Emagrecimento Nutrição

Fenilalanina emagrece? Faz bem à saúde? Tire suas dúvidas!

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A fenilalanina é um aminoácido disponível naturalmente nas proteínas animais e vegetais. Um componente importante na formação dos tecidos corporais. Na verdade, possui três espécies, digamos assim: L-Fenilalanina; D-Fenilalanina e DL-Fenilalanina.

A L-Fenilalanina é um aminoácido essencial – e única forma de fenilalanina presente em proteínas. A D-Fenilalanina, por sua vez, não é um aminoácido essencial; é produzida em laboratório, sendo que seus efeitos em nós humanos não estão claros ainda. Já a DL-Fenilalanina é a união das duas versões anteriores.

Nosso organismo não consegue sintetizar a fenilalanina. Por isso, é fundamental ingerir alimentos ou produtos capazes de fornecer uma quantidade adequada dela para manter o corpo equilibrado. Os destaques são os ovos, queijo, peixes e carnes.

De forma geral, a fenilalanina pode ser usada para combater problemas como: dor crônica, artrite reumatoide, osteoartrite, depressão, Mal de Parkinson, vitiligo e sintomas de abstinência de álcool.

Para você ter uma ideia, no caso do vitiligo, existem evidências de que a ingestão de L-fenilalanina via oral ou sua aplicação na pele seguida de exposição aos raios UVA pode auxiliar no controle desta condição em crianças e adultos.

Em relação à depressão, há estudo clínico desde os anos de 1980 indicando que a fenilalanina tem potencial na luta contra seus sintomas. No entanto, é necessário refazer as pesquisas com métodos mais recentes para comprovar a eficácia do aminoácido.

Entretanto, pacientes que tomam remédio para o Mal de Parkinson, depressão ou outros distúrbios mentais precisam tomar muito cuidado com a ingestão extra de fenilalanina. É importante perguntar ao médico sobre possíveis riscos na interação das substâncias.

Pessoas com esquizofrenia também devem ter cautela com a quantidade de fenilalanina consumida, uma vez que ela pode agravar alguns sintomas.

Fenilalanina: vantagens e precauções

Enquanto aminoácido essencial, a fenilalanina é fundamental para a produção de adrenalina e tirosina, que participam de várias reações bioquímicas de grande relevância.

Fora a parte de saúde, existe ainda uma relação entre a fenilalanina e o emagrecimento, uma vez que o aminoácido agiria no cérebro, reduzindo a sensação de fome.

Recomenda-se normalmente uma suplementação com 1/2 gramas ao dia de fenilalanina para perder peso. Mas somente um profissional qualificado pode fazer tal prescrição, de acordo com cada necessidade e condições físicas.

É bom destacar que a fenilalanina faz mal para os fenilcetonúricos, ou seja, para aqueles que não conseguem digerir este composto. O que faz dele uma substância tóxica perigosa para o cérebro desses indivíduos.

Mesmo que a fenilcetonúria seja a situação mais grave envolvendo o aminoácido, a fenilalanina pode provocar outros efeitos desagradáveis. Entre eles, coceira, dificuldade de respirar e inchaço de pés e mãos devido reações alérgicas.

Geralmente, a quantidade de fenilalanina encontrada naturalmente nos alimentos é considerada segura para a maioria da população. Porém, é recomendado não consumir doses medicinais do aminoácido em determinadas condições de saúde. Algo que só um médico tem conhecimento para determinar.

Entenda o que é a fenilalanina e o que ela faz…

Outro ponto positivo da fenilalanina está relacionado à sua capacidade de afastar o mau humor, proporcionar energia, favorecer o aprendizado e agir como analgésico.

A suplementação com foco no emagrecimento faz dela um dos componentes ativos na maioria dos produtos para redução de medidas.

Isso se deve ao fato de a fenilalanina enviar um sinal de saciedade ao cérebro, além de ela própria promover a liberação de um hormônio que avisa que o estômago está cheio.

Sem falar que a substância ainda funciona como supressora de apetite e melhora o metabolismo, permitindo que você coma menos e crie o déficit calórico que faz toda a diferença no emagrecimento.

Espero que este post ajude você a ter mais qualidade de vida e boa forma. Mas antes de fazer qualquer alteração significativa na sua rotina alimentar ou começar a tomar suplementos consulte um nutricionista ou médico de sua confiança.

Até a próxima!

/* ]]> */