Emagrecimento Frutas Nutrição

Farinha de amora emagrece? Saiba os benefícios e como fazer em casa

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Muitas frutas presentes na nossa alimentação, como a banana, maçã, goiaba e laranja, dentre outras cultivadas no Brasil atualmente, fazem muito bem à saúde e, portanto, estão na lista de recomendações médicas para potencializar o funcionamento do corpo e promover o bem-estar.

Por este motivo, para que sejam aproveitados todos os seus efeitos positivos ao corpo, é possível encontrar no mercado de nutrição inúmeras formas de consumi-las.  Além do seu consumo in natura, há opções também para quem prefere as versões das frutinhas em chás, vitaminas, shakes, pasta, doces e farinhas.

A amora também é uma delas. E a novidade é que, além de seu famoso chá, recentemente, a fruta foi transformada em farinha para que pudéssemos aproveitar ainda mais os seus benefícios à boa forma e saúde. Conhecida por ser uma grande aliada de dietas de emagrecimento, além de prevenir e tratar diversos males à saúde, a farinha de amora promete potencializar os resultados da amora como nenhuma outra versão da fruta.

Ela é rica em nutrientes importantes para o organismo, entre eles, vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E, vitamina K, além de antioxidantes, fitonutrientes, fibras,  ferro,  magnésio, potássio, zinco.

Outro nutriente importante da farinha de amora é a pectina, um tipo de fibra solúvel que traz inúmeros benefícios à saúde. Ainda, assim como na fruta in natura, a farinha também é uma excelente fonte de flavonoides (sobretudo a antocianina), que nada mais são que substâncias que possuem uma forte ação no combate aos radicais livres.

Quer saber mais sobre os benefícios da farinha de amora? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra o que ela pode fazer por você!

O que é a farinha de amora?

A farinha de amora nada mais é que um processo em que a fruta é desidratada e moída posteriormente. Geralmente, ela é seca em temperaturas baixas para que não haja perda de sua potente carga nutricional.

Rica nos nutrientes que citamos anteriormente, a farinha de amora é uma novidade que está fazendo o maior sucesso por ajudar na perda de peso, por conter boas quantidades de fibras, além de melhorar a saúde como um todo. Sendo assim, a sua procura é bastante alta entre o público feminino, que tanto busca o sonho da silhueta em forma.

Ainda, o alimento também possui ação antioxidante, por conter alta concentração de antocianinas, substâncias que agem combatendo os radicais livres do organismo. Sendo assim, ao consumi-la, você também pode prevenir o envelhecimento precoce da pele e doenças como o Alzheimer, doenças cardiovasculares, entre outras. A seguir, você vai conhecer os principais benefícios da farinha de amora para a saúde!

Benefícios

1 – Aumenta a sensação de saciedade

Devido às altas quantidades de fibras presentes em sua composição, a farinha de amora pode ajudar bastante no aumento da sensação de saciedade no estômago. Não é à toa que, como você já deve ter percebido alguma vez, comer qualquer alimento rico em fibras é muito melhor que consumir aqueles pobres nesse nutriente, já que estes possuem digestão rápida e, portanto, fazem você ficar com fome em pouco tempo.

Sendo assim, ao consumir a farinha, você pode se manter mais saciada e comer menos ao longo do dia, já que ela é rica em fibras, que absorvem água e deixam a digestão mais lenta, prolongando a sensação de saciedade.

2 – Dificulta a absorção de gorduras

Mais um ponto positivo da farinha de amora que está diretamente ligado ao emagrecimento. Graças à pectina presente em sua composição, o alimento pode ser útil para bloquear a absorção de gorduras no intestino, já que esse nutriente tem o papel fundamental de se unir às moléculas de gordura e facilitar a sua eliminação pelo organismo.

Para isso, o mais importante é que o seu consumo seja feito misturado a líquidos, de preferência, água, pois ela ajudará na formação do gel com a pectina.

3 – Controle e previne a diabetes

Outro benefício da farinha de amora para a perda de peso, junto com o aumento da saciedade e menor absorção de gorduras, é a sua ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. E a responsável por esse efeito no organismo é, mais uma vez, a pectina, que se expande e forma um gel que retarda a liberação de açúcar na corrente sanguínea, prevenindo assim o aumento súbito das taxas de glicose.

Portanto, o alimento é ideal não só para quem quer emagrecer como também para pacientes diabéticos, que poderão evitar picos de açúcar na corrente sanguínea que possam levar à redução da sensibilidade à insulina e, consequentemente, ao agravamento da diabetes tipo 2.

Além disso, pessoas com predisposição ao desenvolvimento da doença também podem inserir a farinha de amora no cardápio como uma medida preventiva.

4 – Fornece antioxidantes ao corpo

Rica em antocianinas, a farinha de amora também pode ajudar a fornecer uma boa dose de antioxidantes ao corpo, que são ideais para combater os radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, Mal de Alzheimer, câncer e Mal de Parkinson.

Sendo assim, ao incluí-la na sua alimentação, você pode ficar livre de todos esses males, além de deixar a pele muito mais saudável, bonita e jovem por mais tempo.

5 – Regula o intestino

Ainda por conta das fibras presentes na composição da farinha de amora, como é o caso da pectina, que têm a função de formar um gel ao absorverem água no intestino e estômago, o alimento, quando consumido de forma regular na rotina, pode ajudar no melhor funcionamento do intestino.

Isso acontece porque esses nutrientes fazem com que a sua passagem pelo sistema digestivo sirva como uma grande faxina, eliminando detritos alimentares e garantindo uma melhor saúde da parede intestinal.

Sendo assim, a farinha de amora pode ajudar a combater problemas como prisão de ventre, já que aumenta rapidamente o volume dos alimentos digeridos, acelerando o bolo alimentar pelo intestino.

6 – Reduz o colesterol

Outra vez, por causa das pectinas presentes em sua composição, que são fibras que se unem a uma parcela de gorduras e impedem que elas sejam absorvidas, além dos benefícios estéticos, isto também é interessante para a saúde. O alimento pode ajudar a diminuir as taxas de gordura no sangue e do colesterol ruim, o chamado LDL.

Esse benefício é importantíssimo para prevenir também doenças cardiovasculares, como é o caso da hipertensão.

Como fazer farinha de amora em casa? Veja passo a passo

Agora que você já sabe quais são os benefícios da farinha de amora para o emagrecimento e saúde, chegou a hora de aprender como prepará-la na sua casa. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 1 kg de amoras frescas limpas e secas.

Como fazer:

O primeiro passo para fazer a sua farinha de amora em casa é colocar as amoras sobre uma forma, espalhando-as bem. Em seguida, comece a assá-las em fogo baixo até que elas fiquem bem secas e esfarelando.

Feito isso, triture as frutas secas no liquidificador e guarde a farinha em um recipiente hermeticamente fechado. Uma dica para deixar a farinha mais fina é passá-la na peneira. No entanto, você poderá perder parte das fibras presentes na fruta.

Outra dica importante é não secar as amoras em altas temperaturas, já que ela também pode perder nutrientes importantes nesse processo, incluindo os seus antioxidantes. Está pronta a sua farinha de amora!

Como consumir?

A quantidade diária recomendada de farinha de amora é de uma ou duas colheres de sopa ao dia, o que equivale a cerca de 25 a 50 gramas. Sabendo disso, você pode utilizá-la em diversas receitas, entre elas, bolos, panquecas, biscoitos, doces, saladas, sucos, vitaminas, muffins, saladas de frutas, entre outras. Você também poderá polvilhar uma colher de sopa de amora sobre a granola do café da manhã ou até mesmo misturá-la ao iogurte natural.

Receitas com farinha de amora

Panqueca light

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de farinha de amora;
  • 1 clara;
  • 1 colher de sobremesa de aveia em flocos;
  • 1 colher de sopa de amoras frescas picadas;
  • 1 fio de óleo de coco;
  • 1 colher de sobremesa de aveia em flocos;
  • Canela a gosto.

Como fazer:

Primeiro, bata a farinha de amora junto com a farinha de aveia e a clara em um liquidificador. Em seguida, acrescente a banana, as amoras frescas e a canela à mistura, mexendo bem com a ajuda de uma colher até que todos os ingredientes incorporem.

Agora, unte uma frigideira com óleo de coco e comece a preparar as panquecas. Prontinho! Caso você queira deixar a receita ainda mais rica em fibras, uma dica é acrescentar uma colher de chia ao fim do preparo.

Suco light

Ingredientes:

  • 1 colher de farinha de amora;
  • Suco de ½ limão;
  • 200 ml de água de coco (de preferência natural, já que as industrializadas podem conter açúcar);
  • ½ xícara de frutas vermelhas frescas ou congeladas (morango, amora, framboesa, mirtilo).

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata bem até formarem uma mistura homogênea. O ideal é beber sem adoçar e sem coar (para manter todas as fibras das frutas e da farinha de amora).

/* ]]> */