Curiosidades Flores

Flores Azuis: mistérios, curiosidades e dicas

A cultura japonesa diz que as flores azuis representam gratidão, admiração, amor e respeito; e as hortênsias significam sinceridade de sentimentos, honra, resistência e dignidade. E existem várias outras encantadoras flores azuis que estão por aí, embelezando ambientes e vidas.

A coloração azul na flora não é comum, seja qual for o lugar no mundo. Por isso, flores com pigmentação assim são tão raras, belas e desejadas. Verdadeiras materializações do que é infinito e praticamente inalcançável, e aliadas perfeitas das declarações de amor. Quem resiste a elas?

6-primavera-flores-azuis-na-estrada

Um outro ponto de vista associa a flor azul aos momentos de luto. Assim como a flor branca, ela também pode representar morte e rituais de passagem.

No Feng Shui, a cor azul é a mais controversa do arco-íris, sendo evitada às vezes por causa de sua característica fria.

No entanto, a tonalidade pode ser ideal para decorar um cantinho de meditação e descanso. Apenas é interessante evitar os tons mais escuros de azul, pois eles costumam despertar melancolia e nostalgia.

As hortênsias são naturalmente azuis, ou seja, não precisam de corantes ou mudanças genéticas em seu plantio – assim como os lírios, que também são originalmente dessa cor. Ambas são queridinhas das noivas na decoração das cerimônias de casamento.

Basta misturar hortênsias com outras flores (geralmente brancas) e caprichar na folhagem para dar o contraste que deixa o tom azul ainda mais impressionante.

Hortênsia: uma das preferidas entre as flores azuis

hortensias-azuis

As hortênsias merecem parágrafos a mais na delicada missão de falar sobre flores azuis. O nome botânico destas flores de origem japonesa e chinesa é Hydrangeas.

Entre nós, a hortênsia é símbolo até de cidade, a de Gramado, no Rio Grande do Sul. Afinal, ela é toda enfeitada por estas flores de rara beleza.

A coloração das hortênsias tem variações em função do pH do solo, do lugar de plantio e dos cuidados dedicados às plantas. Tanto é que podemos encontrar hortênsia em tons de lilás, branco e rosa.

Embora aparentem delicadeza, são flores resistentes e costumam durar bastante tempo após florescerem.

Além de longa vida, as hortênsias têm outro diferencial em relação às demais plantas ornamentais: florescem juntas. O que proporciona um visual harmonioso e inesquecível aos jardins.

Veja também

Outras curiosidades sobre flores azuis

Existem mistérios ligados às flores azuis, principalmente a rosa de cor azulada. Geralmente, estão relacionados às questões amorosas.

Enquanto a hortênsia é naturalmente azul, a rosa com este pigmento é obtida por meio de variações genéticas, passando a ser símbolo, inclusive, de prosperidade.

Um exemplo do poder atribuído à rosa azul é descrito no livro de Maurice Baring, “The Blue Rose” (A Rosa Azul). Ele conta a história da filha de um imperador que prometeu subir ao altar apenas com aquele que lhe presenteasse com uma rosa azul.

Para determinadas culturas, uma rosa azul representa mistério, fé ou a busca por algo considerado impossível. É que muita gente acredita que ela seja capaz de realizar desejos que transcendem à realidade.

Outra que faz parte do time de beleza incomum é a orquídea azul. Uma espécie elegantemente natural e perfeita para expressar a extensão dos sentimentos.

rosas-azuis-1

Como você pode notar, o que não falta é motivo para ter flores azuis por perto. Qual é o seu? Aposto que só a beleza delas já vale a pena, não é mesmo?

Quem sabe as flores azuis possam ser o presente que você tanto procurava para expressar sentimentos especiais e tão únicos quanto elas…

Para deixar o momento inesquecível, é só caprichar em uma lenda ou curiosidade que você aprendeu aqui sobre as flores azuis!

Aproveite as dicas! Até breve…

Veja também: