Beleza Cabelos Infográficos

10 segredos para seu cabelo crescer rápido [Infográfico]

Fazer cabelo crescer rápido

Está cansada de investir em produtos para crescer o cabelo e ele nem sair do lugar? Saiba que o motivo disso pode não estar relacionado à rotina de cuidados cosméticos com as madeixas, mas sim com a sua alimentação e até o modo como você faz a higienização dos fios.

Você sabia?

  • O cabelo cresce cerca 1 centímetro por mês;
  • Uma pessoa tem, em média, 100 mil fios;
  • 50 a 100 fios caem por dia.

Se o seu cabelo está caindo mais do que o normal e não cresce com nenhum tipo de tratamento ou mudança na alimentação, procure um dermatologista.

Composição

Os nossos fios capilares são compostos basicamente por elementos químicos que, juntos, formam a queratina do cabelo, responsável por 85% da sua composição, sendo os outros 12% compostos por água e 3% compostos por lipídios.

  • 51% de carbono;
  • 21% de oxigênio;
  • 17% de nitrogênio;
  • 6% de hidrogênio;
  • 5% de enxofre.

10 segredos para fazer o cabelo crescer rápido

1. Massageie o couro cabeludo

Experimente massagear com a ponta dos dedos o couro cabeludo durante as lavagens, pois isso aumenta o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos e fornece nutrientes necessários para o cabelo, estimulando o seu crescimento.

2. Beba muita água

Tomar bastante água ajuda a manter o cabelo hidratado e a eliminar do corpo as toxinas indesejadas. A pele e os cabelos são os primeiros a demonstrar os sinais de desidratação. Por isso, manter o corpo hidratado vai ajudar o seu cabelo ficar mais forte e menos propenso à quebra, o que é essencial para o crescimento saudável.

3. Hidrate semanalmente

Fazer hidratações pelo menos uma vez na semana é importante para que o cabelo cresça bonito e não fique danificado. Por isso, aposte em máscaras de tratamento específicas para o seu tipo de cabelo e deixe-as agir por, pelo menos, 30 minutos antes de enxaguar.

4. Troque a fronha do travesseiro

Que tal trocar aquelas fronhas de algodão que você dorme todos os dias por uma de cetim ou seda? Por serem menos deslizantes, esses tecidos costumam agredir menos os fios e, portanto, evitando a sua queda e quebra.

5. Durma bem

Já ouviu do tal sono da beleza? Dormir bem, além de melhorar a saúde, também significa ter cabelos longos e saudáveis. Isso porque os ciclos regulares de sono ajudam a regular os níveis de cortisol e melatonina no corpo, hormônios essenciais para o crescimento capilar.

6. Não prenda o cabelo

Você pode até gostar de fazer penteados para mudar o visual, mas não abuse. Deixar os cabelos muito apertados pode prejudicar o seu crescimento, uma vez que puxam muito couro cabeludo e deixam a raiz enfraquecida, causando a queda e quebra dos fios.

7. Evite cortes

Se você já ouviu falar que cortar as pontas dos cabelos a cada três meses faz o cabelo crescer, esqueça essa ideia! Cortar com frequência os cabelos pode fazer com ele não saia nunca do lugar, uma vez que ele cresce apenas 1 centímetro a cada mês. Faça isso apenas quando começar a perceber as pontas duplas.

8. Aposte em vitaminas e suplementos

Estes podem ser grandes aliados para conquistar o cabelão dos sonhos! Os produtos vitamínicos garantem que o organismo tenha a quantidade essencial de nutrientes que podem dar maior longevidade e beleza aos seus cabelos.

9. Lave-o corretamente

Aplique shampoo apenas na raiz e o condicionador somente na extensão dos fios. Além disso, é preciso evitar fazer a higienização dos cabelos em água muito quente, uma vez que ela pode ressecar e quebrar os fios, levando para o ralo o sonho de ter um cabelão comprido.

10. Alimente-se bem

Os alimentos têm o poder de interferir de forma decisiva na saúde dos fios e, portanto, no seu crescimento natural e saudável.

Portanto, se você está tendo dificuldades para ter cabelos compridos, isso pode ser um sinal de que há uma deficiência de vitaminas e minerais na alimentação ou até mesmo uma condição de saúde mais complexa. Para ter certeza, consulte o seu dermatologista para avaliar o seu caso.

Veja, a seguir, os alimentos que podem faltar na sua alimentação para facilitar o crescimento dos cabelos:

Cabelo com crescimento lento

  • Deficiência alimentar: Manganês, ácido graxo e Ômega 6.
  • Alimentos recomendados: Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura.

Cabelo seco e quebradiço

  • Deficiência alimentar: Ácido linoléico, iodo, vitamina A, vitamina C, proteínas, cobre, zinco.
  • Alimentos recomendados: Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, queijos, leite integral, manteiga, gema de ovo, cebola, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim, ervilha, trigo integral, frango, frutos do mar, carnes magras, peixes variados, fígado, frutas cítricas e hortaliças cruas.

Queda dos fios

  • Deficiência alimentar: Cálcio, ácido pantotênico, biotina, zinco, proteínas, selênio.
  • Alimentos recomendados: Gema de ovo, cereais integrais, germe de trigo, castanha-do-pará, leite e derivados, verduras (como couve, espinafre e brócolis), ervilha, tomate, milho, carne magra, fígado, frango, ostra e peixes variados.

Fios muito finos

  • Deficiência alimentar: Cobre, zinco e proteínas.
  • Alimentos recomendados: Carnes magras, fígado, peixes variados, frango, ovo, trigo integral, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim e ervilha.

Confira o conteúdo em infográfico e compartilhe com suas amigas!

Como fazer o cabelo crescer

/* ]]> */