram casos de flacidez pélvica, tonificando os músculos da vagina e aumentando o prazer sexual.

Orgasmos com mais facilidade

Com a tonificação vaginal, há um aumento da fricção durante a penetração sexual, o que ajuda a alcançar o orgasmo com mais facilidade.

O método Kegel aumenta a sensibilidade vaginal proporcionando mais prazer não somente durante o coito, mas também na masturbação por penetração e uso de brinquedos eróticos.

Portanto, os exercícios de Kegel são indicados para qualquer mulher sexualmente ativa, independente da idade.

Mais prazer para o seu parceiro

Kegel

Além de aumentar o prazer sexual da mulher, esses exercícios também tornam o sexo mais prazeroso para os homens.

Com a tonificação dos músculos da vagina, há uma maior fricção no pênis durante a penetração, dando a sensação de “aperto” e sucção vaginal, tão estimulante para o homem.

Evita a incontinência e o prolapso genital

Além de toda a melhora na qualidade de vida sexual, os exercícios de Kegel ainda atuam na prevenção de doenças da região perineal.

O fortalecimento do assoalho pélvico promovido por esses exercícios previnem a ocorrência do prolapso genital, conhecido como bexiga caída, um deslocamento de órgãos como útero, bexiga, reto, intestino delgado e uretra sobre a vagina.

Além disso, o fortalecimento muscular pélvico também previne problemas relacionados à incontinência urinária e fecal, urgência miccional e dor pélvica ocasionada por dismenorreia ou endometriose.

Auxilia no parto

Os exercícios de Kegel também são utilizados na preparação da musculatura pélvica para o parto natural.

Além disso, incorporar os exercícios no pós-parto também ajuda na recuperação da firmeza e elasticidade dos músculos internos da vagina.

Como fazer os exercícios de Kegel corretamente

  1. Esvazie a bexiga;
  2. Identifique o músculo pubococcígeo. Para isso, interrompa o jato de xixi quando estiver urinando. Mas faça isso só uma vez, fazer isso com frequência pode prejudicar o sistema urinário;
  3. Contraia novamente o músculo pubococcígeo após urinar, para se certificar que é o músculo correto;
  4. Realize 10 contrações seguidas no músculo
  5. Relaxe por alguns instantes;
  6. Retome o exercício, realizando 10 séries de 10 contrações todos os dias.

Os exercícios de Kegel podem ser realizados em diversas posições, de pé, sentada ou deitada, mas a forma mais fácil é deitada com as pernas dobradas. Também podem ser utilizadas bolas de ginástica para auxiliar na execução dos exercícios.

Como você pode ver, esses exercícios não levam muito tempo e nem exigem muito esforço, o importante é que seja constante. Portanto, inclua os exercícios de Kegel na sua rotina e desfrute dos benefícios que esse método pode trazer para sua saúde e para um sexo mais prazeroso.

Curtiu nosso artigo? Então compartilhe com as amigas nas redes sociais!

/* ]]> */