Beleza Cabelos

Granny Hair: aprenda a fazer o cabelo cinza da moda

Conforme o tempo vai passando, as tendências de moda e beleza vão mudando e trazendo consigo tendências que podem surpreender quando o assunto é inovar e ousar. Em relação aos cabelos, um novo estilo vem tomando conta da cabeça da mulherada, principalmente entre as celebridades: o Granny Hair.

O famoso cabelo cinza, que é o assunto do nosso artigo de hoje, já conquistou muita gente que adora aliar estilo e ousadia, entre homens e mulheres, inclusive as famosas, como a Rihanna, Lady Gaga e Rita Ora. Granny hair, em tradução livre para o português, significa “cabelo de vovó” e, como o próprio nome já diz, tenta imitar os fios grisalhos que aparecem na cabeça dos nossos queridos velhinhos.

Parece estranho? De jeito nenhum! Os fios brancos ou acinzentados que antes incomodavam as vovós agora estão super em alta, principalmente entre pessoas que ainda não estão nem perto de consegui-los naturalmente, com idades entre 15 a 30 anos.

O Granny Hair é um estilo ousado e exótico e que pede coragem da parte de quem quer aderi-lo. Isso porque, além de atrair milhares de olhares pelas ruas e mostrar atitude, mantê-lo sempre bonito e bem cuidado para sustentar o visual é uma tarefa bastante difícil, uma vez que a tonalidade pede alguns cuidados especiais com as madeixas.

Quer saber mais sobre o Granny Hair e como fazer no seu cabelo? Então, continue lendo esse post até o final e conheça tudo sobre essa novidade no mundo da beleza!

O que é o granny hair?

Granny Hair significa, em tradução livre para o português, “cabelo de vovó”. Como o próprio nome diz, esse estilo de coloração capilar tem como principal objetivo imitar os fios grisalhos ou brancos presentes na cabeça dos nossos avós. Agora, com essa nova tendência que está conquistando o mundo da beleza, não só os velhinhos podem ostentar cabelos cinzas como você também!

A novidade já foi aderida por várias famosas e blogueiras internacionais, como a lindíssima Tasha Leelyn, e pode ser adotada por qualquer pessoa que goste de desfilar com ousadia e atitude e mostrar que tem personalidade. No entanto, para ter cabelos cinzas, vale ressaltar que, além de coragem, também é preciso escolher uma tonalidade que combine com o seu tom de pele.

Isso porque, por se tratar de uma nuance fria, pode dar um pouquinho de trabalho para consertar se houver algum erro durante o processo de descoloração e tingimento. Neste caso, a dica é pedir a opinião de um especialista ou profissional de beleza de sua confiança, que vai saber dizer com precisão qual é a tonalidade de cinza que mais combina com a sua pele.

Dentre as cores existentes neste sentido estão os cinzas platinados, que são os mais claros, e os de tons parecidos com “chumbo” ou azulados, que são mais escuros. Independente da tonalidade que você escolher, antes é preciso que você saiba que as madeixas precisam estar descoloridas antes de aplicar a tintura.

Se você tiver fios escuros, terá que descolorir antes para conseguir o cabelo cinza. Caso não esteja disposta a clarear as madeixas, nem adianta tentar fazer o Granny Hair.

Quem pode fazer?

Qualquer mulher que queira mudar radicalmente o visual pode se aventurar no Granny Hair. No entanto, vale ressaltar, mais uma vez, que aderir aos cabelos cinzas exige muita atitude, personalidade e ousadia, pois o estilo costuma ser bem polêmico e chamativo, dividindo opiniões entre quem acha o visual super descolado e quem dá zero para a tendência por achar “over”.

Por isso, se você quiser fazer o Granny Hair, é preciso ter certeza de que vai ficar linda e confiante. Além disso, da mesma forma que o estilo pede coragem para adotá-lo, sustentar o visual também vai exigir muita paciência e zelo com os cabelos, que devem seguir uma rotina diária de cuidados específicos, já que os fios podem ficar mais frágeis e suscetíveis à queda e quebra ao passarem pelo processo de descoloração e tingimento.

No mais, todos os tipos de cabelos, sejam lisos, ondulados, cacheados ou crespos, de qualquer tamanho, podem apostar no Granny Hair para ficarem lindos e estilosos. A tendência também cai super bem com todas as tonalidades de pele, sendo uma boa ideia para mudar o visual tanto em mulheres brancas, morenas ou negras.

Como fazer? Veja passo a passo

A primeira coisa que você precisa saber antes de fazer o Granny Hair é que os cabelos precisam estar totalmente descoloridos – praticamente brancos – para só então colorir os fios de cinza. Os produtos para essa segunda etapa não são baratos, mas são bons para garantir que as suas madeixas fiquem saudáveis ao final do processo todo.

Sabendo disso, você vai precisar de:

  • Pó descolorante azul próprio para cabelos;
  • Fortificante (é vendido em forma de tubo e serve para misturar ao descolorante, ajudando a neutralizar o tom do cabelo e evitando manchas amareladas);
  • Água oxigenada (volume 30, no máximo);
  • Pincel para cabelos;
  • Tonalizante cinza;
  • Recipiente e colher (ambos de plástico);
  • Luvas de borracha;
  • Queratina líquida.

Como fazer:

Passo 1: O primeiro passo para começar a fazer o seu Granny Hair é colocar as luvas, já que os produtos que você vai manusear daqui para frente podem causar alergias.

Passo 2: Em seguida, você deve misturar o pó descolorante, o fortificante e a água oxigenada no recipiente de plástico e mexer com a colher até obter uma mistura bem homogênea.

Passo 3: Depois, o próximo passo é aplicar a queratina líquida por todo o cabelo, cuidando para que os fios não fiquem exageradamente úmidos.

Passo 4: Feito isso, separe o cabelo em mechas finas e comece a aplicar a mistura que você preparou para descolorir o cabelo com o pincel. Espere agir por, aproximadamente, 50 minutos.

Passo 5: Durante esse período, a dica é verificar sempre, a cada 10 minutos pelo menos, o cabelo para ver se está resistente ou não.

Passo 6: Passado os 50 minutos, enxágue bem o cabelo até que a mistura saia completamente dos fios.

Passo 7: O processo de descoloração está pronto! Se você não conseguir a tonalidade branca já de primeira, que é essencial para ter cabelos cinzas, a dica é repetir esse processo após dois ou três dias. E atenção! Nunca aplique descolorante no cabelo mais de uma vez no mesmo dia, ok?

Passo 8: Agora, aplique um tonalizante cinza e deixe-o agir por cerca de 30 minutos. Está pronto o seu Granny Hair! Caso não goste da tonalidade mais chumbada, não se preocupe. A cada lavagem, o cabelo deve ir ficando mais claro.

Cuidados necessários

Como falamos no decorrer desse artigo, apesar de vermos os cabelos cinzas sempre bonitos nas famosas, para sustentar e ostentar o visual é preciso dobrar a rotina de cuidados com as madeixas. Afinal, todo procedimento químico costuma agredir muito a fibra capilar e, por isso, é preciso cuidar bem dos fios para evitar o ressecamento, queda, quebra e desbotamento.

Dentre os principais cuidados que você deverá ter com o seu Granny Hair, estão:

  • Hidratar os cabelos semanalmente e seguir à risca o cronograma capilar (com nutrição e reconstrução dobradas);
  • Faça a lavagem dos cabelos sempre com produtos específicos para cabelos quimicamente tratados;
  • Evite usar shampoo sem sal, pois ele pode favorecer o processo de desbotamento;
  • Aposte em umectações com óleos capilares para nutrir as madeixas;
  • Respeite o período de manutenção;
  • Evite exposição solar, ao mar e piscina e, se não for possível, abuse do protetor solar para cabelos;
  • Evite lavar os cabelos em água quente. O ideal é uma temperatura morna ou fria;
  • Tente maneirar no uso de secador, chapinha e babyliss para não deixar o cabelo ainda mais ressecado.

Veja algumas fotos para se inspirar!

/* ]]> */