Emagrecimento Nutrição Saúde

Conheça os benefícios da farinha de arroz para a saúde!

A farinha de arroz é um produto comum e muito consumido no Sudeste da Ásia, Japão e sul da Índia e vem conquistando adeptos no Ocidente graças à sua versatilidade e benefícios para a saúde.

A produção desta farinha pode ter como base tanto o arroz branco como o integral e consiste na moagem dos grãos, livre de qualquer processo químico, preservando todas as suas propriedades nutricionais.

A farinha de arroz é um excelente substituto da farinha de trigo em receitas e é uma alternativa interessante para pessoas celíacas, já que não possui glúten. Além disso, é muito nutritivo e fonte de proteínas, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais.

Se interessou? Então leia este post e saiba quais os benefícios que a farinha de arroz pode trazer para sua saúde e qualidade de vida.

É fonte de proteínas

Heap of Rice Flour(close-up shot) on wooden background

O arroz não é o primeiro alimento que vem à mente quando falamos de proteínas, mas se pensarmos em sua versão integral, pode-se dizer que ele é sim rico neste nutriente.

Para ter uma ideia de quantidades, ½ xícara de farinha de arroz integral, possui cerca de 3,6 g do nutriente. Achou pouco? Mas lembre-se que ela é livre de colesterol e gorduras, ao contrário da proteína de origem animal.

É fonte de fibras

Comparada à farinha de trigo, a farinha de arroz, principalmente a integral, é uma importante fonte de fibras para o organismo.

As fibras melhoram o trânsito intestinal, absorvendo água e acelerando a eliminação de toxinas, prevenindo inchaços e inflamações.

Além disso, são essenciais para quem quer perder peso, pois aumentam o volume do bolo alimentar promovendo a sensação de saciedade por mais tempo.

Fortaleça os ossos com farinha de arroz!

Quando falamos de saúde óssea, imediatamente nos lembramos do cálcio.

No entanto, ele não é o único mineral que atua no fortalecimento dos ossos. O manganês, além de contribuir para o desenvolvimento dos ossos e cartilagens, também tem a capacidade de aumentar a absorção do cálcio pelo organismo.

E a farinha de arroz é rica neste mineral, sendo capaz de suprir 101% das necessidades diária de manganês com apenas ½ xícara.

Não contém glúten: ideal para dietas celíacas

O glúten é uma proteína presente na maioria dos cereais, como o trigo, a cevada e outros derivados.

Cerca de 1% da população mundial possui intolerância a esta proteína, condição chamada de doença celíaca. Esses indivíduos costumam ter uma dieta muito restrita, visto que grande parte das receitas possui algum ingrediente que contém esta proteína.

Além dos celíacos, muitas pessoas estão excluindo o glúten da sua alimentação mesmo não possuindo intolerância.

Isso porque essa proteína tem se mostrado prejudicial à saúde, pois forma uma espécie de cola nas paredes do sistema digestivo, causando inflamações e prejudicando o funcionamento do organismo.

A farinha de arroz é uma excelente alternativa de substituição da farinha de trigo em receitas, pois além de não possuir glúten, não tem cheiro ou sabor, servindo tanto para fazer doces ou salgados. Também deixam as receitas mais leves, graças à ausência do glúten e ao alto teor de fibras.

Ajuda na perda e manutenção do peso

Close up of a slim beautiful waist with measuring tape.

A farinha de arroz pode ser uma aliada em dietas para quem quer perder peso.

Por conter mais fibras, ela aumenta a sensação de saciedade e diminui a fome.

Mas cuidado! Somente comer farinha de arroz não fará você perder peso. A ideia é substituir farinhas mais pobres nutricionalmente – como a de trigo ou de mandioca – pela de arroz nas receitas.

Essa troca, aliada a uma dieta mais leve e saudável e a pratica de exercícios físicos pode trazer bons resultados.

Ajuda no controle do colesterol

A farinha de arroz também atua no controle do colesterol, reduzindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentando as taxas de HDL (colesterol bom).

Isso se dá principalmente ao alto teor de fibras presente no arroz, que dificultam a absorção de açúcares e gorduras, e também a alguns óleos específicos que aumentam as taxas de HDL.

Não provoca alergias

O arroz é um alimento hipoalergênico, ou seja, tem um potencial muito baixo de provocar alergias.

Na realidade, entre os cereais, ele é o que possui menor capacidade de provocar reações alérgicas e essa propriedade não é perdida quando transformado em farinha.

Por isso, pode ser um bom substituto da farinha de trigo ou outros cereais na dieta de pessoas alérgicas ou com alta sensibilidade.

Além de trazer vários benefícios para a saúde, a farinha de arroz é um produto muito versátil, e o que não faltam são receitas de doces e salgados utilizando esse ingrediente.

Você já experimentou algo feito com farinha de arroz? Tem alguma receita para compartilhar com a gente? Posta nos comentários!

Veja também:

Comentar

/* ]]> */