Curiosidades Flores

Flores Venenosas: você sabe quais são?

Talvez você nem desconfie, mas aquela plantinha linda e delicada que enfeita seu jardim pode ser tóxica. Veja no artigo de hoje as principais flores venenosas.

A beleza é o principal ingrediente do paisagismo nas residências. O que muita gente não sabe é que são diversas as flores venenosas, que oferecem perigo tanto para nós quanto para nossos bichinhos de estimação.

Em outros casos, a pessoa até possui informação a respeito, porém, segue firme e forte na tradição de enfeitar os ambientes com flores tóxicas.

Um exemplo já explorado aqui em outros posts é o copo-de-leite. Esta flor venenosa ornamenta jardins urbanos, casamentos, eventos diversos. Suas folhas de intenso verde e flores aveludadas são facilmente adaptáveis aos mais variados projetos de exteriores e interiores.

Um detalhe interessante é que existem plantas venenosas cuja toxidade é aproveitada pela medicina popular como remédio. Isso mesmo! São medicamentos naturais utilizados desde os tempos mais remotos para salvar vidas. Tudo, é claro, na dosagem correta…

Portanto, se você estiver pensando em dar mais vida ao jardim colocando umas flores diferentes, cuidado com as escolhas, já que certas plantas são capazes de matar um adulto de 80 kg.

É bom ter cautela também quando você ou sua família estiverem em locais de contato com a natureza e quiserem experimentar um fruto, tocar uma flor mais interessante.

No geral, muitas das flores venenosas estão mais próximas do que imaginamos. Todo o território brasileiro está cheio delas.

Veja algumas das principais flores venenosas

anturio

Antúrio

• Antúrio – é perigosa principalmente para crianças e animais domésticos. Exótica e exuberante, esta flor venenosa pode provocar vômito, lesões na boca, faringe e laringe, além de dificuldade de respirar e engolir. É altamente tóxica.

• Alamanda – é conhecida como a “flor que mata cavalos”, tamanha é sua ação tóxica. Suas flores venenosas são belas e amarelas, sendo esta trepadeira arbustiva encontrada principalmente em muros e calçadas.

O efeito da alamanda é fortemente purgante. A ingestão de suas flores e folhas provoca desarranjo intestinal e até morte.

• Acácia – possui uma técnica especial para eliminar seus predadores. Ao ser atacada, a acácia libera etileno gasoso. Com isso, outras acácias passam a produzir tanino em quantidades suficientes para se livrar dos animais que delas se alimentam.

Veja também

• Crisântemos – flores venenosas e bonitinhas, são perigosas especialmente para cães e gatos, e também costumam causar intoxicação em seres humanos. Geralmente, os sintomas são coceira e dermatite.

crisantemos-rosas

Crisântemos

• Chapéu-de-napoleão – também conhecida como jorro-jorro, é outro arbusto que gera flores venenosas em tom amarelo ouro. O aspecto inclinado do chapéu de Napoleão é responsável por seu nome.

Suas sementes grandes podem ser confundidas com nozes comestíveis. No entanto, é nelas que está a substância tóxica: glicosídeos cardíacos.

• Dedaleira roxa – as folhas dela podem ser fatais para animais de pequeno porte e crianças por causa da grande concentração de digitalina que trazem.

Entretanto, a substância é um exemplo de veneno que, na quantidade adequada, é utilizado para tratar doenças – neste caso, alguns problemas do coração.

• Hortênsias – é outra não recomendada em lares com crianças pequenas e bichos de estimação. O veneno dela provoca convulsões, vômito e dor de barriga, além de coma nos casos mais severos.

• Lírio do campo – é capaz de tornar os batimentos cardíacos lentos e irregulares, de provocar vômito, náusea, diarreia e câimbras. Mas depende da quantidade ingerida.

• Narcisos – náuseas, cólicas e diarreia são alguns dos efeitos causados pela ingestão dos bulbos dos narcisos em grandes quantidades.

• Wisteria – linda trepadeira com flores encantadoras, serve para dar um toque romântico à decoração. Mas atenção! Todas as partes dela são tóxicas, podendo levar a quadros de diarreia, náuseas, cólicas e vômito.

wisteria-plant-page

Wisteria

Espero que o post de hoje ajude você a identificar as flores venenosas e, se for o caso, aproveitar apenas a beleza e os perfumes que a natureza oferece, sem correr riscos.

Cuide-se, e até breve!

Veja também: