Emagrecimento Nutrição

Groselha negra emagrece e traz benefícios à saúde; veja como usar

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Atualmente, para a felicidade de muitas mulheres, existem vários alimentos naturais presentes na nossa cozinha eficazes para ajudar no emagrecimento e manter a boa forma. Dentre os maiores aliados nas refeições para conseguir o sonho do corpo perfeito para você está a famosa groselha negra, que você vai conhecer melhor no nosso artigo de hoje…

A fruta, de cor escura, miúda e redonda, é uma novidade que tem feito bastante sucesso nas dietas por ajudar na perda de peso e proporcionar medidas poderosas às esbeltas. Já ouviu falar ou degustou um licor de cassis ou creme de papaya com cassis? Pois bem! Eles nada mais são que a própria groselha negra, que possui vários outros nomes ao redor do mundo, uma fruta de sabor exótico, que é bastante utilizada em sucos, geleias, tortas, iogurtes, sorvetes e vinhos, especialmente na Europa e Ásia, onde ela é mais popular.

Aqui no Brasil, alguns de seus benefícios estão sendo bastante difundidos, especialmente o de que a groselha negra emagrece. Será que é verdade? Fique de olho nos próximos parágrafos desse artigo e descubra o que realmente a frutinha preta pode fazer por você e pelo seu corpo. Vem comigo!

Quais são os benefícios da groselha negra?

Várias pesquisas, dentre elas, a do pesquisador britânico Derek Stewart, já mostraram que a groselha negra está entre os 20 superfrutos que mais trazem benefícios à saúde, devido ao seu alto teor de antioxidantes, seguida da framboesa, mirtilo, romã e morango.

Sendo assim, é válido dizer que o cassis, como também é conhecida popularmente, tem em sua cor roxa escura uma excelente concentração de antioxidantes, o que significa que ele pode ajudar a tratar e prevenir uma série de doenças, como câncer, principalmente, o de cólon, diabetes, Mal de Alzheimer, problemas cardiovasculares, artrite reumatoide e Mal de Parkinson.

Quanto mais escura for a groselha negra, maior será a quantidade de antioxidantes presente no fruto e, portanto, melhores os benefícios. Além disso, o fruto também possui 3 vezes mais vitamina C do que uma laranja, o que o torna um aliado essencial na prevenção de inflamação das articulações, fadiga ocular e infecções urinárias. Não é à toa que a groselha negra foi bastante utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, distribuída gratuitamente para a cura de crianças.

Alguns dermatologistas também apostam no cassis para a prevenção de doenças de pele e, também, para retardar os efeitos do envelhecimento e fortalecer as unhas. Já para as vaidosas que adoram cuidar do cabelo, a boa notícia é que o fruto também pode ser incluído na rotina de tratamentos capilares por promover uma maior produção de ceramidas, substância responsável por hidratar o cabelo e proporcionar mais brilho.

E se você achava que os benéficos da groselha negra paravam por aí, há quem diga que ela pode ser usada até mesmo no combate à celulite e no fortalecimento da pele, graças ao seu poder de fomentar a produção de elastina e colágeno.

Veja, a seguir, um resumo dos principais benefícios da groselha negra para a saúde:

  • Trata doenças como aterosclerose e doenças causadas por bactérias;
  • Trata infecções urinárias;
  • Melhora a visão;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Reduz inflamações, como a artrite reumatoide;
  • Combate celulites;
  • Previne o câncer, especialmente o de cólon;
  • Combate a diabetes;
  • Evita o Mal de Alzheimer;
  • Combate problemas cardiovasculares;
  • Previne o Mal de Parkinson.
  • Fortalece as unhas;
  • Melhora a saúde e beleza da pele;
  • Hidrata o cabelo, conferindo-lhe mais brilho e maciez.

Afinal, groselha negra emagrece mesmo?

Para a alegria da mulherada que almeja cuidar do corpo e manter a boa forma, a groselha negra pode sim ajudar a emagrecer. De acordo com uma pesquisa divulgada na Nova Zelândia, em 2009, quando associada à prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada, o fruto pode ser essencial para a perda de peso.

Isso porque o cassis possui uma excelente capacidade de diminuir o índice de absorção de substâncias como sacarose e insulina, que são perigosas por aumentarem o nível glicêmico do organismo e, consequentemente, promover o ganho de peso. Além disso, o fruto também contém baixas quantidades de calorias e gorduras, mas um alto teor de água, o que significa que ele pode ser considerado um diurético natural, ideal para ajudar a emagrecer.

Sendo assim, caso esteja consumindo a groselha negra para este fim, a recomendação é para que se beba muita água. Ainda, o fruto é bastante rico em fibras, nutrientes que ajudam a acelerar o movimento do alimento através do intestino grosso, combatendo os inchaços na barriga e a terrível prisão de ventre, além de poder diminuir o seu apetite.

Por último, também podemos dizer que a groselha negra pode emagrecer por conta do seu estímulo à capacidade metabólica do corpo. Lembrando que ela precisa estar associada à outras práticas e alimentos para ter uma vida saudável e conseguir conquistar o corpo magro dos sonhos, ok?!

Onde comprar?

A groselha negra pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, inclusive na internet. No entanto, dificilmente você irá encontrar o fruto em sua versão crua aqui no Brasil, isso porque ela tem um gosto amargo e forte.

Por isso, a forma que mais tem sido adotada é o consumo de cápsulas que contêm o óleo do fruto; das suas folhas, comumente encontradas em farmácias ou lojas especializadas; ou o frasco com seu óleo. Para uso cosmético há versões manipuladas ou industrializadas, como shampoos e cremes de tratamento.

Como consumir?

Se você for consumir a groselha negra em forma de cápsulas, a dica é para que você siga as orientações de dosagens do seu médico ou nutricionista. Tanto as suas folhas quanto o óleo podem ser adicionados às refeições, dentre elas saladas, sucos ou sopas, para obter os benefícios mencionados no decorrer desse artigo.

Mas, vale lembrar: o seu uso é indicado sob orientação médica e para pessoas a partir dos 18 anos. Além disso, certifique-se de que você não é alérgica às substâncias ali contidas antes de iniciar qualquer tratamento com o fruto.

Gostou do artigo? Já experimentou a groselha negra? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo contando o que achou…

Até a próxima!

/* ]]> */