Artesanato Decoração

Conheça a beleza e a versatilidade das flores de papel

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

A decoração de um ambiente, seja ele a sua casa ou um espaço externo, é muito importante e sempre diz muito sobre a personalidade de quem o ocupa. Em geral, itens de decoração podem ter preços um pouco altos, o que fez com que a tendência de decoração “faça você mesmo” dominasse os quatro cantos do globo.

Atualmente, é possível encontrar um tutorial caseiro para praticamente qualquer coisa, o que transformou o ato de decorar em algo muito mais intimista e até mesmo terapêutico.

As flores sempre fizeram parte da decoração de espaços, seja em um vaso como centro de mesa ou nas filas de bancos de uma igreja em uma cerimônia de casamento.

E nem elas escaparam do “Do it yourself”. Muitas pessoas estão enxergando nas flores de papel uma alternativa mais duradoura e barata para as flores reais, sem que se perca a beleza e a delicadeza da peça.

O origami

tuli

Para chegar às dobraduras de flores contemporâneas, é preciso passar pelas origens do origami. Conhecida internacionalmente como a arte milenar japonesa de dobrar papel, o origami teve suas origens no início do século XV, no qual as folhas de papel ainda eram itens raros e de preço elevado.

O origami consiste em, basicamente, dobrar uma folha de papel para formar figuras de três dimensões. As mais populares até hoje são as que representam animais e flores.

Com a popularização deste suporte feito de vibras vegetais, o origami também se espalhou, não só em território nipônico, mas por regiões da Europa e África, com destaque para a Alemanha e a região norte do continente africano.

Hoje em dia, qualquer um pode aprender as técnicas do origami e trazê-las para o seu dia a dia, seja em forma de lazer ou na decoração de um espaço, que é o que muitos entusiastas das flores de papel estão fazendo.

As flores de papel

A vastidão de tipos de flores de papel disponíveis para confecção é apenas um dos aspectos nos quais elas se assemelham às flores de verdade. Existem desenhos de origami de flores para as mais diversas espécies, além de variarem também no nível de dificuldade e acabamento.

Na hora de escolher qual tipo de flor você quer utilizar em sua decoração, comece pesquisando a sua favorita e verificando o nível de habilidade necessário para montá-la.

Existem desenhos de origami que são mais ou menos fiéis à aparência real da flor. Se a fidelidade à realidade é importante, busque por tutoriais mais sofisticados.

As flores de papel mais comuns não coincidentemente são as mais escolhidas no mundo das plantas: rosas, tulipas, margaridas e flores de cerejeira são os modelos de papel mais buscados por quem deseja trazer beleza e sofisticação sem prazo de validade para um espaço ou evento.

A escolha do papel adequado

10-10cm-1000-Sheets-Paper-Crane-Origami-DIY-handmade-wedding-gifts

Depois de escolher o seu modelo de flor favorito, chegou a hora de colocar a mão na massa. O primeiro passo é escolher um papel adequado. A depender da quantidade de flores a serem fabricadas, é recomendado adquirir o papel em grandes quantidades para baratear o custo.

Entretanto, se o interesse é apenas decorar um cômodo ou cantinho da casa, é possível adquiri-lo em papelarias convencionais. Se você deseja uma cor diferente ou folhas estampadas, é recomendado buscar por lojas especializadas na venda de papeis de origami, sejam elas físicas ou virtuais.

O grande diferencial de realizar dobraduras com um papel comum e o feito especialmente para origami é o acabamento final da peça. Por ser cortado milimetricamente, o papel especial para a montagem de origamis garante a simetria quase perfeita da figura ao final do passo a passo.

As folhas são mais resistentes e, caso seja necessário desdobrar e começar de novo, menos suscetíveis a marcas e vincos.

Dicas de como fazer flores de papel

Cada tipo de flor possui um tutorial específico para ser realizada com perfeição. Algumas precisam de mais de uma folha de papel, como é o caso da tulipa, para que se dobre também o caule, formando a flor completa.

Em outros desenhos, como os da rosa, é possível encontrar variações de dobraduras somente da flor ou da flor com o caule. A depender do uso decorativo que será feito das flores, o uso de cola quente e até de papeis mais resistentes é recomendado para que a decoração dure mais.

Uma maneira mais simples de começar a praticar suas habilidades em dobraduras de flores é utilizar alguns moldes. A rosa é uma das flores mais simples de dobrar graças aos moldes disponíveis online. Basta salvá-los e imprimi-los no papel de sua preferência.

De maneira geral, é preciso seguir o passo a passo à risca e sem pressa para conseguir um resultado bonito. Ao iniciar a sua dobradura, faça-o sempre sobre uma superfície plana e lisa.

Tenha certeza de que suas mãos estão limpas e de que o tutorial da dobradura está acessível caso você precise consultá-lo. Espátulas e vincadores são ferramentas extras que são possíveis de adquirir para auxiliar na marcação dos vincos e junção das partes das flores.

Como decorar usando flores de papel

decoracao-com-flores-de-papel-1

Em casa

A sua casa ficará muito mais alegre quando você começar a incorporar na decoração as flores de papel feitas por você. Se o seu objetivo é pendurá-las utilizando fios de nylon, dê preferência aos tutoriais de flores sem caule e que se mantenham firmes sem a ajuda de cola.

As rosas de molde e as flores de cerejeiras são ótimas para esse fim. Compre folhas de papel menores para facilitar na hora de pendurá-las no teto ou entre paredes. Outra ideia é utilizar tulipas de papel como “capas” para as luzes de natal espalhadas pela casa.

Eventos e cerimônias

A decoração de espaços de celebração está usando cada vez mais flores de papel. Arranjos de mesa, vasos grande que enfeitam corredores e até mesmo um buquê de noiva podem ser feitos de flores de papel.

Recomenda-se, entretanto, contratar profissionais e uma equipe capacitada para ajudar na confecção das flores para eventos maiores, de forma a garantir a qualidade do acabamento e a quantidade necessária de peças de origami.

Veja também:

Comentar

/* ]]> */