Nutrição

Conheça os benefícios do guaraná em pó para a saúde

Planta de origem amazônica, o guaraná pode ser encontrado tanto em terras brasileiras quanto venezuelanas. A forma de consumo da fruta mais presente na rotina brasileira é, sem dúvidas, nos refrigerantes.

Mas, as formas de incorporar o guaraná na sua dieta vão muito além das bebidas gaseificadas, que não têm uma reputação muito boa no mundo da saúde. O guaraná pode ser encontrado em forma de pasta, xaropes, extratos e em pó, todos possuidores de propriedades muito benéficas para a saúde do corpo.

O guaraná em pó é uma das formas mais utilizadas e comercializadas dessa planta amazônica e é conhecido por conter uma grande quantidade de nutrientes importantes para a manutenção da saúde.

Obtido através da moagem das sementes, que antes são secas e torradas, o pó de guaraná é um excelente composto natural para quem busca mais energia no dia a dia, um emagrecimento saudável e até mesmo melhora no funcionamento do sistema digestivo.

Propriedades nutritivas do guaraná em pó

A semente seca do guaraná tem como principal componente o amido (60%). Porém, a parte da planta que torna o guaraná tão benéfico são seus 8% de cafeína, que o tornam um potente composto energizante. Em comparação com o café, que possui 2,5% de cafeína em sua composição, o guaraná é quase 4 vezes mais estimulante.

Por conta disso, o guaraná em pó é um dos compostos naturais mais utilizados na fabricação de medicações e suplementos que visam energizar e fornecer um efeito termogênico a quem os consome.

Outra substância muito importante presente no guaraná é a teobromina. Graças à sua capacidade de relaxar os brônquios e dilatar vasos sanguíneos, a teobromina é um alcaloide muito bem-vindo para pessoas que possuem problemas respiratórios.

Por ser um composto natural, as fibras alimentares também estão presentes no guaraná em pó, o que faz dele benéfico para quem quer manter a saúde das funções do sistema digestivo.

Benefícios para a saúde

guarana-em-po

Além de todos os nutrientes e compostos já citados, o guaraná em pó é muito utilizado em determinadas situações por trazer diversos benefícios à saúde.

Energizante para quem gosta de se exercitar

Graças à alta concentração de cafeína presente no pó de guaraná, muitos atletas e entusiastas da vida saudável optam por utilizá-lo como um composto natural para ter mais energia durante a prática diária de exercícios.

Por ser um excelente estimulante do sistema nervoso, o guaraná em pó também é conhecido por melhorar a capacidade física do indivíduo como um todo enquanto durar seu efeito. Estudos acreditam, ainda, que diminui-se a fadiga pós-treino quando utiliza-se o guaraná como composto termogênico e fornecedor de energia.

Sua mente e memória mais aguçadas

Quem nunca precisou se manter acordado por mais um tempo para finalizar uma tarefa, mesmo após um dia longo, que atire a primeira pedra. Para esses momentos ou quaisquer outras situações que exijam um boost na sua percepção e memória, o guaraná em pó é uma ótima recomendação.

Graças à ação conjunta da cafeína com a teofilina e a teobromina, a capacidade de raciocínio lógico é aumentada, juntamente com o estado de alerta e a atenção à tarefa que está realizando.

Muitos especialistas acreditam que as propriedades do guaraná em pó, quando agem no cérebro, auxiliam na redução de ocorrências de doenças degenerativas, como o Alzheimer. Isso torna o consumo diário, em doses controladas, uma maneira de prevenir-se contra o aparecimento deste tipo de doença.

Diga adeus às dores de cabeça e ao colesterol alto

O número de casos que empregam o uso do guaraná em pó para aliviar enxaquecas e dores de cabeça cresce todos os dias. E tudo isso graças, novamente, à cafeína, que afeta diretamente os vasos sanguíneos que irrigam o cérebro, diminuindo seu tamanho.

A vasoconstrição é uma das grandes responsáveis pelo alívio nas dores de cabeça, já que, quando ocorrem as crises, esses mesmos vasos costumam dilatar.

Alguns flavonoides e saponinas, que também são componentes do guaraná em pó, são conhecidos por diminuírem o colesterol ruim (LDL). O aumento da circulação do colesterol bom, por outro lado, também pode ser derivado do consumo do guaraná em pó, graças à ação da teobromina.

Emagrecimento

Por ser um excelente termogênico, o pó de guaraná está sempre associado ao emagrecimento e à perda de peso com saúde. Em geral, ele acelera o metabolismo de quem o ingere, elevando o número de calorias gastas em um dia.

Quando associado a uma mudança de dieta e adição de exercícios físicos na rotina, o guaraná em pó pode ser dos seus principais aliados na busca por uma vida mais saudável e pelo corpo dos sonhos.

Bom para a circulação

Se você possui um histórico de problemas circulatórios e cardiovasculares, acrescentar o guaraná em pó na sua dieta é uma alternativa para solucionar ou aliviar essas ocorrências utilizando um composto natural.

Ao consumir o guaraná, a circulação sanguínea melhora e o fluxo de oxigênio se amplia para todos os tecidos do corpo, tornando-o um aliado indireto da manutenção da saúde e beleza da pele, além de proteger o seu coração das vaso-obstruções.

Dicas de consumo

Guaraná-em-Pó-um-Poderoso-Energético-Natural-03

Por vir em forma de pó, o consumo dessa variedade do guaraná pode gerar algumas dúvidas. É possível ingeri-lo de diversas maneiras ao longo do dia, fazendo combinações saborosas, já que vida saudável não tem nada a ver com vida sem graça.

A maneira mais tradicional de consumo é misturando a quantidade indicada com um copo de água ou em outras bebidas de sua preferência que sejam, se possível, naturais.

Misturar o pó de guaraná com açaí também é uma excelente maneira de consumir o composto. Vitaminas batidas no liquidificador juntamente com o guaraná em pó também são ótimas maneiras de ingerir a quantidade determinada ao longo do dia de forma prática e saborosa e em qualquer lugar.

No que diz respeito à quantidade do termogênico que deve ser consumida diariamente, acredita-se que, em geral, 0,5 até 2g por dia sejam o suficiente – cerca de 1 a 4 colheres de café.

Entretanto, cada organismo possui necessidades diferentes. Então, não deixe de consultar o seu médico para saber quais as quantidades recomendadas para o uso específico que você deseja fazer do guaraná em pó.

Veja também:

Comentar

/* ]]> */