Nutrição Saúde

Conheça os 7 benefícios do gengibre para a saúde!

O gengibre é um rizoma originário do sul da Ásia, rico em propriedades medicinais, sendo utilizado há mais de 3000 anos no tratamento de diversos males.

Muito apreciado na culinária – principalmente oriental – é aromático e possui sabor picante. Além disso, é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes que lhe conferem os diversos benefícios à saúde.

Ficou interessada? Então conheça neste post 7 benefícios do gengibre para a saúde. Confira!

1. É um remédio poderoso contra gripes e resfriados

O gengibre é amplamente utilizado como ingrediente de remédios caseiros voltados para o tratamento de gripes, resfriados e alergias.

O suco do gengibre misturado com mel ajuda a minimizar a tosse persistente e dores de garganta e seu chá é um excelente descongestionante nasal.

Este rizoma possui ação anti-histamínica, sendo muito utilizado no tratamento de alergias do trato respiratório, inibindo a contração das vias aéreas e estimulando a secreção de muco.

2. Aliado do emagrecimento

O gengibre é um alimento termogênico, ou seja, que tem a capacidade de acelerar o metabolismo e elevar a temperatura do corpo, promovendo a queima de gordura corporal e a eliminação de toxinas do organismo, auxiliando na perda de peso.

Além disso, é um inibidor natural do apetite, causando a sensação de saciedade. Ele também inibe a produção do hormônio cortisol, que em altas concentrações está relacionado ao acúmulo de gordura na região abdominal e ao ganho de peso.

3. Combate a azia e outros desconfortos gastrointestinais

cha-de-gengibre-termogenico-para-queimar-a-gordura-abdominal-rapidamente1

Os benefícios do gengibre para a saúde do sistema digestivo são múltiplos.

O chá deste rizoma auxilia no combate a azia e aos gases intestinais. O consumo de gengibre também ajuda a reduzir as náuseas e vômitos decorrentes da gravidez ou posterior a tratamentos médicos como a quimioterapia ou procedimentos cirúrgicos.

Também protege o estômago da bactéria H.pylori, principal causadora de úlceras e gastrite estomacais.

4. Tem ação anti-inflamatória e analgésica

O gengibre possui ação anti-inflamatória, devido à presença dos gingeróis, principais ativos desse rizoma.

Eles são eficazes principalmente em portadores de artrite reumatoide e osteoartrite, diminuindo os níveis de dor e melhorando a mobilidade dessas pessoas.

Também é eficiente na melhora de sintomas relacionados a processos inflamatórios decorrentes de doenças respiratórias, como a asma e a bronquite.

Além da ação anti-inflamatória, o gengibre também é um potente analgésico natural, capaz de aliviar dores de diferentes naturezas. Estudos sugerem que o consumo regular deste rizoma alivia inclusive, as dores musculares decorrentes da prática de treinos e atividades físicas.

5. Previne alguns tipos de câncer

A prevenção do câncer colorretal e de ovário é mais um dos benefícios do gengibre para a saúde.

Os gingeróis presentes no rizoma impedem o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas na região colorretal.

O mesmo ativo também induz a morte celular de células cancerígenas do ovário, através da indução da apoptose (morte celular programada) e autofagocitose (autodigestão).

6. Reduz a pressão arterial

Os ativos contidos no gengibre são capazes de reduzir o colesterol e diminuir a concentração de lipoproteínas de baixa densidade, que em altas concentrações podem entupir artérias e vasos sanguíneos do nosso organismo, dificultando o fluxo do sangue e levando à hipertensão.

O gengibre também atua inibindo o processo de coagulação do sangue, permitindo um fluxo sanguíneo normal e reduzindo a ocorrência de ataques cardíacos e de acidente vascular cerebral.

7. Controla o diabetes

gengibre-corpo

O baixo índice glicêmico contido neste alimento é um dos benefícios do gengibre para pessoas que sofrem com diabetes, pois seu consumo não provoca o aumento dos níveis de glicose no sangue.

Além disso, o gingerol – principal ativo do gengibre – tem a capacidade de aumentar a captação de glicose pelas células musculares sem necessitar da presença de insulina.

Sabe-se também que o consumo deste rizoma diminui a incidência de nefropatia diabética, também conhecida como lesão renal.

Apesar de todos os benefícios do gengibre citados neste artigo, o seu consumo pode apresentar riscos para pessoas que apresentam algumas condições específicas.

Por exemplo, pessoas que fazem o uso de medicamentos para controlar o diabetes e a hipertensão arterial devem consultar um médico antes de consumir gengibre a fim de evitar interações medicamentosas.

Gestantes, lactantes e portadores de distúrbios hemorrágicos e biliares também devem evitar o seu consumo.

Os efeitos colaterais do gengibre são raros, no entanto, se consumido em excesso pode causar desconfortos estomacais e intestinais, além de irritação na boca e garganta.

Para aproveitar todos os benefícios do gengibre, escolha sempre os rizomas que possuem a casca mais lisa, pois costumam ser menos fibrosos, e consuma-o através de chás, infusões com mel, em sucos, puro em lascas dentro de saladas ou como ingrediente de pratos quentes.

Curtiu nosso artigo sobre os benefícios do gengibre? Então compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais!

Veja também:

/* ]]> */