Beleza Cabelos

Fitagem no cabelo: aprenda a definir os seus cachos após o banho

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Mesmo com a onda de cabelos alisados ainda em alta, há quem esteja abandonando as químicas e libertando os cachos para dar uma mudada no visual e assumir as características naturais do jeitinho que veio ao mundo.

Porém, para que os caracóis voltem ao normal, é preciso investir em uma boa e disciplinada transição capilar e, é claro, em técnicas de texturização para dar definição aos cachos enquanto eles ainda estiverem com fios meio lisos e meio cacheados.

Uma delas você já conheceu aqui no blog, o twist, que é super fácil e simples de fazer. No artigo de hoje, você vai conhecer outra técnica de texturização que também faz o maior sucesso entre mulheres com cabelos cacheados, que é a fitagem capilar.

Com ela, você pode definir os seus cachos usando apenas os dedos e um finalizador de sua preferência, sem precisar gastar tempo ou dinheiro para conseguir um cabelo de deixar qualquer uma de queixo caído.

Quer saber mais sobre o que é e como fazer a fitagem no cabelo? Então, continue lendo esse post até o final e conheça tudo sobre o assunto.

O que é e para que serve a fitagem capilar?

A fitagem nada mais é do que uma técnica de texturização que consiste em modelar cabelos cacheados ou crespos para que tenham cachos bem definidos e sem frizz. Com ela, você pode texturizar os cachos usando apenas os dedos, sem precisar investir dinheiro em produtos, babyliss ou difusor para conseguir o efeito desejado.

A fitagem capilar é mais indicada para mulheres que estão passando pela transição capilar, período em que o cabelo costuma estar meio liso no comprimento e pontas, por conta dos produtos químicos que ainda estão presentes nos fios, e meio cacheado na raiz, pelo fato de o cabelo novo estar crescendo em sua forma natural e sem químicas.

Dentre os benefícios da fitagem está a definição de cachos natural, sem uso de produtos químicos ou aparelhos que emitem calor, como difusor e babyliss, além de eliminação do frizz e controle do volume. Com apenas um finalizador de sua preferência, como creme para pentear, gel ou mousse, e com a ajuda dos seus dedinhos, você pode obter caracóis bem definidos e bonitos, bastando apenas um pouquinho de paciência na frente do espelho.

Nos próximos parágrafos, você vai aprender como fazer fitagem no cabelo passo a passo, seguindo as nossas dicas para ter cachos lindos e bem definidos, por um tempo de 2 a 3 dias. Vale lembrar que, como o processo diminui o volume do cabelo, mulheres que gostam de cachos bem volumosos não devem fazer a técnica.

Pessoas com cabelos menos volumosos e pouco densos também não devem aderir à fitagem, uma vez que podem ficar com aspecto “grudado na cabeça” ou pesados, o que pode não ficar tão agradável na frente do espelho.

Como fazer fitagem no cabelo? Veja passo a passo

Agora que você já aprendeu o que é e para que serve fazer a fitagem no capilar no cabelo, chegou a hora de aprender como fazê-la para obter cachos bonitos e bem definidos. Confira, a seguir, o nosso passo a passo e dicas para aplicar a técnica no cabelo.

Não se esqueça de que para que a texturização dura mais tempo no cabelo, você deve ficar atenta para alguns hábitos no dia a dia e na rotina de cuidados com os fios. Um deles é evitar passar a mão no cabelo de forma exagerada ao longo do dia. Isso porque, quanto mais você mexer nos cachos, mais eles tenderão a ficar com frizz e desmanchar a texturização.

No mais, basta seguir o passo a passo a seguir para fazer a fitagem no cabelo de forma super simples e rápida.

Passo 1: Lave e hidrate o cabelo como de costume. Em seguida, com os fios ainda úmidos, dividida as madeixas em mechas.

Passo 2: Agora, aplique o finalizador de sua preferência (creme para pentear, gel ou mousse) em cada uma das mechas, no sentido da parte de baixo do cabelo até a superior.

Passo 3:  Feito isso, comece a pentear os cabelos com os dedos, separando-os como se fossem fitas. A dica nesse momento é fazer movimentos firmes, como se estivesse alisando os fios.

Passo 4: Cada mecha deverá se dividir em três partes. Após isso, você deverá amassá-las apertando-as contra a raiz com as mãos. Você verá os cachos se formando depois desse processo, onde cada mecha se tornará um cachinho.

Passo 5: Repita o procedimento em todas as mechas até terminar todo o cabelo e, em seguida, deixe secar naturalmente. Prontinho! A fitagem no seu cabelo está pronta!

Cuidados necessários

Vale lembrar que o excesso de produtos finalizadores, sejam eles cremes para pentear, leave-ins, gel ou mousse, pode causar o efeito contrário, deixando os cachos pouco definidos. Por isso, passe os produtos em cada mecha de acordo com o volume que você quer que eles fiquem como você gosta.

Se passar finalizador demais, pode deixar os cachos pesados e com pouca definição. Se passar de menos, eles podem ficar secos e frizzados. Equilibrar a quantidade do produto pode ser ideal para deixar a técnica de fitagem do modo que você deseja. Lembre-se sempre disso!

/* ]]> */