Beleza Cabelos

Tipos de franjas: veja os estilos que mais combinam com o seu rosto

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Pode passar o tempo que for, elas nunca estarão fora de moda. Mais curtinhas, desfiadas, alongadas, laterais, enfim… As franjas sempre estão em alta, seja qual for a tendência ou estação do ano.

Além de dar todo um toque de feminilidade e delicadeza ao look da mulher, seja qual for o seu estilo ou personalidade, as franjas também estão sempre aqui para dar aquela ajudinha amiga que todas nós precisamos, seja para disfarçar uma imperfeição, como cicatriz ou espinha, para rejuvenescer ou até mesmo alongar a silhueta.

No entanto, o look com franjas também costuma aparecer muito no inverno, já que é período do ano em que os cabelos tendem a ficar menos oleosos, ao contrário do acontece no verão e os seus dias quentes, e também porque é a estação que permite que nós abusemos do secador e da chapinha, ideal para deixarmos a franja domada e do jeito que queremos.

Esses cortes costumam estar sempre nas madeixas das celebridades e, por isso, sempre caem no gosto da mulherada antenada e apaixonada por moda. Mas, será que qualquer uma pode ter uma franja para dar um up no visual? A resposta é sim. Afinal, existem vários tipos de franjas e cada uma especialmente feita para cada tipo de rosto e para agradar cada gosto.

No entanto, de acordo com os melhores hairstylists do mundo, um corte mal escolhido ou mal feito pode sim dar fim a qualquer franja e acabar com o look. Por isso, é preciso ficar ligada em que tipo combina com o seu rosto antes de pegar a tesoura. Para te ajudar nesta difícil missão, nós vamos mostrar neste artigo algumas dicas para você escolher a melhor franja para o seu look. Vamos lá?

Tipos de rosto

Antes de escolher qual a franja que mais combina com você, é necessário descobrir qual é o seu tipo de rosto. Este será o ponto de partida para fazer um corte bonito e que dê mais sincronia ao seu visual. Para facilitar o processo, prenda os cabelos e tire uma foto do seu rosto bem de frente e avalie posteriormente, observando os contornos do queixo, testa e maxilar para identificar a sua figura geométrica.

Veja a seguir:

Rosto redondo

blush-certo-2

Possui largura e altura proporcionais e ângulos pouco definidos, sendo que as linhas do maxilar são mais arredondadas.

Rosto quadrado

blush-certo-1

Este tipo de rosto tem largura do maxilar e da testa semelhantes e o contorno lateral do rosto (da bochecha até o maxilar) forma uma linha reta.

Rosto oval

blush-certo-3

Neste caso, as laterais da face vão afinando até chegarem ao queixo, sendo que a região da testa é um pouco mais larga. Tem comprimento mais longo e as linhas do maxilar mais arredondadas.

Rosto alongado

blush-certo-4

Costuma ser ligeiramente mais comprido e estreito. Ele varia entre características mais ovais, com a mandíbula mais arredondada; ou mais retangular, com a linha do queixo mais reta e definida.

Rosto triangular

blush-certo-5

A sua principal característica é a testa mais larga e o queixo mais estreito. Como o nome já diz, ele lembra o formato de um triangulo invertido, sendo que a base da figura geométrica é a testa.

Tipos de franjas

Depois de saber qual é o seu tipo de rosto, agora vamos às franjas que mais combinam com cada um deles, seguindo as dicas dos hairstylists e visagistas das celebridades. Preste bem atenção para não correr o risco de escolher o corte errado, ok?

Franja desfiada

corte-franja-repicada-9

Este tipo de franja, de acordo com os especialistas, é ideal para quem tem rostos redondos e quadrados. Isso porque ela costuma desviar a atenção da face. Mulheres com cabelos curtinhos devem evitar esse estilo de corte, uma vez que ele pode não deixar o look harmônico.

Franja reta

4

Trata-se do estilo clássico de franjas, cortado em linha reta acima das sobrancelhas. Segundo especialistas, esse tipo de corte combina com que tem rostos ovais e compridos e nunca deve ser usado por mulheres que tenham rostos quadrados ou redondos, uma vez que pode acentuar a expressão facial de forma negativa.

Quem tem cabelos cacheados também deve fugir de cortes retos, já que, neste caso, são as camadas que dão beleza e estilo aos cachos.

Franja reta super curta

page1

Trata-se de um modelo de franja que é bastante arriscado para se fazer, uma vez que é bem difícil de manusear e prender, caso haja algum arrependimento. Por isso, quem optar por fazer precisa ter certeza de que quer mesmo um visual mais marcante e despojado.

A franja reta super curta combina com rostos ovais, uma vez que ajuda a diminuir a testa e oferece uma impressão de face menor e mais cheia.

Franja “meia-lua” ou arredondada

meia_lua_franja-rita_heroina

É um estilo totalmente inspirado na moda dos anos 70 e é caracterizado por uma franja um pouco mais longa que a tradicional (reta), mais arredondada e com os fios centrais mais curtinhos que os das laterais.

É ideal para rostos quadrados e ovais, uma vez que destaca as maçãs do face, mas nunca deve ser usada por mulheres com rostos redondos, podendo correr o risco de diminuir o comprimento do rosto.

Franja longa

franja-longa-blog-julio-crepaldi-destaque

É um estilo ideal para quem tem madeixas mais longas – pelo menos, abaixo dos ombros – e combina super bem com cabelos cacheados ou crespos. Quem tem rostos ovais e quadrados pode investir tranquilamente na franja longa ou “franjão”, como também é chamada.

Já a mulherada com rostos redondos e compridos devem tomar cuidados ao adotar esse modelo, uma vez que ele pode destacar de forma negativa os ângulos do rosto.

Franja lateral

demi-lovato-jingle-ball-2011-official-kick-off-party-01

Trata-se de uma franja cortada na diagonal, geralmente desfiada, de modo a ficar na lateral do rosto. Combina super bem com rostos redondos e quadrados, oferecendo mais charme à produção.

Franja assimétrica

Franja-7

Nada mais é do que um estilo que permite cortar a franja com fios mais curtos em uma lateral e mais longos na outra. A ideia é dar versatilidade ao look, possibilitando que a mulher use-a do lado mais curto quando quiser deixá-la à mostra e lado mais longo quando quiser se livrar dela e deixar o cabelo mais inteiro.

Ela combina com rostos ovais e triangulares, uma vez que torna as linhas mais proporcionais e deixa o visual mais despojado.

Como cortar a franja? Confira passo a passo

É claro que cortar a franja, independente do modelo de corte que escolheu, exige a atenção e cuidados de um profissional no assunto. Porém, o que fazer quando se está sem money ou falta de tempo para ir ao salão de beleza? É simples: corte você mesma em casa e sozinha, sem gastar nada.

Para isso, você vai precisar de uma tesoura especial para cortar cabelos, bem amolada. Depois disso, é só ficar atenta ao passo a passo que vamos mostrar agora para não errar na hora de fazer a sua franja.

Passo 1: Lave bem os cabelos, como faz de costume, e retire o excesso de umidade com a ajuda de uma toalha.

Passo 2: Em seguida, divida-os ao meio e separe duas mechas da frente, uma de cada lado, de modo a formar um triângulo.

Passo 3: Prenda o restante dos fios para trás, fazendo um rabo de cavalo ou coque para evitar fios “livres” durante o corte.

Passo 4: Penteie bem as mechas que separou na frente do cabelo com um pente, de preferência mais fino, para deixá-las mais sincronizadas.

Passo 5: Para começar a cortar, conte três ou quatro dedos do início da testa para baixo e passe a tesoura abaixo dessa medida, de modo a deixar comprimento para o caso de precisar acertar o corte depois.

Passo 6: A dica é cortar primeiro os fios do centro para servir de medida para o restante da franja. Vá cortando aos poucos, baseando-se sempre os fios cortados no centro para não errar o corte.

Passo 7: Seque os cabelos com um secador e, se preferir, passe a chapinha para deixar a franja lisa e verificar possíveis pontas fora do lugar. Na hora de alinhar, lembre-se de que o cabelo molhado fica mais comprimido e seco mais curto.

Gostou do artigo de hoje? Então, que tal deixar um comentário contando qual foi o tipo de franja que mais se identificou?

Até a próxima!

Veja também:

Comentar

/* ]]> */