Flores

Flor Lavanda: cheiro de tranquilidade para renovar as energias; veja como cultivá-la

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Ter a flor lavanda em casa é sempre sinônimo de relaxamento e equilíbrio, além de uma forma de manter o lar perfumado e agradável. Sua tonalidade lilás e seu aroma delicado são capazes de nos transportar a lugares calmos, ajudando a aliviar o estresse e as preocupações do dia a dia.

Uma das imagens mais associadas à flor lavanda é a de seus campos a perder de vista. Uma verdadeira imensidão de leveza e encanto que, pelo menos em parte, podemos ter em um cantinho só nosso. Para fechar os olhos no final de uma rotina cansativa, imaginar uma plantação que se estende até o horizonte e, simplesmente, descansar.

Saiba como cultivar a flor lavanda

A lavanda ou alfazema é uma planta de florada abundante, mas muito simples, e que pode ser plantada o ano todo. É importante, no entanto, não encharcar a terra e dar preferência ao solo aerado.

E tanto faz se o plantio é diretamente no solo ou em vasos (preferencialmente, de barro ou cimento). O truque é sempre colocar cascas de pinos ou outros substratos para garantir a umidade da planta.

A união de terra úmida e aerada deixa a lavanda mais saudável. Para completar os cuidados com a alfazema, saiba que ela gosta de sol – no mínimo, 3 horas de exposição a ele diariamente.

Outra medida essencial é não utilizar pedras em torno da alfazema, porque o calor pode queimá-la. Dê preferência à argila ou casquinha de pinos.

E procure manter seu cachorro ou gato longe da sua plantação de flor lavanda, uma vez que os pets adoram brincar, e destruir, a vegetação mais acessível.

Caso precise replantar a lavanda, a dica é, primeiro, preparar um vaso cerâmico com a mistura da terra anterior e a nova; depois, retirá-la do vaso apertando seu local original e colocá-la no recipiente.

Sua adaptação é melhor no clima temperado do Sudeste brasileiro, pois nele não há o frio intenso do Sul ou o sol constante do Nordeste.

Quando sua lavanda estiver crescidinha e for a hora de podá-la, o procedimento deve ser feito a partir de três dedos acima da bifurcação dos talos. Isso faz a alfazema ficar cada vez mais forte. O outono é o período perfeito para a poda.

Se desejar manter a planta baixa, pode aparar seus excessos sem problema, e ela voltará a brotar normalmente. A opção por arbustos de alfazema significa deixá-la crescer cerca de 1 metro de altura.

Lembre-se também de adubar e colocar substratos, para que suas belas flores lavandas rebrotem plenamente na primavera.

A lavanda ou alfazema é nativa da região mediterrânea. É muito cultivada para a extração de óleo essencial, empregado em perfumaria, produtos de higiene e aromaterapia.

Além de apreciada como planta ornamental em jardins, função para a qual dispõe de enorme variedade, é boa fonte de alimento para as abelhas. A flor lavanda proporciona a produção de um mel considerado de ótima qualidade.

Em menor volume, a alfazema é cultivada ainda como planta medicinal e condimento para alimentos. Suas flores servem para dar aroma e sabor a saladas, molhos, sorvete, geleia. Vinhos e vinagres também são fabricados a partir da lavanda.

Enquanto recurso medicinal, a lavanda possui ação sedativa, analgésica, antisséptica, relaxante, anti-inflamatória e calmante.

Para fazer um aromatizador natural, coloque um punhado de flores em uma garrafa com álcool. Deixe descansar por 20 dias. Em seguida, basta usar a mistura como desinfetante, deixando o ambiente perfumado.

Viu só quanta coisa a linda e lilás flor lavanda pode fazer? Desfrute dos benefícios que ela oferece à saúde física e mental. Inclua as dicas de hoje na sua rotina e ganhe bem-estar com cheirinho de qualidade de vida.

Até a próxima!

/* ]]> */