Beleza Cabelos

Hidratação com abacate nos cabelos: saiba os benefícios e como fazer

Siga nosso dia-a-dia no insta! Clique aqui para acessar nosso perfil.

Quem não quer ter um cabelo brilhoso, macio e bem hidratado, não é verdade? No entanto, por mais que esta seja a vontade de todas nós mulheres, o privilégio não é para qualquer uma.

Isso porque, para ter fios saudáveis e bonitos, é necessária uma atenção especial aos cuidados diários com as madeixas – o que nem todas estão dispostas a fazer – que vão desde a sua higienização até a finalização, cuidando sempre para que sejam utilizados os produtos e procedimentos adequados para cada tipo de fio.

Neste sentido, as receitas caseiras estão entre as melhores opções para quem quer cuidar bem dos seus cabelos, sem agredi-los com químicas fortes ou produtos industrializados, e, de quebra, ainda gastar pouco na hora de manter a beleza em dia.

Além do custo-benefício, as misturinhas com ingredientes naturais que a gente costuma fazer em casa possuem um efeito muito mais poderoso quando comparadas aos cosméticos que compramos e gastamos rios de dinheiro, já que possuem mais nutrientes benéficos à saúde capilar do qualquer produto industrializado.

É o caso da hidratação com abacate, que é o assunto do nosso artigo de hoje. Como você já leu aqui no blog, no post “Benefícios do abacate: conheça o poder do fruto na saúde”, o abacate pode fazer muito bem para a nossa saúde geral, sendo capaz de prevenir diversas doenças, como o câncer e a diabetes, além de melhorar a digestão, proteger a saúde ocular e até ajudar a emagrecer.

Leia também:

No entanto, o que nem todo mundo sabe é que o fruto também é essencial para manter cuidar da beleza, mantendo não só a hidratação da pele como também dos nossos cabelos. Rico em vitaminas e gordura boa, ele é ideal para deixar os fios macios, nutridos e com muito brilho, sonho de consumo de toda vaidosa.

A hidratação com abacate é bastante antiga, sendo utilizada desde os tempos de nossas avós como ingrediente principal para devolver o brilho e maciez das madeixas, e voltou com tudo para quem quer apostar em ingredientes naturais para potencializar os cuidados com os fios.

Quer saber mais sobre os benefícios da hidratação com abacate e como fazê-la nos seus cabelos? Então, continue lendo esse post até o final e conheça tudo sobre o assunto!

Benefícios do abacate para os cabelos

O abacate é um fruto rico em nutrientes benéficos à saúde dos cabelos, como óleos (em uma quantidade de 70% de gorduras monoinsaturadas ou “gorduras boas”) e vitaminas A, do complexo B, C e E, que possuem ação hidratante, além de minerais como potássio, magnésio, fósforo, cobre e zinco.

Todos esses nutrientes presentes em sua composição são capazes de oferecer brilho, maciez e nutrição aos fios, deixando-os mais fortes e hidratados por mais tempo. Por este motivo, a hidratação com abacate é mais indicada para mulheres que têm cabelos cacheados e crespos, que costumam ser mais ressecados naturalmente, devido ao formato do fio, que não deixa a oleosidade do couro cabeludo chegar até o comprimento e pontas das madeixas.

Além disso, graças às propriedades das vitaminas do complexo B, cabelos quimicamente tratados também podem se beneficiar de forma significativa da hidratação com o fruto, uma vez que ele também possui um alto teor de óleo, que, junto com esses nutrientes, combate o ressecamento causado pelos produtos e procedimentos químicos, além de eliminar com os efeitos do secador e da chapinha.

Além de deixar os cabelos hidratados, macios e brilhosos, a hidratação com abacate também pode ajudar a potencializar a resistência dos fios à queda e prevenir o surgimento de pontas duplas, sendo esses benefícios diretamente ligados a um maior crescimento saudável e com mais vida.

Como fazer hidratação com abacate? Veja passo a passo

Agora que você já sabe todos os benefícios do abacate para a saúde e beleza dos cabelos, chegou a hora de aprender como fazer hidratação usando o fruto e aproveitar todos os seus efeitos para melhorar a aparência das madeixas na frente do espelho.

A boa notícia é que o abacate, por ser um fruto abundante em praticamente todas as épocas do ano, ele tem preço mais acessível e fazer a hidratação não pesa no bolso.

Confira, a seguir, o passo a passo que nós vamos te ensinar para não errar na hora de fazer a sua hidratação com abacate em casa. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 1 abacate bem maduro;
  • 1 colher (sopa) de mel;
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem (ou outro óleo vegetal de sua preferência).

Como fazer:

Passo 1: O primeiro passo para fazer a sua hidratação é comprar um abacate bem maduro e retirar toda a sua polpa – ou uma quantidade ideal para o volume e comprimento dos seus fios.

Passo 2: Em seguida, comece a amassar bem a polpa em um recipiente de plástico com a ajuda de um garfo. É preciso que ela fique bem amassada para aproveitá-la bem, sem desperdiçar.

Passo 3: Depois, adicione 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de azeite extravirgem (ou qualquer outro óleo vegetal de sua preferência) e mexa até virar uma pasta bem homogênea.

Passo 4: Agora, divida os cabelos, já limpos e molhados, em mechas e comece a aplicar a máscara em cada uma delas até terminar todo o cabelo, massageando bem os fios para os nutrientes penetrarem bem na fibra capilar.

Passo 5: Após terminar todo o cabelo, faça um coque no alto da cabeça e coloque uma touca plástica ou de alumínio para aquecer bem os fios e deixe a mistura agir por cerca de 30 a 40 minutos.

Passo 6: Passado esse tempo, enxágue bem os cabelos até remover toda a máscara dos fios.

Passo 7: Agora, lave os cabelos normalmente, com o shampoo e condicionador que você usa no dia a dia, e enxágue novamente.

Passo 8: Deixe os cabelos secarem naturalmente ou com um secador. Se você for escová-los, não se esqueça de usar um produto termoativado para protegê-los das agressões do calor do aparelho.

Quantas vezes posso hidratar os cabelos com abacate?

Para obter todos os benefícios da hidratação com abacate, é necessário usar fazê-la frequentemente nos cabelos para que as suas propriedades nutricionais continuem agindo na fibra capilar. O ideal é que ela seja feita pelo menos uma vez por semana.

/* ]]> */