Nutrição

Fibras alimentares: qual a sua importância?

Você precisa ingerir mais fibras alimentares. É provável que você já tenha recebido esta indicação antes. Mas, qual é, afinal, a utilidade destas fibras alimentares para sua saúde?

Encontradas em muitas frutas, vegetais, grãos e legumes, as fibras alimentares são muito conhecidas por sua ação no sistema digestivo. Mas, há muito mais do que isso para ser aproveitado.

A vantagem é que não é nada difícil de se encontrar alimentos ricos em fibras que sejam absolutamente deliciosos. Saiba o que são as fibras alimentares e quais são os seus efeitos no organismo:

O que são fibras alimentares?

fibras-alimentares

As fibras alimentares são parte de vegetais que o corpo não consegue digerir ou absorver. Diferentemente de gorduras, proteínas e carboidratos, que são quebrados e absorvidos, as fibras passam praticamente intactas por todo o trato digestivo, até saírem do corpo.

Elas geralmente são classificadas entre fibras solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis são aquelas que dissolvem-se na água e formam um material semelhante a um gel. Elas auxiliam a regular o colesterol e o nível de glicose no sangue. Estas fibras são encontradas em aveia, pêras, feijões, maçãs, frutas cítricas, cenouras e cevada.

Já as fibras insolúveis são aquelas que promovem o movimento das massas através do sistema digestivo, aumentando o volume do bolo fecal. Por isso, são essenciais contra a constipação e movimentos irregulares do intestino. Farinhas integrais, nozes e diversos vegetais são ricos nestas fibras.

Vários vegetais apresentam os dois tipos de fibras alimentares. É importante consumir doses adequadas dos dois tipos de fibras para beneficiar o corpo.

Benefícios de uma dieta rica em fibras

Young positive woman eating granola breakfast on the couch at home. Up-view

Entre os principais benefícios de uma dieta rica em fibras alimentares estão:

  • Normalização dos movimentos intestinais: as fibras aumentam o volume do bolo fecal, tornando-o mais maleável. Isso torna mais fácil a sua passagem pelo trato digestivo, diminuindo as chances de constipação. A fibra também funciona para quem tem problemas com fezes muito aguadas. Ela absorve a água, incorporando-o a uma massa fecal mais saudável.
  • Auxílio da saúde no trato digestivo: uma dieta rica em fibras diminui os riscos de hemorroidas e doenças diverticulares. Algumas fibras são fermentadas no cólon, o que auxilia a prevenir doenças que podem afetar o local.
  • Diminuição dos níveis de colesterol: fibras solúveis, encontradas em diversos vegetais, auxiliam na diminuição dos níveis totais de colesterol no sangue. Em especial, pode-se perceber uma atuação das fibras sobre o colesterol de baixa densidade, o LDL. Diversas pesquisas demonstram que as fibras alimentares podem oferecer outros benefícios para a saúde do coração, como a redução da pressão sanguínea e de inflamações.

Onde obter mais fibras alimentares?

Se você está procurando por formas de adicionar fibras em refeições e lanches, há algumas sugestões simples.

Você pode começar a adicionar as fibras em seu organismo logo pela manhã. Porções de cereais são ricas em fibras alimentares e geram uma alta sensação de saciedade. Para isso, opte por cereais não processados, mas por aqueles que apresentam os grãos inteiros.

Abra mão dos grãos refinados e opte por grãos integrais. Consuma ao menos metade de seus grãos diárias em suas versões integrais, sempre que possível. O grão integral apresenta mais fibras, em versões mais complexas. Elas funcionam tanto para aumentar o volume do bolo fecal quanto para evitar grandes picos de açúcar no sangue.

Aposte nos legumes. Se você é uma daquelas pessoas que odeia qualquer alimento vindo de plantas, é hora de repensar. A quantidade de alimentos diferentes de origem vegetal é gigantesca.

É impossível que você não consiga selecionar algumas dezenas para adicionar em sua dieta diária. Eles podem gerar alimentos fantásticos que fazem muito bem para a sua saúde. Além disso, é importante adicionar a quantidade de frutas em sua dieta. Um prato com frutas picadas é delicioso e substitui muito bem um pedaço de bolo como um lanche no meio da tarde.

Comentar

/* ]]> */