Beleza Cabelos

Faz mal lavar o cabelo todo dia? Saiba aqui

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Tem gente que não abre mão daquele cheirinho de cabelo limpo todo dia. Mas, será que isso prejudica os fios? Dá uma olhada no artigo de hoje para ajudar a tomar uma decisão de acordo com a sua realidade – e necessidade.

O lado que defende que lavar as madeixas todo santo dia não é uma boa ideia inclui dermatologistas. Entre os argumentos, está o seguinte: doenças como dermatite seborreica e caspa podem ser provocadas pelo excesso de higienização.

A dermatite seborreica, por exemplo, estimula a produção de oleosidade. Por isso, as pessoas que apresentam o problema não devem lavar o cabelo diariamente para evitar o agravamento da doença e o favorecimento da queda dos fios.

Na realidade, não existe uma regra a ser seguida por todos. Não existe um número perfeito ou correto de vezes que se deve lavar o cabelo para manter a saúde dele e aquele visual de capa de revista.

E é possível ter um couro cabeludo saudável, com ótima aparência, lavando a cabeça no máximo 2 vezes por semana.

No geral, a maioria dos especialistas recomenda alternar os dias ou fazer a higienização capilar a cada 2 dias. É claro que isso não serve para todo mundo. Além do tipo de cabelo, a rotina da pessoa e os produtos utilizados no dia a dia também influenciam a decisão.

lavar-o-cabelo

Se você tem o cabelo oleoso ou costuma aplicar cosméticos sem enxágue, o cuidado precisa ser maior. Ou seja, fica difícil lavar os cabelos 1 ou 2 vezes a cada 7 dias. O mesmo vale para quem frequenta academia, usa capacete, sua muito, passa gel, fixadores, modeladores, etc.

Seja qual for a decisão, uma coisa serve para todos: a temperatura da água ao limpar os fios. O ideal é que ela seja fria ou, no máximo, morna. Água quente nem pensar! Ela pode ressecar o cabelo; enquanto a água gelada é capaz de deixar o fio oleoso. Equilíbrio é tudo!

Também é importante conhecer a qualidade da água que chega até sua residência, isto é, seu nível de cloro e cálcio. É preciso que a concentração de cloro seja baixa e que o cálcio não seja encontrado na água. Filtros de chuveiro podem ajudar nesse processo.

O time que defende a lavagem dos fios diariamente, se for preciso, alega que há estudos científicos que inocentam a limpeza frequente da acusação de causar prejuízos ao bem-estar capilar – desde que os produtos utilizados sejam bons. A ideia é evitar que resíduos de componentes daninhos permaneçam nos fios.

E ainda: é fundamental proteger os fios no caso de secagem com secador, para diminuir os danos da exposição ao aparelho.

Fatores que influenciam a frequência de lavagem do cabelo

mulher-com-shampoo

Clima – o cabelo precisa de mais atenção e lavagens se a pessoa vive em regiões praianas e de clima mais quente, pois acumula mais danos.

Estilo de penteado – estilizar o visual com pomadas, sprays ou géis deixa um efeito impressionante, mas também resíduos fortes de substâncias químicas. Mais uma razão para limpar as madeixas maior frequência, ou seja, sempre que utilizar os produtos.

Estilo de vida – a prática regular de atividades físicas ou esportes ao ar livre faz muita gente lavar o cabelo diariamente. Afinal, é preciso se livrar de fatores externos (poluição) e da oleosidade extra.

Além disso, a lavagem inclui proteção, hidratação e reparação contra os danos causados pelo sol, cloro e elásticos de cabelo, entre outros.

Tipo de couro cabeludo e cabelo – os fios secos pedem menos lavagens e hidratação mais intensa; os oleosos necessitam de limpeza mais frequente para eliminar o excedente de gordura e resíduos produzidos pelo corpo ou impurezas resultantes de fatores ambientais.

E você, o que prefere? Lavar o cabelo diariamente ou fazer pausas longas entre uma lavagem e outra? Para você, faz mal lavar o cabelo todo dia? Deixe o seu comentário!

Até o próximo artigo!

Comentar

/* ]]> */