Curiosidades Decoração Significado dos Sonhos

Filtro dos sonhos: saiba o que é, o que significa e como usar

Muito provavelmente, em algum momento da vida você já deve ouvido falar desse poderoso objeto ou mesmo visto o desenho dele em alguns lugares, seja em forma de amuletos, na decoração de uma casa ou até mesmo em forma de tatuagens. Além de um objeto, ele tem um significado especial, principalmente para quem acredita nos poderes do universo onírico sobre. Não está entendendo nada do que estou falando? Calma aí que eu te explico nos próximos parágrafos.

Se você acredita em simbologia mística e está curiosa para saber o que é o filtro dos sonhos e qual é o seu significado, continue lendo esse artigo até o final e saiba como incorporar o sentido deste objeto na sua vida. Vamos lá?

O que é o Filtro dos Sonhos?

O Filtro dos Sonhos, também conhecido como “apanhador de sonhos”, “caçador de sonhos”, “cata-sonhos” ou “espanta pesadelos” é um símbolo místico indígena – mais especificamente da tribo norte-americana Ojibwa – muito conhecido entre as pessoas que acompanham e acreditam na tradição e espiritualidade do mundo dos sonhos.

Vindos ao Brasil dos Estados Unidos, com o nome original de “dream catchers”, os objetos são utilizados como amuletos de proteção por muitas pessoas, seja na decoração da casa ou até mesmo por meio de tatuagens. A ideia é purificar as energias, evitando que sonhos ruins invadam a sua noite de sono, além de trazer sonhos bons, sabedoria e sorte.

Trata-se de um círculo por vários fios entrelaçados em seu interior, formando uma espécie de teia de aranha com uma abertura circular no meio. Penduradas a ele, há algumas penas, que também estão ali por motivos especiais.

O que significa?

filtro-dos-sonhos-lenda

Tendo cada um dos elementos presentes para compor o Filtro dos Sonhos o seu significado, juntos eles ajudam a proteger os seus donos das más vibrações e dos sonhos ruins que invadem as noites, aqueles que, segundo a tradição, não nos pertencem. Veja, a seguir, o que significa cada um dos seus compostos:

Círculo

Feito de vara de salgueiro-chorão revestido com tiras de couro, o elemento principal do Filtro dos Sonhos simboliza o círculo da vida, da eternidade e, também, o sol.

Teia

Este elemento representa a alma, o livre arbítrio, as nossas escolhas, as nossas relações interpessoais, o caminho.

Centro

Representa a força do universo, o princípio criador, o nosso eu.

Penas

Esses elementos correspondem ao ar ou respiração, dois elementos essenciais para toda a vida. Se a pena for de coruja fêmea, neste caso, simboliza a sabedoria. Se for de uma águia macho, representa a coragem.

Além destes símbolos, também podem ser adicionados ao Filtro dos Sonhos outros objetos com significados pessoais, o que dá ao amuleto uma característica mais individual.

Com funciona?

A ideia original do Filtro dos Sonhos é pendurá-lo em um local onde bata o sol e em cima das camas de cada lar. O amuleto de proteção fará com que os sonhos ruins que invadem a casa durante a noite sejam presos (apanhados) até o nascer do sol, momento em que serão destruídos pela luz do dia na manhã do dia seguinte.

Assim, o dono do objeto estará protegido das energias negativas e só terá sonhos bons, além de muita sorte e sabedoria enquanto possuir o amuleto.

A lenda

filtro-dos-sonhos-como-fazer

O Filtro dos Sonhos, que tem como nome original as palavras em inglês “dream catchers” (apanhador de sonhos), foi criado pelos povos indígenas da etnia norte-americana Ojibwa, que vivem na região dos Grandes Lagos, na América do Norte.

A tribo ficou conhecida em todo o mundo por acreditar que uma das principais missões dos seres humanos na Terra era decifrar os sonhos, uma vez que, segundo os seus membros, eles traziam mensagens importantes sobre o funcionamento da vida, da natureza e do universo.

Diz a lenda mais conhecida sobre o surgimento do Filtro dos Sonhos que um velho xamã teria subido ao topo de uma montanha para encontrar a sabedoria. Lá, o índio teria se encontrado com um espírito mágico em forma de aranha chamado Iktomi.

O espírito, por sua vez, enquanto ensinava ao ancião importantes conhecimentos sobre o nascimento, a morte e as energias boas e más que existem espalhadas pelo ar, teria tecido uma teia com pelos de cavalo em volta de um aro feito de cipó.

Iktomi teria dito ao velho xamã: “Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios”.

Resumo da história: O espírito Iktomi ensinou o índio a usar as boas energias e sonhos recebidos através deste amuleto para ajudar o seu povo a conquistar os seus objetivos, ouvindo e prestando atenção nas visões, sonhos e ideias que transmitiam.

É por este motivo que, no xamanismo, o Filtro dos Sonhos é considerado uma espécie de mandala para inspirar a imaginação, a criatividade e auxiliar na transformação dos sonhos e objetivos em realidade.

Como fazer – Passo a passo

dreamcatcher

Se você gostou do significa do Filtro dos Sonhos e quer fazer um para colocar por perto na sua casa, nós separamos a seguir um passo a passo simples de como confeccionar o objeto. Veja, a seguir:

Materiais necessários:

  • Alicate comum (se optar pelo aro de arame);
  • Pedras;
  • Aro de arame ou algo de formato redondo;
  • Fita;
  • Agulha;
  • Fio encerado ou barbante de cor ou simplesmente uma linha (escolher a cor);
  • Miçangas;
  • Tesoura;
  • Penas.

Como fazer:

Passo 1: O primeiro passo é enrolar toda a fita no aro de arame até cobri-lo por completo. Termine dando um nó forte e o acabamento com mais um nó bem reforçado, para evitar que ele se desfaça posteriormente.

Passo 2: A partir do nó principal, dê voltas com o fio em volta do aro, formando elos. A dica é conservar a mesma distância entre os elos e lembrar de deixar o fio um pouco solto. Para finalizar, deixe um espaço de 1 cm do primeiro nó. Continue a sequência.

Passo 3: Continue passando a linha por dentro dos elos que se formaram, fazendo sempre novos elos que estarão perto do meio do elo anterior e assim sucessivamente. Em seguida, dê um nó e arremate o fio que sobrou. Assim, você deve continuar até a completar todo o aro.

Passo 4: Coloque uma argola ou um pouco de fita para que você possa pendurar o seu Filtro dos Sonhos. Não se esqueça de decorar com as penas, miçangas e pedras, ok?

Passo 5: Prontinho! Já pode decorar o seu quarto com o seu Filtro dos Sonhos.

Tatuagem

filtro-dos-sonhos-tatuagem

Do mesmo modo que o amuleto, uma tatuagem feita com o desenho do Filtro dos Sonhos serve para trazer boas vibrações à pessoa tatuada. Geralmente, o desenho é escolhido pelas pessoas que acreditam nos poderes do universo onírico e pretendem buscar a proteção, espantar males, prender as energias negativas, deixando se aproximar apenas boas energias.

Gostou do assunto de hoje? Que tal deixar um comentário com a sua opinião?

Até a próxima!

3 comentários

Comentar

/* ]]> */