Curiosidades Flores

Flores Roxas: tipos, tons e curiosidades

São muitos os tipos de flores roxas, assim como seus simbolismos. Da hortênsia à flor-de-lis; do amor-perfeito às rosas, elas são geralmente ligadas aos sentimentos bons, ao amor e à calma.

Conheça Nossa Loja Virtual! Você gosta de brincos? Clique aqui para acessar e conferir as promoções de lançamento!

Também simbolizam nobreza, realeza, as classes sociais mais abastadas; admiração, orgulho e mistério. É o caso dos tons mais intensos, como o púrpura, bastante utilizado pelas famílias reais mundo afora.

A cor roxa representa a Páscoa, com direito até a uma flor chamada de “Quaresmeira”, cuja floração acontece perto do período religioso, a Quaresma, que precede a Páscoa. O pigmento da “Quaresmeira” é muito próximo do roxo.

As “Quaresmeiras” brotam em uma árvore frondosa, de copa grande. O local de plantio dela influencia a cor da flor, que pode ir do tom puxado para o rosa ao mais escuro e azulado.

A flor roxa é conhecida como a cor do primeiro amor. E o fato de não ser tão utilizada quanto as outras, acaba fazendo dela uma forma de presentear alguém especial.

como-cultivar-lavanda-16

E por ser um tanto quanto dramática, não é tão popular quanto as de outros tons. Mas é claro que depende muito da intensidade do pigmento e de possíveis combinações com outros ornamentos e acessórios.

Há quem acredite que flores roxas são capazes de reduzir tensões, uma vez que representam o autocontrole e a dignidade. Tanto é que advogados e psiquiatras costumam usá-las em seus ambientes de trabalho.

Ainda não acabou! Um tom mais claro, como o lilás, normalmente é associado à espiritualidade e à tranquilidade. Flores roxas mais suaves carregam em si tais características.

Ao mesmo tempo, podem ser as queridinhas de mulheres de várias idades, pois o lilás é uma cor jovial, delicada e romântica.

Por outro lado, quando é uma tonalidade forte, a flor roxa é também capaz de representar violência, engano ou agressão planejada.

Casamentos podem ser decorados com elas, as flores roxas, apesar de não serem muito utilizadas. As mais escuras ficam incríveis usadas em conjunto com outras nos tons lilás e lavanda. O resultado é uma harmonia inesquecível de cores.

Conheça alguns tipos de flores roxas

flowers-pot-flowering-leaves-sharpness-2880x1800

Alamandas roxas: trazem uma curiosidade extra… apesar do nome, nem sempre são roxas – normalmente, são rosadas. Já a alamanda realmente roxa, na verdade, é chamada de alamanda azul.

Veja também

A combinação de roxo claro puxado para o azul proporciona uma flor única, uma composição especial. Ainda mais se levarmos em conta outro detalhe interessante: o miolo dela, bastante amarelado. Ou seja, uma verdadeira obra-prima da natureza!

• Violeta: sem dúvida, é uma das mais conhecidas. A clássica violeta é pequena e delicada, além de bastante resistente a diversas condições.

Normalmente, as violetas apresentam um tom roxo mais fechado. Mas existem belos exemplares em tonalidades púrpura e até azuladas.

• Lavanda: também não poderia ficar de fora desta lista. Seu tom único de lilás ligeiramente avermelhado e seu aroma inconfundível fazem dela item amplamente utilizado pela indústria de perfumes e cosméticos.

A lavanda é bem pequena e cresce agrupada em uma espécie de bastão na ponta do caule. Cultivada em campos vastos, formam paisagens de impressionante beleza.

• Hortência: além do tom azulado, é uma flor capaz de exibir pétalas roxas admiráveis. Tudo depende principalmente do tipo de solo, das quantidades de minerais disponíveis nele, entre outros fatores.

Na realidade, funciona assim: a composição do solo influencia o equilíbrio dos pigmentos e, portanto, o surgimento de flores roxas mais ou menos intensas – em alguns casos azuladas.

• Orquídea: sua gama de tons arroxeados é ampla. Vai do lilás mais claro até o vinho intenso, além do púrpura e violeta. A delicada, misteriosa e elegante orquídea tem tudo para atrair olhares e enfeitar ambientes como nenhuma outra.

Exóticas e impressionantemente belas, as flores roxas podem, sim, deixar seu cantinho com um toque exclusivo e cheio de charme.

Aproveite!
Até a próxima…

Veja também:

Conheça Nossa Loja Virtual! Você gosta de brincos? Clique aqui para acessar e conferir as promoções de lançamento!