Beleza Cabelos

Hidratação de quiabo para o cabelo: benefícios e como fazer

Manter a hidratação capilar sempre em dia é um requisito essencial para ter fios sempre saudáveis e bonitos. Até porque cabelo hidratado e bem cuidado é outro nível, concorda?! Melhor ainda é quando a hidratação é feita em casa, com ingredientes naturais e poderosos que podem fornecer nutrientes importantes à fibra capilar, como é o caso do quiabo.

O vegetal, que muita gente torce o nariz na cozinha por conta da sua famosa “baba” e sabor pouco agradável ao paladar, pode trazer não só inúmeros benefícios à saúde, como você já leu em outro artigo aqui no blog, como também auxiliar na beleza dos nossos cabelos, que podem ficar menos ressecados e com muito mais brilho e maciez quando o consumimos na alimentação ou, ainda, o aplicamos diretamente no couro cabeludo e extensão dos fios.

É por isso que existe a hidratação de quiabo para cabelo, que você vai aprender como fazer no nosso post de hoje. Por conter boas quantidades de vitamina A, o vegetal pode ser usado para hidratar e umectar de forma poderosa os nossos fios, recuperando os mais danificados e ressecados, especialmente no caso de quem usa ou faz procedimentos com produtos químicos ou utiliza de forma frequente secador e chapinha.

O resultado é de mais brilho e maciez, já que o vegetal atua como espécie de condicionador para o cabelo. Quer saber mais sobre a hidratação de quiabo? Então, não perca as dicas que vamos mostrar nos próximos parágrafos!

Veja também:

Escova de quiabo: saiba os benefícios e como fazer no seu cabelo

Quais são os benefícios do quiabo para o cabelo?

No dia a dia, é comum que o nosso cabelo vá perdendo os seus estoques de nutrientes e água (umidade dos fios) devido à ação do tempo; de alguns agentes naturais, como é o caso do vento, poeira, poluição, exposição solar, umidade e calor; agentes químicos, como escova progressiva e tinturas; além do secador, chapinha e babyliss que tanto utilizamos na rotina.

Por isso, por ser rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E e vitamina K, além de minerais como cálcio, ferro, magnésio, zinco e potássio, e altas quantidades de fibras mucilaginosas, a aplicação direta da sua “baba” nos fios pode combater e prevenir todos os danos causados pelos agentes listados acima, trazendo mais brilho e maciez às madeixas.

Não é á toa que várias indústrias cosméticas estão investindo no quiabo para criar novas linhas e produtos de tratamento capilar que contenham esse poderoso ingrediente como ativo principal.

Veja, a seguir, quais são os principais benefícios do quiabo para o cabelo e por que você deve incluí-lo na etapa de hidratação do seu cronograma capilar para potencializar a saúde e beleza dos seus cabelos:

  • Recupera cabelos danificados por químicas, aparelhos de alta temperatura (secador, chapinha e babyliss) e ação do tempo e agentes naturais (vento, exposição solar, umidade, poluição, poeira, etc.);
  • Condiciona os fios;
  • Hidrata couro cabeludo com problemas de secura e prurido;
  • Combate a caspa e outras seborreias na raiz capilar;
  • Promove o brilho e maciez dos fios.

Quem pode fazer a hidratação de quiabo?

A hidratação de quiabo é super potente e traz resultados surpreendentes para quem faz desde o primeiro momento. Por isso, ela é mais indicada para cabelos que precisam de uma hidratação intensa e poderosa, como é o caso dos cabelos cacheados, crespos, encaracolados e afros, que costumam ser bastante ressecados naturalmente.

Isso porque o formato dos fios não permite que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até o comprimento e pontas, o que acaba deixando os fios mais ressecados, com volume excessivo e aumento do frizz. Sendo assim, por conta dos nutrientes e alta concentração de água presente em sua composição, o quiabo pode ser útil para aumentar a umidade dos fios (hidratação) e acabar com todos esses problemas.

Além disso, cabelos bastante danificados por conta de secador, chapinha, babyliss, químicas, agentes naturais e pela ação do tempo também podem ficar bastante bonitos e saudáveis depois da hidratação de quiabo.

Como fazer? Veja passo a passo

Agora que você já sabe quais são os benefícios e quem pode fazer a hidratação de quiabo no cabelo, chegou a hora de aprender como fazê-la passo a passo.

Você vai precisar de:

  • 5 quiabos;
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem (ou qualquer outro óleo vegetal de sua preferência);
  • 200 ml de água mineral sem gás;
  • 2 colheres (sopa) de uma máscara de hidratação de sua preferência.

Como preparar:

Primeiro, lave bem os quiabos em água corrente e remova as suas extremidades. Em seguida, corte-os em rodelas e coloque-os dentro de uma panela com água mineral e espere cozinhar por cerca de 20 minutos.

Passado esse tempo e depois que os quiabos estiverem cozidos, amasse-os com a ajuda de um garfo. Feito isso, adicione duas colheres de azeite de oliva extravirgem ou do óleo vegetal de sua preferência e misture bem.

Agora, junte tudo dentro de um liquidificador e bata até formar um creme. Quando isso acontecer, disponha o creme dentro de um potinho de plástico e espere até que ele esfrie um pouco.

Por último, acrescente duas colheres de sopa da máscara de hidratação que você costuma usar no dia a dia e mexa bem. Prontinho! Depois, é só aplicar nas suas madeixas, seguindo as dicas de uso que nós vamos mostrar a seguir…

Como aplicar a hidratação de quiabo?

Depois de pronta a sua hidratação de quiabo, lave o cabelo duas vezes com um shampoo sem sal de sua preferência. Em seguida, retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha, deixando os fios apenas úmidos.

Agora, desembarace o cabelo e divida-o em mechas. Aplique a máscara caseira de quiabo em cada uma delas, massageando bem os fios desde a extensão até as pontas. Após terminar a aplicação em todo o cabelo, coloque uma touca térmica (laminada ou plástica) e espere a mistura agir por cerca de 40 minutos.

Passado esse tempo, enxágue bem o cabelo em água abundante e aplique o seu condicionador de preferência em seguida. Deixe o produto agir por mais 5 minutos ou pelo tempo recomendado na embalagem e enxágue novamente.

Prontinho! Esse processo vai ajudar no selamento das cutículas e reter a hidratação (água) dentro dos fios. A partir daí, finalize o seu cabelo como de costume, secando com um secador e modelando com a chapinha ou, no caso de quem cabelos cacheados, afros ou crespos, deixando secar ao natural.

/* ]]> */