Emagrecimento Nutrição

Farinha de berinjela facilita a perda de peso; veja como

Procurando um alimento com alto valor nutricional e que ainda ajuda a emagrecer? A farinha de berinjela pode ser a solução! Ela faz bem à saúde, pois auxilia o trânsito intestinal e a redução do colesterol. E tem mais…

A farinha de berinjela serve para consumir no suco, iogurte, salada, sopa, ou onde preferir para diminuir o teor de gordura que nosso corpo absorve.

Seu sabor não é forte, permitindo misturar o produto a uma grande variedade de pratos doces ou salgados.

Sem falar em seu baixo valor calórico, além da possibilidade de substituir a farinha de mandioca, podendo ser adicionada até mesmo ao clássico feijão com arroz, amado pela maioria dos brasileiros.

Geralmente, a recomendação de ingestão da farinha de berinjela é de 2 colheres (sopa) por dia, o que corresponde a aproximadamente 30g.

Você pode ainda tomar 1 copo de água ou suco de laranja com 2 colheres da farinha de berinjela logo cedo, em jejum, para potencializar seu emagrecimento.

Associar a berinjela a uma fruta cítrica é um dos segredos para aumentar o efeito redutor de peso e de colesterol ruim do alimento. Pode ser na bebida, como eu citei no parágrafo anterior, ou após a refeição, por exemplo.

Não resta dúvida de que a farinha de berinjela é uma alternativa saudável e rica, com grande valor nutricional, potencial na queima de gordura e controle de apetite.

A farinha feita de berinjela pode ser consumida como suplemento alimentar no formato tradicional ou, ainda, em cápsulas – comercializadas em farmácias, lojas de produtos naturais e pela internet.

Seu preço médio é R$14,00 por 150 gramas de farinha; enquanto as cápsulas saem por aproximadamente R$30,00 (frasco com 120 unidades).

Caso você não encontre ou não queira adquirir a farinha de berinjela pronta, é possível fazê-la em casa. Veja como preparar a farinha de berinjela para emagrecer:

1. Separe 3 berinjelas;
2. Corte-as em fatias com cerca de 4mm de espessura;
3. Leve-as ao forno médio por alguns minutos – tempo suficiente para a berinjela desidratar totalmente, mas sem queimar;
4. Esfarele as berinjelas secas;
5. Bata o alimento no liquidificador ou mixer até virar pó;
6. Peneire a farinha para que ela fique muito fina, pronta para consumo;
7. Guarde a farinha de berinjela em um recipiente limpo e seco com tampa.

A farinha de berinjela não contém glúten e esta receita vale por 1 mês. Tempo suficiente para você aproveitá-la na sua dieta e perder peso com saúde.

Afinal, a berinjela não fornece gordura e nem colesterol, e ainda conta com apenas 20 calorias por 100 gramas. E basta uma fatia para garantir 10% de nossas necessidades de fibras diárias. Não custa lembrar que quanto maior a ingestão de fibras, menos gordura visceral é acumulada.

Esta gordura é justamente aquela que fica entre os órgãos abdominais, formando os desagradáveis, e difíceis de tirar, pneuzinhos.

No entanto, para obter a eficácia comprovada das fibras presentes na berinjela precisaríamos de uma quantidade enorme dela, pois consumir mais de 10 gramas por dia do legume durante um ano manda embora algo ligeiramente superior a 1 cm de barriguinha.

Por isso, o ideal mesmo é aproveitar as formas concentradas, como a farinha de berinjela.

O produto conta com 40% de fibras solúveis em sua composição; é 100% funcional, uma vez que as fibras aumentam a sensação de saciedade, reduzindo a fome e driblando a compulsão alimentar.

Existe até pesquisa feita na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) demonstrando diminuição na gordura abdominal em mulheres que consumiram o alimento. Um grupo de obesas participantes de um projeto de reeducação alimentar fez parte da experiência.

Metade delas ingeriu 14 gramas de farinha de berinjela todo dia, a outra não. Após 60 dias, ficou comprovada a perda média de 6 quilos pelo primeiro grupo, enquanto o segundo eliminou somente 3 kg.

É fácil encontrar a farinha de berinjela, mas hoje você aprendeu a produzir seu incentivo para manter a saúde e a forma impecáveis. Aproveite a receita e sucesso!

Até a próxima…

/* ]]> */