Curiosidades Flores

Flores Brasileiras: veja algumas das mais belas

Nosso país é rico em extensão, cultura, fauna, flora… isso para citar só uns exemplos! Hoje, resolvi focar nas flores brasileiras, para que você aprenda um pouco mais sobre elas e ajude a preservá-las. É que muitas estão ameaçadas de extinção, infelizmente.

Conheça Nossa Loja Virtual! Você gosta de brincos? Clique aqui para acessar e conferir as promoções de lançamento!

Quem sabe com este post você descubra que aquela sua flor favorita seja
‘made in Brazil’…

As espécies nacionais não são poucas, mas muitas delas são consideradas importadas por engano, devido ao grande comércio em torno delas.

A Begônia é uma flor brasileira ornamental e muito desejada por sua forma meiga com folhas que lembram um coração, seja em tons de vermelho, rosa ou branco.

E não é só isso! Ela é de fácil adaptação, tanto nos climas mais frios quanto nos mais quentes. Para mantê-la sempre bonita, é necessário regar com frequência e protegê-la do vento forte.

tera%c2%a7a-begonia-credito-fabulosa-ideia

Begônia

A Bromélia, Monjola ou Gravatá é uma espécie Aechmea blumenavii Reitz. Típica da região catarinense, tem flor em vermelho intenso e centro branco. Ela favorece a polinização, atraindo principalmente os beija-flores.

A devastação do meio ambiente prejudica a reprodução da Bromélia, uma vez que ela depende de agentes polinizadores – aqueles que levam o pólen de uma flor para outra.

Fora isso, a Gravatá é uma planta bastante utilizada em projetos paisagísticos de praças e jardins, entre outros.

Somados todos os fatores, o resultado é que a Monjola está na lista das flores brasileiras em extinção.

A Catléia ou Cattleya dormaniana é outra prejudicada pelos danos ao meio ambiente, pois também necessita de polinizadores. Encontrada na região da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, é uma flor brasileira que dura cerca de três semanas.

A espécie Pilocarpus microphyllus, popularmente chamada de Jaborandi, faz sucesso na indústria de cosméticos e é considerada uma planta medicinal. É uma flor brasileira pequena e roxa, típica do Nordeste.

O Jaborandi age como anti-inflamatório, antirreumático, diaforético, emoliente, diurético, expectorante, entre outras funções. A planta pode ser empregada no tratamento de artrite, bronquite, calvície, difteria, caxumba, dor de dente, degeneração macular, febre, gripe e glaucoma.

Veja também

Conheça a riqueza da flora brasileira

377624037591414

Jacarandá Paulista

As flores roxas do Jacarandá Paulista (Machaerium villosum) são um show à parte.

A planta é achada nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. O tronco dela é bastante usado na fabricação de móveis. Por isso, é uma espécie cada vez mais escassa.

Outra flor brasileira de beleza inigualável é a Orquídea Cattleya Labiata, também chamada de ‘rainha do Nordeste’, que pode ser encontrada na cor rosa ou lilás.

Seu manuseio é simples – requer luz suave, sombra e ventilação, além de regas constantes e fibra de xaxim. Também é possível cultivar a orquídea Cattleya Labiata em troncos de árvores.

A Onze-horas é uma das mais delicadas e com maior floração entre as nacionais. Possui um interessante modo de se comportar ao longo das 24 horas: elas ficam abertas durante o dia e fechadas ao cair da tarde.

img_como_cuidar_de_onze_horas_18095_600

Onze-horas

São flores brasileiras perfeitas para épocas mais ensolaradas, e muito utilizadas em projetos paisagísticos.

Para um bom plantio da Onze-horas, é necessário solo fértil, bem-drenado, material orgânico e irrigação regular.

A (flor) Primavera é um tipo meio rústico, feminino e romântico. Não necessita de cuidados exagerados, permitindo ser cultivada nas mais diversas condições climáticas. É linda em cores e resistente com poucas regas – a cada 15 dias aproximadamente.

O famoso Pau-brasil possui lindas flores amarelas. Além da importância histórica de ter dado nome ao nosso país, a Caesalpina echinata Lam precisa de ajuda, porque está em perigo devido à extração indiscriminada da planta.

O Pau-brasil é encontrado atualmente nos seguintes estados: Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Pernambuco.

Então, estas foram exemplos de flores brasileiras, para você saber um pouco mais sobre elas e, quem sabe, aproveitar alguma aí no seu cantinho.

Até o próximo post!

Veja também:

Conheça Nossa Loja Virtual! Você gosta de brincos? Clique aqui para acessar e conferir as promoções de lançamento!